Política

Deputado recebeu gestores em seu gabinete, na Assembléia Legislativa.

O deputado estadual Stênio Resende (DEM), segundo Secretário da Mesa Diretora da Assembleia, recebeu nesta semana, em seu gabinete, a visita dos prefeitos dos municípios de Nova Colinas, Renato Ribeiro e de Riachao, Joab Santos.

Na ocasião, os prefeitos discutiram os rumos dos municípios e pediram apoio do parlamentar na busca por recursos estaduais. Os gestores aproveitaram para convidar o deputado para participar da programação carnavalesca das cidades.

Renato Ribeiro, chefe do executivo de Riachão, estava acompanhado de seu vice, Josa.

Stênio aproveitou para agradecer o convite e firmar o compromisso com os prefeitos no que depender do seu esforço junto ao governo do Estado na busca por melhorias para as duas cidades.

“Agradeço aos amigos pelo carinho , pela atenção e pelo convite para participar do carnaval em Riachao e Nova Colinas, estaremos juntos e irmanados na missão de ajudar o povo dessas cidades, “afirmou.

Ao todo, existem 14 unidades de saúde habilitadas no Maranhão junto ao Ministério da Saúde (MS) para realizar hemodiálise.

Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Os pacientes renais crônicos do Maranhão poderão contar com três novos Centros de Nefrologia e Hemodiálise, nos municípios de São Luís, Pinheiro e São José de Ribamar que serão inaugurados até o final de 2017. Trata-se de um investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para ampliar a assistência nessa área. Com a ativação do serviço, serão 111 novas cadeiras de hemodiálise no estado, sendo 37 em cada Centro.

O serviço ambulatorial pela SES funciona no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, na ‘Casa de Saúde e Maternidade de Caxias’, e Pronto Nefro em Imperatriz – ambos através de uma Parceria Público-Privada (PPP) – e na Clínica de Nefrologia de Açailândia.

“A área de nefrologia terá um reforço no Maranhão. O Governo atual está focado na reorganização da assistência à saúde, sobretudo na linha de cuidados oferecida aos pacientes no âmbito do SUS. Os recursos empregados abrangem um processo de qualificação assistencial no estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Por mês são investidos pelo Governo R$ 117.290 para manutenção do tratamento dos pacientes de Caxias e Imperatriz.

Uma sessão de hemodiálise custa aos cofres públicos R$ 2.844,54. O tempo de duração varia de acordo com o estado clínico do paciente e, em geral, é de quatro horas, sendo de três ou quatro vezes por semana, ou até diariamente.

A hemodiálise é um procedimento que faz de forma mecânica o trabalho que o rim doente não pode fazer. Por isso, o tratamento é indispensável para os pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A máquina de hemodiálise limpa e filtra o sangue, liberando os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. O procedimento também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

Mais investimentos

No segundo semestre deste ano, terá início as obras de outros quatro Centros de Nefrologia e Hemodiálise, sendo no município de Chapadinha, Coroatá, Santa Inês e Imperatriz.

Além do serviço ambulatorial, funciona em todas as unidades de saúde de Média e Alta Complexidade, a hemodiálise hospitalar, que atende aos pacientes internados na capital (Hospital Dr. Carlos Macieira e Hospital de Câncer Tarquínio Lopes Filho), nos hospitais macrorregionais inaugurados na atual gestão em Caxias, Bacabal, Pinheiro, Santa Inês e Imperatriz, além do Hospital Regional de Presidente Dutra.

Os investimentos caracterizam abrangência no alcance dos serviços, como explica a secretária adjunta de assistência à saúde, Larissa Cavalcanti. “Com esses investimentos, vamos conseguir suprir uma demanda reprimida, e ainda, oportunizar a rotatividade de leitos nas unidades onde há pacientes renais crônicos internados para fazer as sessões de hemodiálise”, garantiu Larissa Cavalcanti.

Evento será encerrado nesta terça (28), com a celebração de uma missa. Shows, pregações, adorações e missas fazem parte da programação.

Evento conta com programação extensa, entre shows, pregações e missas. Fonte: G1.

Com o tema “Meu espírito exulta de alegria”, milhares de pessoas passaram o fim de semana de folia orando dentro do Ginásio Georgiana Pflueger, o Castelinho, em São Luís (MA). Segundo a organização, 20 mil pessoas devem passar pelo acampamento do Rebanhão até as 18h desta terça-feira (28).

