ago
2024
Federação PT/PCdoB/PV registra apenas 19 candidaturas à Câmara de São Luís e deve fazer três cadeiras
Os 06 (seis) puxadores de votos possuem juntos, em tese, algo em torno de 26 mil votos. A esse número somam-se mais aproximadamente 20 (vinte) mil votos dos “buchas”. De forma que o partido deve alcançar aproximadamente 50 mil votos.
Em mais uma rodada sobre o prognóstico da disputa das 31 cadeiras na Câmara de Vereadores em São Luís nestas eleições, o Blog do Domingos Costa analisa a situação da Federação Brasil da Esperança, comporta pelos partidos PT, PCdoB e PV.
Embora à Federação é permitido o registro de 32 candidaturas à Câmara Municipal, os três partidos conseguiram encontrar apenas 19 nomes e dividiram em 07 (sete) mulheres e 12 (doze) homens.
Conforme análise do Blog do DC, a legenda possui 06 (seis) puxadores de votos [Astro de Ogum, Andrey Monteiro, Coletivo Nós, Fátima Araújo, Honorato Fernandes e Nonato Chocolate]. Os outros 13 candidatos são considerado “buchas”.
Mediante a projeção deste site, dado o poderio eleitoral, os 06 (seis) puxadores de votos possuem juntos, em tese, algo em torno de 26 mil votos. A esse número somam-se mais aproximadamente 20 (vinte) mil votos dos “buchas” e cerca de 3 mil votos de legenda que essas dessas siglas devem conquistar nas urnas, de forma que a Federação deve alcançar aproximadamente 50 mil votos.
Portanto, considerando o prognostico do desempenho da Federação Brasil da Esperança nestas eleições, a sigla deverá alcançar o quociente eleitoral, eleger 03 (três) cadeiras na Câmara: duas de forma direta e uma na sobra eleitoral.
– E MAIS…
Vale destacar que São Luís possui 746 mil eleitores aptos nestas eleições e, como esperado, 25% da população é abstenção (não votam), portanto, baseado no atual cenário municipal, o quociente eleitoral, votos válidos [550 mil é esperado nas urnas] divididos pelas 31 cadeiras da Câmara Municipal, deve representar algo em torno de 17 mil eleitores – número para eleger um vereador de forma direta.
“Buchas” num processo eleitoral, são aqueles candidatos sem a mesma força de um político de mandato. São relativamente mais “fracos”, servem unicamente para contribuir a fim de alcançar o quociente eleitoral e, assim, reeleger quem já possui o cargo eletivo e/ou detêm poderio financeiro maior – aqueles considerados mais fortes.
E que fique claro: o ponto de vista expressado neste post do Blog do DC não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.
LEIA TAMBÉM:
– Em São Luís, partido DC registra 32 nomes para disputa na Câmara de Vereadores; veja quem tem chance
Caro Domingos,
Parabenizo seu trabalho de projeções sobre as eleições em São Luís. Acho muito interessante esse estudo de probabilidades das canditutas.
Você acha que até que data o quadro do eleitorado se define e teremos as candidaturas mais votadas e definição das cadeiras na Câmara Municipal?
Grande abraço,
César Soeiro, radialista (Rádio Comunitária Bacanga FM).
faltando 15 dias para a eleição.
Andrey e Astro é certeza! A 3ª vaga fica entre o Coletivo e a Fátima Araújo.
Eu aposto em Fátima… Mas se der Coletivo Jhonathan n vai ser nenhuma surpresa.