04
abr
2025

Conheça o empresário do livro preso pela Polícia Federal por fraude de R$ 5,5 milhões em Barra do Corda

Ivofran Rodrigues Faria

Ivofran Rodrigues Faria, foto de 02/2016.

Ivofran Rodrigues Faria, 49 anos, natural da cidade de Buriti – MA, é o empresário preso na manhã desta quinta-feira (3) pela Polícia Federal durante a deflagração da operação que apura fraudes licitatórias e desvios de recursos públicos no âmbito da prefeitura municipal de Barra do Corda/MA, entre os anos de 2021 e 2023.

Principal alvo da operação, Ivofran foi o único alvo que teve a prisão decretada pelo juiz federal Ilan Presser, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Ele é dono da “G10 Comércio Varejista de Livros LTDA”, editora cearense registra na Receita Federal na Rua Gilmar Amora Pontes, nº 96, bairro Jabuti, município de Eusébio – CE.

A “G10 Comércio Varejista de Livros LTDA” possui contratos milionários com nada menos que 16 prefeituras maranhenses.

A Polícia Federal diz que a CGU/MA identificou indícios de conluio entre servidores públicos e Ivofran Rodrigues Faria visando ao direcionamento de certames destinados à aquisição de livros didáticos para Secretaria de Educação do município, com evidências de que os decorrentes contratos, custeados com recursos provenientes de precatório FUNDEF, foram superfaturados.

Além disso, perícia técnica federal constatou que os contratos previam a aquisição de 7.100 livros acima do número de alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, havendo indícios de que não houve o fornecimento de grande parte dos itens pagos.

Preso, Ivofran Rodrigues Faria irá responder pelas práticas dos crimes de associação criminosa, peculato, frustração do caráter competitivo de licitação, fraude em contrato e lavagem de capital.


LEIA TAMBÉM:

Venda de R$ 5,5 milhões em livros resulta em Operação da Polícia Federal em Barra do Corda

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!