O evento está tendo uma programação extensa, entre shows, pregações, adorações, grupos de oração e missas. A animação está por conta das bandas Parresia e Ministério de Louvor Amar-te, que tocam os mais variados estilos, entre eles o axé.A atração mais esperada é a missa com o Padre André Rodrigues do Rio de Janeiro e o Diácono Gilson Silva de Coroatá. Essa é a 26ª edição do acampamento na cidade.

O evento começou neste domingo (26) e encerra no dia 28 de fevereiro, com uma missa que prepara os fiéis para o inicio da  quaresma, a partir do dia 1º de março.  A quarta-feira de cinzas marca para os católicos o início da Quaresma, período onde milhares de fiéis fazem sacrifícios, em nome da fé.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) diz que um HB20 teria derrapado na pista molhada e colidido com uma Scania.

O grave acidente tipo colisão frontal ocorreu por volta das 13h30 deste sábado de Carnaval (25) no km 102, da BR 135, entre o povoado Entroncamento e o povoado Colombo, município de Itapecuru Mirim-MA

Acidente aconteceu por volta das 13h30 deste sábado de Carnaval (25) no km 102, da BR 135, entre o povoado Entroncamento e o povoado Colombo, município de Itapecuru Mirim-MA.

Um acidente envolvendo um veículo de passeio e um caminhão acarretou na morte de cinco pessoas, na tarde deste sábado (25), na BR 135, na altura de Entroncamento, a 103 km de São Luís (MA).

Entre os cinco mortos, foram três homens e duas mulheres. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e Rodoviária ainda estão no local. O acidente chamou bastante atenção de moradores e a PM teve que isolar o local.

As vítimas são: Ítalo da Silva Oliveira, de 23 anos, José Ilaryo Carvalho Costa e Silva de Queiroz, de 21 anos, Gabriel Henrique Sousa Pereira, de 21 anos, Kalline da Silva Oliveira, de 17 anos e Tamires Lima Machado, de 25 anos.

Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico na capital maranhense e, em seguida, liberados aos familiares para sepultamento.

Audiência ocorreram no ministério da Saúde e no FNDE.

Prefeita e o dep. Juscelino com o diretor de Gestão Articulação e Projetos Educacionais (DIGAP) do FNDE, Leandro Damy; E com o ministro Ricardo Barros…

O deputado federal Juscelino Filho (DEM) acompanhou a prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel (PSDB) em uma peregrinação pelos ministérios da Saúde e da Educação, em Brasília, em busca de recursos e ações no município.

No Ministério da Saúde, o parlamentar discutiu com o ministro Ricardo Barros a liberação de emendas parlamentares e sobre a situação das obras estagnadas de diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

No Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), trataram com o diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais (DIGAP), Leandro Damy, a respeito de novas obras e a retomada das construções das creches e quadras esportivas comunitárias e escolares, que foram paralisadas pela gestão anterior.

– Além das visitas pontuais, fomos à outras organizações para conferir a situação de diversos convênios que o município tem com órgãos aqui em Brasília. Essa conferência é de extrema importância para a gestão, para saber o que realmente está funcionando. As reuniões foram positivas e continuaremos atentos às demandas de Santa Inês para poder viabilizá-las o mais rápido possível – destacou Juscelino Filho.

Ainda na área da educação, no Ministério da Educação, Vianey discutiu a instalação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), uma política educacional interativa, utilizada como apoio à gestão escolar e disponibilizada para escolas públicas cadastradas no Censo Escolar.

A vereadora Rosa Nogueira e o esposo Farys Miguel (seu antecessor na presidência da Câmara em Dom Pedro.

Conforme publicação do blog do Gláucio Ericeira,  a prefeita interina de Dom Pedro, vereadora Rosa Nogueira (PSDC), ganha cada vez mais, força para concorrer em uma eventual nova eleição, representando o grupo dos Macedo.

O ex-prefeito de Dom Pedro, Hernando Macedo (PC do B), não disputará a nova eleição no município, caso a Justiça Eleitoral assim determine. “Não vou concorrer, caso sejam determinadas novas eleições. Sou pré-candidato a deputado federal”, afirmou Macedo.

O ex-prefeito, inclusive, lançou sua pré-candidatura no último fim de semana em Codó, oportunidade na qual o deputado federal e presidente do PDT no Maranhão, Weverton Rocha, reuniu mais de 30 prefeitos e várias outras lideranças políticas que declararam apoio ao seu projeto de chegar ao Senado.

