mar
2025
VÍDEO: Deputadas afirmam que já solicitaram a saída de 4º suplente acusado de violência doméstica da Assembleia
Nesta quarta-feira (12), durante o evento “Os desafios das mulheres na sociedade e na política”, realizado pela Procuradoria da Mulher da ALEMA, as deputadas Dra. Viviane (PDT) e Abigail Cunha (PL) falaram sobre o caso do 4º suplente de deputado estadual, Dalton Arruda (PSD), acusado de violência doméstica. Elas afirmaram que já solicitaram à Mesa Diretora da ALEMA a substituição imediata de Dalton, que, embora tenha tomado posse, não participou de nenhuma sessão legislativa.
A fisioterapeuta Rosana Mota, que também participou do evento, criticou a homenagem feita pela Polícia Militar ao suplente e cobrou a saída de Dalton da Assembleia, destacando a incompatibilidade de sua presença no Legislativo diante das acusações de violência doméstica.
Em resposta, Dra. Abigail destacou: “Nós não aceitamos isso. Já falamos com a presidente Iracema e pedimos à Mesa Diretora para resolver essa situação. Ele é quarto suplente e não participou de nenhuma sessão esta semana. Acredito que providências já estão sendo tomadas, porque não o vi na Casa, apenas no dia da posse. Mas você tem razão: de nada adianta fazermos leis se elas não forem cumpridas.”
O evento reforçou a necessidade de ações concretas contra a violência de gênero e a promoção da igualdade de direitos, evidenciando a urgência de medidas efetivas para garantir que casos como o de Dalton Arruda não se repitam no cenário político.
– Quem é Dalton Arruda
Dalton Hugolino Arruda de Sousa é advogado com trâmite em questões previdenciárias e teve a prisão decretada duas vezes pela Justiça do Maranhão por agressão contra a ex-esposa.
A primeira, no dia 17 novembro de 2021, Dalton agrediu Janayna do Socorro Nunes Arruda, com quem teve um relacionamento de 11 anos e tem três filhos menores. Ele colocou o portão da casa onde residem a ex-esposa e o filhos ao chão com um veículo Jaguar que estava conduzindo.
De acordo com a política, Arruda agarrou a ex-mulher pelo pescoço após invadir o local. Ela foi salva pela guarda da Polícia Militar com evidentes sinais de que foi agredida. Antes disso, por ameaças à ex-esposa, Dalton já era alvo de medidas protetivas deferidas em seu desfavor, e chegou a ter a prisão em flagrante convertida em preventiva pela juíza Janaina Araújo de Carvalho, da Central de Inquéritos e Custódia da Capital.
– Segunda prisão
Já no dia 11 de março de 2022, a Justiça do Maranhão voltou a ordenar a prisão preventiva do advogado Dalton, após ele haver ameaçado de morte a ex-mulher. A decisão foi tomada pelo juiz Reginaldo de Jesus Cordeiro Júnior, da 1ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de São Luís, no bojo de uma ação penal em que Arruda é réu por descumprimento de medida protetiva de urgência e de violação de domicílio qualificado, ambos crimes em contexto de violência doméstica contra Janayna Muniz.
– Acusado de mandar incendiar o carro da ex-mulher
No dia 16 de outubro de 2023, o carro de fisioterapeuta Janayna do Socorro Muniz Arruda foi incendiado em via pública por dois homens. Ela acusa Dalton de ter mandado cometer o crime, mediante a Ocorrência nº 273094/2023 registrado no Plantão da Delegacia Especial da Mulher de São Luís.
Conforme o vídeo publicado pelo Blog do Domingos Costa, um Chevrolet Classic de cor branca placa PSG -1162 foi incendido as 22h25 na Rua 25 Alterosa, bairro do Calhau em São Luís. Pelas imagens flagradas por uma câmera de vigilância é possível verificar que um outro carro [chevrolet branco] estaciona atrás do carro de Janayna e um homem que estava no banco do passageiro da frente desce com um recipiente em mãos. O segundo homem, o motorista, fica dentro do carro.
– ÁUDIO onde manda recado pornográfico para juíza
Um áudio aterrorizante o qual o Blog do Domingos Costa teve acesso em novembro de 2013, revela o lado agressivo, debochado e delinquente do advogado previdenciário Dalton Hugolino Arruda de Sousa. A gravação aconteceu durante uma ligação de Dalton à ex-mulher, a fisioterapeuta Janayna do Socorro Muniz Arruda
No diálogo, o advogado cobra ciúmes da ex-esposa com quem teve um relacionamento de 11 anos. O áudio segue e Dalton ameaça a ex-mulher de morte. Em determinado momento, ela o alerta da existência de uma medida protetiva na qual determinava que ele não poderia ligar. E advogado debocha da situação.
Adiante, no mesmo áudio, Dalton diz que não existe pessoa que faça ele pagar pensão. Janayna responde que a juíza consegue, e ele, então, afirma que para a magistrada tirar dinheiro da sua conta bancaria só se chupar seu órgão genital.
Na época, o caso do repudiado por meio de nota pela Casa da Mulher Brasileira e também pela AMMA – Associação dos Magistrados do Maranhão.
Mais sobre o assunto, clique nos link abaixo…
LEIA TAMBÉM:
– INADMISSÍVEL: Ao homenagear agressor de mulher, Polícia Militar do Maranhão se desmoraliza
– Frase do advogado e ex-candidato a deputado estadual pelo Maranhão, Dalton Arruda
– VÍDEO: Carro da ex-mulher de Dalton Arruda é incendiado por homem de colete com pano no rosto
– Frase do advogado e ex-candidato a deputado estadual pelo Maranhão, Dalton Arruda
0 Comentários