out
2023
Três cidades do MA são apontadas na fraude de dados do EJA para aumentar o Fundeb
O jornal Folha de São Paulo, neste fim de semana, trouxe um levantamento onde existe suspeita de que 108 municípios alteraram dados do Ensino de Jovem e Adulto (EJA) para aumentar o recebimento de verbas do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica).
Pelo levantamento feito, esses municípios tiveram grande variação na quantidade de matrículas no programa de 2021 a 2022, inclusive informaram ter mais de 10% da sua população no EJA.
Dentre essas 108 cidades, três estão no Maranhão – Santa Quitéria, Amapá do Maranhão e Serrano do Maranhão.
Segundo dados informados pelas próprias gestões municipais, em Santa Quitéria 23,2% da população está matriculada em alguma turma de EJA. Em Serrano, 17,2%; e em Amapá do Maranhão, 12,7%. A média brasileira é de 1,6% da população matriculada.
A denúncia agora deverá ser apurada pelas autoridades, inclusive pelo MEC (Ministério da Educação), já que quanto maior o número de estudantes nesta etapa, mais verbas federais do Fundeb são repassados para as prefeituras.
Eu já havia alertado aqui mesmo nesse Blog, que varias prefeituras do Maranhão estariam burlando os informes nas secretarias de educação para “ARREBANHAR”
u já havia alertado aqui mesmo nesse Blog, que varias prefeituras do Maranhão estariam burlando os informes nas secretarias de educação para “ARREBANHAR” maiores recursos do Ministério da Educação. Aqui eu posso exemplificar duas prefeituras: Igarapé do Meio e Pio XII, estas fazem esse tipo de pratica a um certo tempo. Basta os órgãos fiscalizadores fazerem o seu papel.