05
ago
2022

Após o registro de candidaturas, veja quantas cadeiras o MDB deverá eleger para Câmara Federal no MA

É certo o partido elegerá dois deputados federais, porém, caso a ex-governadora Roseana se torne fenômeno nas urnas e alcance sozinha os 200 mil votos, nessa hipótese, os números elevam e o MDB poderá fazer a terceira cadeira na Câmara Federal.

Após o registro de candidaturas junto a Justiça Eleitoral é hora do Blog do Domingos Costa começar a fazer o prognóstico de quantas cadeiras cada partido irá eleger para Câmara Federal e Assembleia Legislativa e, também, quais os nomes com mais chance de sair das urnas vitoriosos.

Neste post inicial o Blog do DC irá analisar a situação MDB (Movimento Democrático Brasileiro) para a Câmara Federal. O partido é liderado no Maranhão pela ex-governadora Roseana Sarney. A sigla registrou 19 candidatos: 6 mulheres e 13 homens, conforme planilha acima.

O MDB tem cinco puxadores de votos: Roseana Sarney, Hildo Rocha, Edinho Lobão, João Marcelo e Victor Mendes. Os demais são apenas “buchas”.

Num estudo bem coerente, os puxadores de votos devem alcançar aproximadamente 450 mil votos e todos os buchas algo em torno de 50 mil. Portanto, a expectativa é que o partido chegue a 500 mil votos.

Na matemática eleitoral, esse número dividido por 180 mil – quociente eleitoral (número de votos válidos pelas 18 cadeiras da Câmara Federal), o partido deverá eleger dois deputados de forma direta.

A grande incógnita do MDB é caso a ex-governadora Roseana Sarney se torne fenômeno nas urnas e alcance sozinha os 200 mil votos (o que pode acontecer ou não), nessa hipótese, os números elevam e o MDB poderá fazer a terceira cadeira na Câmara Federal.

E MAIS…

“Buchas” num processo eleitoral, são aqueles candidatos sem a mesma força de um político de mandato. São relativamente mais “fracos”, servem unicamente para contribuir a fim de alcançar o quociente eleitoral e, assim, reeleger quem já possui o cargo eletivo e/ou detêm poderio financeiro maior – aqueles considerados mais fortes.

E que fique claro: o ponto de vista expressado neste post do Blog do DC não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.

5 Comentários

  1. Elison rocha disse:

    Esse João Marcelo a eleição dele vai ser igual a do pai em Bacabal o MDB só faz dois ou três no máximo

  2. Neto disse:

    Vitor também é bucha, não tem 20 mil votos..

  3. Sensato disse:

    Acredito em surpresas dentro do partido e esse candidato de nome Jovanns tá muito bem quisto em vários pontos de São Luís e em algumas cidades do Maranhão. Pode até não ser eleito, mas vai mostrar que tem voto pra 2024…

  4. Lins Ronaldo disse:

    Hildo Rocha fez um grande trabalho para a população do Maranhão.

  5. Jean carlos disse:

    Vc de verificar ter usado outro termo em vez de buchas

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

CONTAGEM REGRESSIVA

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894