A apuração do Concurso acontece no Cine Teatro da Cidade, dia 1º de março, quarta-feira de Cinzas, a partir das 15h. O evento é promovido pela Prefeitura, Estado em parceria LIESMA, AMBC e ABTEMA.

Continua a programação da Passarela do Samba, em São Luís, que inicio deste a última sexta-feira (24). Hoje terá apresentação de 18 grupos, a partir das 18 horas, além dos grupos de tambor de crioula, no entorno da Passarela;

– Desfile das Turmas de Samba

– Ritmistas de São José de Ribamar

– Ritmistas da Madre Deus

– Vinagreira do Samba

– Fuzileiros da Fuzarca

– Desfile dos Blocos Organizados

– Unidos do Porto Grande

– Os Cobras das Estrelas

– Beatos do Samba

– Os Liberais

– Mocidade de Fátima

– Desfile das Escolas de Samba

– Unidos de Ribamar

– Unidos de Fátima

– Terrestre do Samba

– Império Serrano

– Turma de Mangueira

– Favela do Samba

Favela do Samba é a grande atração do Domingo Gordo de Carnaval.

A expectativa é que 250 mil foliões prestigiem nesses cinco dias de desfiles e apresentações no sambódromo que compõe a programação do ‘Carnaval de Todos’, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís.

Mais de 85 atrações entre blocos tradicionais, turmas de samba, blocos organizados, escolas de samba, alegorias de rua, tribos de índio e blocos afros desfilarão este ano, além do show de encerramento.

O evento é promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado em parceria com a Liga das Escolas de Samba do Maranhão (LIESMA), Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (AMBC) e Academia de Blocos Tradicionais do Maranhão (ABTEMA).

A Passarela conta com 200 metros de pista, 22 camarotes (20 pessoas cada), espaço institucional com capacidade para 140 pessoas, 27 cabines de jurados, 500 lugares no espaço de acessibilidade, capacidade para 3 mil foliões nas arquibancadas, 100 banheiros ecológicos e cinco barracas de comercialização de produtos. Este ano, uma novidade é o Espaço Folia, que fica próximo à pista e tem capacidade para 1.200 pessoas por dia.

As arquibancadas passaram por adequações na estrutura, contando com duas saídas de emergência, com orientação do corpo bombeiros. A infraestrutura conta também com Segurança privada, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Limpeza, Trânsito e Transporte, Serviços de Saúde (prevenção, atendimento e urgência).

 Nesse primeiro momento, governo do Maranhão entregará 100 ambulâncias, equivalente a um investimento de R$ 16 milhões de ajuda aos municípios.

Prefeita recebe do Governo do Estado ambulância para o município de Raposa…

No dia que a prefeitura de Raposa abre o carnaval na cidade, a prefeita Talita Laci (PCdoB) trouxe uma grata surpresa para os moradores neste sábado (25).

O município ganhou uma moderna ambulância com capacidade para socorro no atendimento de UTI e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA).

O veículo entregue pelo governador Flávio Dino em rápido ato no pátio do Palácio dos Leões, possui maca, prancha, umidificador, cadeira de rodas, cilindro, transporte para oxigênio, monitor cardíaco e desfibrilador.

“É um momento ímpar, muito esperado por toda população raposense”, garante prefeita Talita Laci, sobre chegada da nova ambulância.

Na mesma cerimônia, a prefeitura de Paço do Lumiar também foi contemplada com um veículo do mesmo porte, entregue ao prefeito Dutra.

Ambulância possui maca, prancha, umidificador, cadeira de rodas, cilindro, transporte para oxigênio, monitor cardíaco e desfibrilador.

“Vamos chegar a 100 ambulâncias entregues. Um incremento de R$ 16 milhões de ajuda do Governo aos municípios”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O governador Flávio Dino explicou que outras cidades também serão beneficiados com as ambulâncias. “Temos um investimento permanente em saúde, buscando aproximar os equipamentos da população”, garante Flavio Dino.

Também participaram do ato o secretário de Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry; o Chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, além do presidente da  Agência Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes.

Primeira dama, Patricia Vieira, secretaria municipal de Saúde…

A Prefeitura de Bacabal, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta sexta-feira (24) que efetuou o pagamento dos Agentes Comunitários de Saúde (efetivos), das equipes do Programa Saúde da Família (efetivos e contratados) e doNúcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF (efetivos).

