13
jan
2017

Raimundo Penha e Assis Filho: Coincidências, divergências e ascensão…

Jovens maranhenses oriundos do movimento estudantil de correntes políticas antagônicas, mas de históricos parecidos, conseguiram galgar espaço de gente grande.

Penha e Assis, cinco letras cada…

Provenientes do interior do Maranhão, pertencentes a família humildes, chegaram na capital em busca de estudo, conseguiram formação – ambos advogados – e hoje após ocuparem com excelência diversos cargos públicos de destaque, estão em ascensão na política maranhense.

Me refiro aos jovens promissores Raimundo Ivanir Abreu Penha e Francisco de Assis Costa Filho. O primeiro sagitariano de 33 anos, o segundo libriano de 30.

Um de Matinha-MA; o outro de Pio XII-MA.

Um foi presidente da UMES de São Luís; o outro presidente da UMES da sua terra natal.

Ambos ocuparam assento no CEJOVEM – Conselho Estadual de Juventude do Maranhão, além de membros efetivos e atuantes no FEJMA — Fórum Estadual de Juventude do Maranhão.

Penha, comandou a Juventude estadual pedetista (JSPDT); Assis, da mesma forma, liderou a Juventude do PMDB no Maranhão (JPMDB).

Um tem como espelho o saudado ex-governador Jackson Lago; O outro é fã de carteirinha do ex-presidente José Sarney.

O padrinho político do primeiro é o deputado federal Weverton Rocha; o segundo é afilhado político do deputado estadual Roberto Costa.

Ambos se formaram na Universidade Ceuma. E apesar da divergência ideológica partidária, são amiguíssimos, inclusive, já moraram debaixo do mesmo teto!

Daí  uma indagação intrigante: Qual o melhor de debates, o que tem mais conteúdo e o mais influente? Será o secretário nacional de Juventude ou o quinto vereador mais votado da capital?

Penha, é pós-graduado em Direito Eleitoral. Secretário de Desporto e Lazer de São Luís de 2013 a 2014. Presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam) de 2014 a 2016. Vereador eleito de São Luís com mais de 8 mil votos.

Assis, Professor Universitário, especialista em Direito Administrativo, pós-graduando em Direito Eleitoral. Eleito vereador aos 22 anos, em Pio XII. Ocupou as secretarias Municipais de Cultura e Juventude, e foi Procurador Geral do Município de Pio XII. Em 2012, ocupou o cargo de Secretário-adjunto de Juventude do Governo do Estado do Maranhão.  Em 2014, assumiu a Fundação Ulysses Guimarães. No governo Temer, nomeado Superintendente da EBC. Em 2016, assumiu a presidência da JPMDB Nacional.

Ah, não poderia esquecer que ambos, também, já responderam processo por acusações plantadas por adversários e desafetos políticos, mas tudo sem qualquer cabimento…

E por fim, os jovens possuem, ainda, outra peculiaridade, mas por motivos de foro íntimo, o blog entende por bem preservar.

Bons ventos aos companheiros nas suas, respectivas, jornadas…

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!