22
ago
2018

Recordar! Ibope tirou mais de 20 pontos de Flávio Dino na eleição de 2014

O IBOPE é costumado a “errar” feio no Maranhão. Erra porque é ruim mesmo ou porque é pago para “errar”?

Nas últimas três eleições para o Governo do Maranhão, o Ibope errou todos os resultados.

Amanhã, quarta-feira (23), o IBOPE, instituto de pesquisa carioca de propriedade de Carlos Montenegro, irá divulgar uma pesquisa de intenção de votos para o governo do Maranhão encomendado pela TV Mirante – emissora de propriedade da família Sarney.

Os números já vazaram nos bastidores e não condizem com a realidade, são notadamente manipulados, têm a finalidade de tentar influenciar o eleitor. Apesar de mostrar o governador Flávio Dino (PCdoB) à frente da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), o resultado do levantamento a ser apresentado nos telejornais de maiores audiências da emissora, irá focar para um eventual segundo turno.

A intenção do Ibope é cortar pela metade o índice de Flávio Dino que tem 60%, e obviamente, aumentar o desempenho de Roseana, que oscila em torno de 30%. Dessa forma, a mídia ligada aos sarneysistas irá bater na tecla de uma eleição de dois turnos.

Erros grosseiros do Ibope

Ibope sempre seguiu as orientações dos donos da TV Mirante…

– Eleição de 2014: A pouco mais de um mês da votação, o IBOPE apontava Flávio Dino com apenas 42% e o candidato da família Sarney, Edison Lobão Filho com 30%. A pesquisa, no entanto, estava errada. Dino acabou vencendo as eleições com 63,52%, quase o dobro de votos de Edinho, que perdeu no primeiro turno com 33,69%.

– Eleição de 2012: Dois anos antes, nas eleições municipais de 2012, o IBOPE também dava como certa a vitória de João Castelo no primeiro turno contra Edivaldo Holanda Júnior. Erraram: Edivaldo venceu com 36%, dez pontos a mais do que Castelo.

– Eleição suplementares de 2018 no Tocantins: Erro mais recente foi registrado nas eleições suplementares 2018 para o governo do Tocantins. Segundo o IBOPE, Kátia Abreu venceria a disputa com 22% dos votos. Mas ao abrir das urnas ficou apenas em quarto lugar com 15,66%. Mauro Carlesse, que aparecia para o Ibope em quarto lugar, com apenas 10%, acabou vencendo as eleições com 30,31%.

4 Comentários

  1. MÁRIO disse:

    TODOS OS MARANHENSES DO BEM –DECENTES—CRISTÃOS —VOTAREMOS EM FICHA LIMPA===FICHA LIMPA===FICHA LIMPA === e automaticamente daremos adeus, adeus, adeus AOS ETERNOS LADRÕES- LADRONA —-RATÕES-RATAZANA DE BILHÕES DO MARANHÃO/BRASIL …..adeus aos canalhas, adeus aos honoráveis bandidos bilionários –bilhões roubados do povo maranhense –bilhões ——-VAMOS VOTAR ==FICHA LIMPA=====VAMOS REELEGER O COMPETE E EFICIENTE GOVERNADOR FLÁVIO DINO===COM 90 % DOS VOTOS ——COM DEUS E NOSSOS VOTOS EM ==FICHA LIMPA===DEFENDEREMOS NOSSO =AMADO= E = SOFRIDO MARANHÃO libertando definitivamente das GARRAS DOS SARNEYS+ ROSE ENGANA+ MURADISS+++LOBÕESSSSS======COM DEUS E NOSSOS VOTOS EM =FICHA LIMPA—-COM DEUS NA FRENTE.

  2. JOÃO disse:

    IBOPE sempre a serviço dos poderosos …..a serviço dos poderosos…… MAS QUEM PRECISA DE IBOPE PARA VOTAR ????????? VAMOS TODOS VOTAR EM ==FICHA LIMPA==== ATÉ OS ALUNOS DA APAE SABEM O QUE É ==VOTAR EM FICHA LIMPA === e o melhor, sabem de cor e salteado QUEM SÃO OS FICHA LIMPA ==== e em segundos dizem os eternos NOMES DE FICHAS SUJAS–SUJÍSSIMAS……então ….super fácil ….. defender nosso Maranhão votando em ……ficha limpa.

  3. Carlos Sousa disse:

    Já vi isso antes … o percentual vai ser o msm da eleição passada…Flavio Dino com mais dev60%…. a jogadora de pife vai entrar na taca no 1turno!!

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade