17
jan
2014

Sem intervenção não haverá solução em Pedrinhas

pppImagens divulgadas ontem quinta-feira 16/01, no Jornal das Dez da Globo News, mostram que mesmo com a atuação da Polícia Militar e o apoio da Forca Nacional, presos têm regalias e desrespeitam a lei. O autor do vídeo informou que as imagens foram gravadas no domingo (12) e na terça-feira (14). Veja a íntegra da reportagem AQUI.

Em uma das celas é possível observar uma fartura de alimentos, com tomate, cebola, pimentão, ovos, sacos de arroz, óleo e até bananas, em uma espécie de dispensa. Mas é possível ver carne crua nas celas. Há também fogão elétrico e várias panelas cheias de comida feitas pelos próprios presos.

O outro vídeo mostra um grupo de presos no pátio, durante o banho de sol, fumando maconha sem qualquer constrangimento. Eles não se intimidam com a presença os agentes e, mesmo sabendo que estavam sendo gravados, até olham em direção à câmera. O cigarro de maconha é passado de mão em mão e os detentos chegam a dizer que o consumo de drogas no presídio ‘já é legalizado’.

O jornalista Edwilson fez uma boa análise sobre a possível intervenção no Maranhão – Pedrinhas: Sem intervenção não haverá solução

A intervenção federal no sistema penitenciário do Maranhão é a única forma de fazer uma devassa na administração do cárcere.

Os órgãos federais devem colocar uma lente especial sobre os contratos milionários celebrados entre o governo e as empresas terceirizadas.

A auditoria nesses contratos é um dos maiores temores do governo Roseana Sarney, porque pode revelar ao Brasil um novo escândalo e uma pergunta assustadora, qual seja: por que Pedrinhas tem tanto dinheiro e não funciona?

A governadora Roseana Sarney (PMDB) faz pressão junto às instâncias federais, com o apoio do governo Dilma Roussef (PT), para evitar a intervenção.

Outro fato grave é a proibição do acesso de observadores locais a determinadas áreas de Pedrinhas, levando a mais uma pergunta: por quê o governo não abre as portas do presídio para que os advogados e os parlamentares possam vistoriar as instalações?

Pedrinhas precisa ser mostrada ao mundo. E só a intervenção federal pode fazer o trabalho completo.

 

 

2 Comentários

  1. Clodoaldo disse:

    Não vejo como regalias, ter comida nas celas dos presos. Quando uma pessoa está preso, seja de forma provisória ou por causa de uma condenação, a pessoa perde seu segundo direito mais importante, qual seja, a liberdade, no entanto não perde os outros direitos, a pessoa presa não deve ser coisificada, continua sendo pessoa e assim deve ter preserva sua dignidade. Nos presídios, pelo menos nos maranhenses, a comida servida aos presos é azeda, quase podre, não serve para alimentar seres humanos. Assim, os familiares levam comida para que seus parentes presos possam pelo menos ter direito a alimentação!

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade