out
2023
VÍDEO: Weverton Rocha se une a bolsonaristas por aprovação do Marco Temporal
O senador Weverton Rocha se colocou em uma saia-justa contra o presidente Lula e causou embaraço para a base governistas ao afirmar que votaria contra os vetos do presidente Lula sobre a tese do Marco Temporal, apreciada pelo Senado.
O Marco Temporal é uma tese que defende uma nova regra para demarcação de terras no Brasil, colocando em cheque as áreas indígenas protegidas por lei.
Segundo o texto, os povos indígenas só poderão reivindicar as áreas que ocupavam de forma permanente na data da promulgação da Constituição de 1988, podendo ser retirados compulsoriamente em caso de não comprovação legal.
Weverton não concordou com a base governista e se uniu a bolsonaristas, que pretendem ampliar seu poder e, consequentemente, aumentar os conflitos de terra no campo, grilagem e invasão de território indígena.
Mesmo sendo vice-líder da base governista, o senador se colocou do lado da oposição, o que demonstra seu posicionamento deslocado no grupo. Sem apoio e desesperado, Weverton usa a tribuna para atacar o governo, na tentativa de ser chamado pra conversar.
Resta saber até onde o senador pensa que esse posicionamento de ataque vai levá-lo, e se ele está disposto a abrir mão de seu apoio histórico ao presidente Lula para abraçar totalmente o bolsonarismo.
Mas ele está certo. Não faz sentido essa ampliação de terra indígena. Como só tinha índio no Brasil quando os portugueses chegaram vai ter que entregar tudo para eles de volta e os 210 milhões de brasileiros irem embora. Qualquer terreno vai ficar sujeito a alegação de ser área indígena. É puto populismo irresponsável.
Concordo plenamente,segundo dados do IBGE 2023 existem 1.693,535 que se dizem indigenas,0,83% da população nacional e,areas indigenas somam 14%do território nacional,cabe tres países europeus dentro.Longe de qualquer discriminação mas,populismo irresponsável,NÃO!!!