05
ago
2022

PDT registra 16 candidatos a deputados federais, veja quem tem chance e quantas vagas o partido poderá eleger

Diante do nomes considerados de pouca expressão política, o partido não tem possibilidade de eleger mais de um deputado federal nestas eleições.

Dando prosseguimento aos prognósticos alusivos as eleições deste ano para a Câmara Federal no Maranhão. O Blog do Domingos Costa agora analisa os nomes do PDT – Partido Democrático Trabalhista já registrados junto a Justiça Eleitoral.

A legenda registrou 16 nomes, desses, 05 mulheres e 11 homens, conforme planilha acima produzida pelo Blog do DC.

Numa visão muito generosa, O PDT tem cinco puxadores de votos: Márcio Honaiser, Lucyana Genésio, Fábio Câmara, Jeferson Portella e Waldir Maranhão. Todos os demais são o que se chama num processo eleitoral de “buchas”.

Os puxadores de votos devem alcançar a marca dos 200 mil votos, enquanto as “buchas” chegarão a 30 mil, nessa conta, especula-se mais 20 mil votos de legenda que deverão ser creditado nas urnas em favor do partido. De foram que a sigla terá cerca de 250 mil votos para federal.

Na matemática eleitoral esse número é dividido por aproximado 180 mil – quociente eleitoral (número de votos válidos pelas 18 cadeiras da Câmara Federal), portanto, o PDT elegerá apenas 01 (um) deputado de forma direta.

E tudo aponta para o milionário empresário de soja Márcio Honaiser, que apenas em sua declaração de bens possui R$ 20 milhões em patrimônio.

– E MAIS…

“Buchas” num processo eleitoral, são aqueles candidatos sem a mesma força de um político de mandato. São relativamente mais “fracos”, servem unicamente para contribuir a fim de alcançar o quociente eleitoral e, assim, reeleger quem já possui o cargo eletivo e/ou detêm poderio financeiro maior – aqueles considerados mais fortes.

E que fique claro: o ponto de vista expressado neste post do Blog do DC não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.


LEIA TAMBÉM:

Após o registro de candidaturas, veja quantas cadeiras o MDB deverá eleger para Câmara Federal no MA

4 Comentários

  1. Valber disse:

    Waldir, Fabio Câmara, Jeferson? Puxadores de votos ? Rapaz acho que não ai se cada um puxa 15 mil votos é muito

  2. Batista disse:

    Aposto com quem quiser se Jefferson Portela vai ter menos de 80.000 votos. Ainda mais, vai ser o mais bem votado na grande ilha.

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

CONTAGEM REGRESSIVA

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894