25
jun
2025

Câmara de Vereadores de São José de Ribamar recebe pedido de cassação do vice-prefeito “Natércio 30”

Pelo Jornalista Domingos Costa
O argumento é de que "Natércio 30" descumpriu o disposto no Art. 56 da Lei Orgânica Municipal e se ausentou de São José de Ribamar por um período superior a 15 dias sem comunicar o Poder Legislativo.

O argumento é de que “Natércio 30” descumpriu o disposto no Art. 56 da Lei Orgânica Municipal e se ausentou de São José de Ribamar por um período superior a 15 dias sem comunicar o Poder Legislativo.

Foi protocolado na última quarta-feira (18) o pedido de cassação do vice-prefeito do município de São José de Ribamar, Natercio Silva dos Santos (União Brasil), conhecido popularmente como “Natércio 30”.

O documento o qual o Blog do Domingos Costa teve acesso, é assinado pelo morador ribamarense, identificado como David Luan Silva Pinheiro.

O argumento é de que “Natércio 30” descumpriu o disposto no Art. 56 da Lei Orgânica Municipal e se ausentou de São José de Ribamar por um período superior a 15 dias sem comunicar o Poder Legislativo.

“Consoante informações de conhecimento público, o Vice-Prefeito Natércio Santos foi internado no dia 27 de abril de 2025 no Hospital São Domingos, localizado no Município de São Luís — MA, afastando-se desde então das atribuições inerentes ao cargo, bem como do território de São José de Ribamar. Entretanto, em flagrante descumprimento ao disposto no Art. 56 da Lei Orgânica Municipal, o Vice-Prefeito não comunicou previamente à Câmara Municipal sua ausência nem solicitou licença dentro do prazo legal, vindo a formalizar o pedido de licença somente em 14 de maio de 2025, ou seja, após decorridos 18 (dezoito) dias do início de seu afastamento não autorizado.” Diz o pedido já protocolado.

Ainda conforme o pedido de cassação, a licença para ausentar-se do Município por período superior a 15 (quinze) dias deve, necessariamente, ser requerida de forma antecedente, não se admitindo a regularização extemporânea para fins de convalidação do ato administrativo viciado. “Assim, restam plenamente configurados o fato gerador da infração e o descumprimento do dever funcional, incidindo o Vice-Prefeito em infração político-administrativa tipificada na norma maior municipal.” completa.

O morador que protocolou o pedido à Câmara Municipal de Vereadores, faz cinco pedidos no documento. “1. O regular recebimento e autuação da denúncia, nos termos do Regimento Interno da Câmara Municipal; 2. A notificação do Vice-Prefeito Natércio Santos, para que apresente defesa prévia no prazo legal, garantindo-se o contraditório e a ampla defesa; 3. A instauração de processo político-administrativo, visando à apuração minuciosa dos fatos relatados; 4. A aplicação da penalidade de perda do mandato, caso restem confirmados os elementos de prova da infração cometida; 5. A remessa de cópia integral do processo aos órgãos competentes, para adoção de eventuais medidas de responsabilização administrativa, cível e penal, se cabível.”

O caso agora segue para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores…


LEIA TAMBÉM:

Dr. Júlinho escanteia “Natércio 30”  e começa abrir os olhos para os contratos da prefeitura de Ribamar 

– VÍDEO: Vereador expõe plano de Natércio contra Dr. Julinho em São José de Ribamar

– “Natércio 30” em São José de Ribamar…

– VÍDEO: “Natércio 30” mostra seu completo despreparo ao agredir repórter da TV Globo

– Natércio Santos, o “guloso” assessor especial do prefeito de Ribamar

1 Comentário

  1. antonio carlos disse:

    no contexto juridico é politicagem, alguém influenciador está usando esse ser(humano) para retirar do cargo ( outro), dai saem a mídia para que forme opiniões públicas contrária a verdade………..o vice prefeito se torna réu, ainda tem pessoas que usa o celerebro para maquar a desgraça do outro: aguarde a verdade….

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!