ago
2024
Partido Podemos registra 32 candidatos a vereadores, deve eleger duas cadeiras direto e briga por uma terceira na sobra
Em tese, os nove puxadores de votos possuem juntos algo em torno de 24 mil votos, a esse número somam-se mais aproximadamente 20 mil votos que todos os “buchas”, de forma que o partido Podemos deve alcançar aproximadamente 44 mil votos.
Dando prosseguimento a série de prognósticos relativos às eleições deste ano, no que diz respeito a disputa das 31 (trinta uma) cadeiras da Câmara de Vereadores de São Luís, o Blog do Domingos Costa agora traz a situação do partido Podemos, cujo presidente estadual é o deputado Fábio Macedo.
Foram registradas pelo partido um total de 32 candidaturas à Câmara Municipal: 10 (dez) mulheres e 22 (vinte e um) homens.
Conforme análise do Blog do DC, a legenda possui 09 (nove) puxadores de votos [Fábio Macedo, Wendel Martins, Melk, Professor Lisboa, Raimundo Júnior, Inspetor Noberto, Sebastião Albuquerque, Sargento Soraya e Katia Lobão]. Os uutros 23 candidatos são considerado “buchas”.
Mediante a projeção deste site, dado o poderio eleitoral, os 09 (nove) puxadores de votos possuem juntos, em tese, algo em torno de 24 mil votos. A esse número somam-se mais aproximadamente 20 mil votos que todos os “buchas” devem conquistar nas urnas. De forma que o partido Podemos deve alcançar aproximadamente 44 mil votos.
Portanto, considerando o prognostico do desempenho do Podemos nestas eleições, a sigla deverá alcançar o quociente eleitoral e eleger 02 (duas) cadeiras na Câmara de forma direta e ainda ficar com uma boa sobra de cerca de 10 (dez) mil votos, que poderá eleger um terceiro nome, a depender do desempenho dos demais partidos.
– E MAIS…
Vale destacar que São Luís possui 746 mil eleitores aptos nestas eleições e, como esperado, 25% da população é abstenção (não votam), portanto, baseado no atual cenário municipal, o quociente eleitoral, votos válidos [550 mil é esperado nas urnas] divididos pelas 31 cadeiras da Câmara Municipal, deve representar algo em torno de 17 mil eleitores – número para eleger um vereador de forma direta.
“Buchas” num processo eleitoral, são aqueles candidatos sem a mesma força de um político de mandato. São relativamente mais “fracos”, servem unicamente para contribuir a fim de alcançar o quociente eleitoral e, assim, reeleger quem já possui o cargo eletivo e/ou detêm poderio financeiro maior – aqueles considerados mais fortes.
E que fique claro: o ponto de vista expressado neste post do Blog do DC não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.
LEIA TAMBÉM:
– PSD deve eleger quatro vereadores em São Luís; confira o prognóstico
– Federação PSDB/Cidadania deverá eleger dois vereadores na Câmara de Vereadores de São Luís
– Em São Luís, partido DC registra 32 nomes para disputa na Câmara de Vereadores; veja quem tem chance
Daí a única certeza mesmo é o Macedinho, que talvez seja top 3 mais votados. E vai ser essa votação dele que vai fazer a sobra. Os outros puxadores são fraquinhos demais, mas um deles será vereador. Aposto no ex vereador Sebastião Albuquerque mas ta bem indefinida essa segunda vaga… Fato é: O Podemos faz dois vereadores sim!
Retificando: o favorito a segunda vaga é o candidato Raimundo Junior!!! Tem apoio do casal Helena/Afonso Manoel. Tinha esquecido deste detalhe. Podemos vem forte!!!
Não sei dos outros, mas Dr Weligton 20456, pode até ser bucha mas com uma votação expressiva, acima de 4.000 votos, aguardemos 6 de outubro.