26
fev
2025

Sistema de registro de preços virou ferramenta de corrupção em prefeituras controladas por Josimar Maranhãozinho

O que era para ser um mecanismo de eficiência na gestão pública tornou-se uma das principais brechas para corrupção, direcionamento de contratos e desvio de dinheiro público. O Sistema de Registro de Preços (SRP), criado para facilitar compras governamentais, está sendo utilizado para alimentar esquemas fraudulentos que favorecem políticos e empresários aliados. E, como de costume, quem paga a conta é o cidadão.

Recentes investigações da Polícia Federal revelam que o uso indiscriminado de atas de registro de preços tem servido como ferramenta para Deputados Federais controlarem prefeituras, financiarem campanhas e enriquecerem ilicitamente. O esquema é simples, mas devastador para os cofres públicos.

Exemplo é o deputado federal Josimar Maranhãozinho, presidente estadual do PL, conhecido por patrocinar campanhas municipais, coloca seus aliados no comando de prefeituras. Muitas vezes, são ex-motoristas, parentes ou amigos de confiança, garantindo total influência sobre a administração pública.

Esses prefeitos, por sua vez, assinam contratos milionários com empresas ligadas ao deputado Josimar. O truque? Eles utilizam atas de registro de preços previamente organizadas em municípios controlados pelo parlamentar, evitando novas licitações e facilitando o desvio de verbas.

Com isso, a contratação de empresas para serviços essenciais, como Fornecimento de medicamentos, Merenda escolar, Limpeza urbana e Obras públicas passa a ser feita sem concorrência real, direcionada para empreiteiras e fornecedores “amigos” do deputado Maranhãozinho.

Mas a jogada de mestre do esquema ocorre quando Josimar Maranhãozinho direciona suas emendas parlamentares para esses municípios, com a condição de que estes prefeitos também contratem as empresas de sua confiança. Assim, o dinheiro das emendas vai direto para os empresários que sustentam sua base política, dificultando o rastreamento pelos órgãos de controle.

Uma rápida investigação feita pelo Blog do Domingos Costa apontou fortes indícios de direcionamento de contratações públicas, superfaturamento e desvio de recursos em municípios controlados politicamente pelo deputado Josimar.

Durante a apuração, identificamos que os mesmos fornecedores e construtoras operam exclusivamente em cidades onde o deputado federal tem forte influência política, evidenciando um padrão claro de direcionamento nas contratações públicas…


LEIA TAMBÉM:

Prefeitura de Tutóia está arrendada para Josimar Maranhãozinho

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!