23
maio
2017

Vanguardista UMES é reativada durante congresso em São Luís

Após sete anos desativada entidade maior da classe estudantil da capital remota atividades em concorrido congresso prestigiado por estudante e líderes de juventude.

Presidente Marcelo Matos, ladeado pela Vice, Athalita Fernanda e o Secretário Geral Marlyson.

A badalada UMES – União Municipal dos Estudantes de São Luís, está de volta! A entidade que nas décadas de 90 foi protagonista de lutas e conquistas históricas, como da meia passagem, foi reativada no último sábado (20) durante congresso estudantil realizado no Parque Folclórico da Vila Palmeira, na capital.

A ‘volta’ da UMES acontece após sete anos de paralisação, coincidência ou não, num momento que o País passa por um terremoto na política nacional por conta dos desdobramentos da Operação Lava Jato.

Eleito para o mandato de dois anos (2017-2019), o presidente Marcelo Matos – estudante técnico – disse ao Blog do Domingos Costa que não é fácil liderar o que classificou do “ressurgimento da UMES”.

Ex-presidente da FESMA Ana Paula Ribeiro e ex-presidente da UMES, Raimundo Penha (vereador de São Luís) também prestigiaram o evento…

“Iremos retornar as lutas em favor dos estudantes da Capital, nossa primeira ação será retomar as atividades na sede que fica na Rua Jansen Muller, nº 101, abandonada, sobretudo, no que diz respeito às condições estruturais”, ponderou o dirigente maior da entidade, eleito no final de semana.

Para Matos é indispensável a completa reforma da sede. “Tão logo assumimos já estamos em buscas de meios para a reforma do nosso prédio, a ideia é transformar a casa da classe estudantil em um ponto de arte e cultura como patrimônio de São Luís, com um acervo de histórias áudio-visual de lutas efetivas e de vanguarda do movimento estudantil maranhense”, completou Marcelo.

Presenças

O evento foi prestigiado por diversos ex-líderes estudantis como o gestor ambiental Jadson Pieres, ex-presidente da UNIPAR – União dos Estudantes de Nível Superior Particular; a advogada Ana Paulo Ribeiro, ex-presidente da FESMA – Federação dos Estudantes Secundarista do Maranhão; o acadêmico de jornalismo Domingos Costa, ex-presidente da AMES Metropolitana e AME de Raposa; Além de André Leal, Paulo ‘Show’ e Felipe Mota, os três ex-dirigente da UMES.

O Congresso ainda contou com as presenças ilustres do ex-presidente da entidade, hoje vereador Raimundo Penha (PDT) e do também parlamentar ludovicense Beto Castro, do PROS. Quem também fez questão de deixar sua palavra foi Ulisses Fernandes, o Mãozinha, coordenador Municipal de Juventude da Prefeitura de São Luís.

Mudanças no Estatuto e os boatos maldosos

blank

Ex-Diretores, estudantes e atuais dirigentes da UMES durante Congresso…

A principal mudança nessa reestruturação da UMES aprovada durante o Congresso Estudantil é a maior área de abrangência da União, antes secundarista, a entidade agora também passa a representar a classe universitária.

Tão logo o reativação da UMES ganhou espaço no noticiário, surgiram diversas versões de alguns setores da imprensa dando conta que os novos dirigentes eleitos possuem ligações políticas com o deputado federal Waldir Maranhão (sem partido), tudo foi desmentido, e portanto, não passa de uma tremenda e descabida mentira.

Antes de concluir este post, não custa lembrar que a UMES da Capital foi por onde passou inúmeras figuras políticas que hoje detém mandatos eletivos, seja como vereadores, deputados estaduais e federais. Sem contar os tantos secretários municipais e de Estado que também começaram sua carreira política na entidade estudantil mais conhecida do Maranhão.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

blank

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo