16
abr
2025

Vice-prefeito de Arari arrolado em esquema de cerca de R$ 80 milhões em 41 prefeituras

Almir Leite, atual vice-prefeito do município de Arari é o dono da empresa Empresa Pilares do Saber LTDA, campeã em contratos com prefeituras para “fornecimento de livros didáticos” usando recursos federais.

Empresa “Pilares do Saber LTDA”, de Almir Leite, está registrada em uma “salinha” no bairro do Cohajap em São Luís.

Avenida Daniel de La Touche, loja nº 08 no piso térreo do edifício La Touche Center, bairro do Cohajap em São Luís, esse é o endereço onde fica situado a “salinha” da empresa mais próspera do ramo de venda de livros didáticos à prefeituras do Maranhão.

Conforme apuração do Blog do Domingos Costa, seja por dispensa indevida e/ou inexigibilidade de licitação, a empresa “Pilares do Saber LTDA” possui contratos em 41 prefeituras maranhenses, é o que diz dados do SINC – Sistema de Informações para Controle e do Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas (SACOP), ambos do do Tribunal de Contas do Estado  (TCE-MA).

A empresa está registada em nome de Almir de Jesus Leite Silva (foto), sócio-administrador que é o atual vice-prefeito do município de Arari pelo MDB. O empresário/político foi vereador por quatro mandatos e começou a “ganhar” contratos com prefeituras nos últimos anos.

Entre os anos de 2017 a 2025, portanto, nos últimos 8 (oito) anos, a “Pilares do Saber LTDA” selou quase um centena de contratos milionários com 41 prefeituras, sempre usando recursos públicos provenientes do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e/ou de precatório FUNDEF.

O esquema de venda de livros por parte da empresa Almir Leite é tão complexo que o Blog do DC precisa de mais de um post para detalhar toda a engrenagem de grupo, que começam com as sucessivas fraudes para assinatura do contrato, perpassa pelo superfaturamento, seguido de pagamento de propinas aos agentes públicos envolvidos, resultando em prejuízos milionários aos cofres das prefeituras.

E não menos grave, em muitos dos casos, os livros sequer são entregues. É usado a emissão e venda de notas fiscais fictícias, ou “frias”, fraude na qual os serviços declarados não são prestados ou os produtos discriminados não são entregues.

– 41 prefeituras 

A “Pilares do Saber LTDA” possui, ou já possuiu, contratos com as prefeituras de Igarapé do Meio, Brejo, Cajari, Axixá, Estreito, Brejo, Vitória do Mearim, Chapadinha, Caxias, Itapecuru-Mirim, Pio XII, Axixá, São João do Sóter, São Bernardo, São João dos Patos, Vargem Grande, Afonso Cunha, Trizidela do Vale, Matões, Pastos Bons, Matões do Norte, Aldeias Altas, Estreito, Matinha, Igarapé do Meio, Cidelândia, Santa Inês, Humberto de Campos, Grajaú, Governador Archer, Buriti Bravo, Joselândia, Nova Olinda do Maranhão, Alto Alegre, Turiaçú, Aldeias Altas, Buriticupu, São Bento, Sucupira do Norte, Santo Amaro e Tufilândia.

No próximo post o Blog do DC irá detalhar os contratos dessas prefeituras com os devidos valores e os respectivos anos para identificar de qual gestão pertence as compras de livros selados com a empresa do vice-prefeito de Arari.

– Outro lado

Blog do Domingos Costa ligou, seguidas vezes, e também mandou mensagens, para o empresário/vice-prefeito, Almir Leite, no entanto, até a publicação deste post nenhuma das mensagens foram respondidas e, tampouco, as ligações atendidas.

O espaço permanece franqueado…


LEIA TAMBÉM:

Prefeituras maranhenses sob investigação por fraudes milionárias na compra de livros didáticos

– Afastado do cargo de Vereador, Ramon Júnior teve participação direta na venda fraudulenta de livros em Barra do Corda

– Conheça o empresário do livro preso pela Polícia Federal por fraude de R$ 5,5 milhões em Barra do Corda

4 Comentários

  1. Marcos Paulo disse:

    Mais uma vez Vitória do Mearim aparece na lista negra da corrupção. A quadrilha Nato da Nordestina tem mostrado ser uma desgraça na vida do povo dessa cidade. Em todos os setores a corrupção anda a passos largos e na base da mão lisa. São verdadeiros ladrões de dinheiro público. A corda MINISTÉRIO PÚBLICO, ACORDA POPULAÇÃO DESSA INFELIZ CIDADE!!

  2. antonio carlos disse:

    essa bandidagem não tem fim……onde anda a moral e a ética politica

  3. Magno Francisco disse:

    Realmente a política virou pilantragem, e é sempre um pilantra levando mais uns para tá participando da safadeza! E s população, a população é cúmplice, pois todo mundo conhece todo mundo, mas que na hora de votar até parece que o povo vira frescos, pois é uma frescuragem do caralho, no momento de usar o que tem de mais sagrado pata da suporte a si mesmo, mas que não o faz, pois fazem é virar toba pra serem arrombados pelos políticos safados!

  4. Magno Francisco disse:

    Realmente a política virou pilantragem, e é sempre um pilantra levando mais uns para tá participando da safadeza! E a população, a população é cúmplice, pois todo mundo conhece todo mundo, mas que na hora de votar até parece que o povo vira frescos, pois é uma frescuragem do caralho, no momento de usar o que tem de mais sagrado pata da suporte a si mesmo, mas que não o faz, pois fazem é virar toba pra serem arrombados pelos políticos safados!

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!