A secretária de Saúde Patrícia Vieira esclarece que o pagamento da folha de servidores está sendo efetuado mediante o repasse específico, por parte do Governo Federal, para cada área de atuação  e, que, o não pagamento referente ao mês de janeiro aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) se deu pelo fato de até a presente data o valor ainda não ter sido creditado na conta do município, informação que pode ser confirmada no Portal da Transparência.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a previsão é que isso aconteça na semana após o carnaval. “A determinação do prefeito Zé Vieira é justamente essa, agir com transparência, informando aos servidores e a população o que vem sendo feito na gestão do município. Priorizando sempre o respeito pela sociedade bacabalense“, declarou Patrícia Vieira.

As suspeitas são de que essas contas receberam depósitos de origem criminosa.

Suplente de Senador Edinho Lobão…

VEJA – Sentenças dos tribunais suíços confirmam que o senador Edison Lobão (PMDB-MA) estão entre os políticos brasileiros que “fazem parte de uma investigação” por corrupção. Os documentos também apontam que contas secretas na Suíça em nome dos dois filhos do senador foram bloqueadas. O Ministério Público da Suíça confirmou que as contas estão em nome de Edison Lobão Filho e Márcio Lobão, alvo já da Polícia Federal no Brasil.

De acordo com sentenças dos tribunais suíços de 15 de julho de 2015, delações premiadas no âmbito da Lava Jato “revelou um vasto sistema de corrupção, de financiamento de partidos e de lavagem de dinheiro”. “Partidos políticos e empresas fazem parte da investigação. Entre as pessoas está Edison Lobão. Seus dois filhos, Edison Lobão Filho e Márcio Lobão também são alvos da investigação brasileira”, indicou a sentença.

As suspeitas são de que essas contas receberam depósitos de origem criminosa. De forma preventiva, os recursos estão bloqueados em mais de uma conta desde 2015 e um processo criminal foi lançado contra ambos.

“Podemos informar que o Escritório do Procurador-Geral da Suíça abriu processo criminal em fevereiro de 2015”, indicou o MP em um comunicado. “Nesse contexto, o Procuradoria Geral congelou contas bancárias”, declarou. Uma delas estaria em nome de Edison Lobão Filho. A outra estaria “em nome de seu irmão”, indicou o MP suíço e numa referência Márcio Lobão.”A investigação suíça está em andamento”, completou a procuradoria, sem informar os valores congelados.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, o Ministério Público Federal já indicou que vai pedir cooperação dos suíços para obter os dados. Lobão atua como presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Mas foi citado nas delações da Lava Jato. A reportagem apurou que as contas não estão em nome do senador, mas a pessoas e empresas ligadas a ele.

O que chamou a atenção dos investigadores é que parte das transferências ocorreu com a movimentação de somas de dinheiro sem qualquer tipo de justificativa, o que acendeu os sinais de alerta entre os serviços de monitoramento.

Segundo a apuração do jornal, foi o próprio banco usado que, diante do surgimento do nome de Lobão entre os citados nas delações da Lava Jato, optou por comunicar às autoridades suíças a existências das contas. Agora, elas estão sendo investigadas diante da suspeita de que tenham sido usadas para receber dinheiro de propina no setor elétrico, em especial no que se refere à usina de Belo Monte.

Nos últimos meses, os dois filhos de Lobão usaram todos os mecanismos legais para impedir que os dados relacionados com as contas fossem enviados ao Brasil e, assim, usados em um eventual processo no País. A reportagem apurou que, por duas vezes, os tribunais suíços rejeitaram os recursos apresentados pelos donos das contas.

Numa das decisões, os advogados alegaram que não existem provas de que o dinheiro tenha origem suspeita e que a medida é desproporcional. Os juízes, porém, rejeitaram o argumento. Outro argumento era de que o banco que tomou a decisão do congelamento não havia informado de forma adequada os filhos do senador. A tese também foi derrubada.

Ainda assim, o processo está em andamento na Suíça e, portanto, os documentos e extratos não foram repassados aos procuradores brasileiros. O Ministério Público da Suíça optou por manter bloqueadas as contas até que seja esclarecida a origem.

Futuro

Esgotados todos os procedimentos legais, a esperança de procuradores brasileiros é de que o caso seja enviado ao Brasil, assim como ocorreu no processo do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Não tendo residência na Suíça e nem vínculos com o país, os suspeitos teriam maiores chances de serem punidos.

Para que haja uma repatriação do dinheiro, porém, os envolvidos precisam ser condenados em última instância ou fechar um acordo de delação premiada em que estejam de acordo a devolver os recursos.

1 2 3 12