21
mar
2014

SEJAP abafa caso escandaloso de fuga e túnel misterioso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas

Secretário Sebastião Uchôa esconde escândalos nas Penitenciárias para não fragilizar ainda mais o Governo em ano eleitoral

O blog teve acesso a informações precisas e exclusivas que comprometem as versões repassadas pela SEJAP – Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária à imprensa sempre que ocorrem mortes, rebeliões e fugas no Complexo Penitenciário de Pedinhas.

Antes dos fatos duas perguntas: Quantos túneis – buracos – foram descobertos no Complexo Penitenciários de Pedrinhas nos últimos anos? E quantos ainda estão sendo perfurados pelos detentos?

Começo concluir que Pedrinhas pode desabar a qualquer momento diante de tantos buracos.  Na noite de ontem quinta-feira 20/03, por exemplo, menos de uma semana da descoberta de um túnel no Complexo de Pedrinhas, foi encontrado mas um, dessa vez, na Penitenciária de Pedrinhas.

O túnel foi cavado na cela quatro do presídio, e já estava próximo do núcleo de saúde. No plano de fuga aproximadamente 90 presos que cumprem pena no pavilhão sairiam com facilidade do Presídio.

Após o túnel ser descoberto os presos promoveram um “quebra-quebra” no Pavilhão F-1 da Penitenciária de Pedrinhas. Revoltados, quebraram todas as lâmpadas e encanamento do abastecimento d’água da unidade. A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e o Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop) foram acionados e controlaram a situação sob tiros de bala de borracha. Os presos passaram a madrugada na quadra do presídio.

Preso fugiu armado pela porta da frente do CDP

Nos discursos técnicos recheados de omissões do Secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa sempre esquece de divulgar à sociedade informações preciosas sobre fatos ainda abafados dentro de Pedrinhas. Uchôa, esquece de divulgar que também na noite de ontem (21), dois presos fugiram armados pela porta da frente do CDP (Centro de Detenção Provisória).

Da mesma forma que a SEJAP camufla fugas para não escancarar a fragilidade e a falência do sistema penitenciário maranhenses e afundar ainda mais o incompetente Governo do Estado em ano eleitoral, abafa a notícia escandalosa da recente descoberta de um túnel que liga a Penitenciária de Pedrinhas ao Presidio São Luis I.

É isso mesmo. O Complexo de Pedrinhas está interligado no subterrâneo pelos detentos através de túneis entre uma cadeia e outra!

Muito ainda virá a público. Aguardem…

5 Comentários

  1. blank Sebastiao uchoa disse:

    Prezado jovem cidadão, tomando conhecimento do absurdo e da irresponsável matéria publicAda no blog em apreço,sobretudo pela tamanha falta de verdade, recheada de inverdades e postura quiçá, criminosa, e que venho a publico a informar que na atual gestão penitenciaria, não há espaço para mentiras e/ouomissoes, seja qto a fugas facilitadas por maus servidores, corrupção, facilitação de entrada de celulares, drogas ou armas de fogo ou até mesmo fugas ou tentativas de fugas praticadas por apenados que somente neste ano, os servidores terceirizadOs com apoio da polícia militar, força nacional, geop e agentes plantonistas, conseguiram evitar mais 16 fugas nas unidades prisionais localizadas na capital. Assim, dizer q a SEjap omitiu ou omite, e um ato covarde, mentiroso e no mínimo mal intencionado a serviço, possivelmente,de pessoas que se encontram incomodadas pela total transparências pq estamos conduzindo a nau penitenciaria maranhense q estava entregue a traças dos vícios funcionais. Desta feita, fica já o responsável pela matéria acima, notificado que entraremos com todas as medidas judiciais que o caso requer, a fim de poder sentir o peso da responsabilidade qdo for proceder qualquer manifestação no mundo jornalístico sem que se averigúe a verdade dos fatos , sobretudo qdo no mínimo deveria procurar a AScom/Sejap para respaldo de conteúdo. Sebastiao Uchoa/SEjap

  2. blank Maria condenadora dos mentirosos disse:

    E incrivel que depois daquela mentira da perna dilacerada, blogueiros tenham corajem de acreditar e postar fatos que nao acontecem em unidades penais, dando ibope a bandidos, em vez de lançarem coisas que constroem, querem destruir com a imagem do seu estado

  3. blank Larissa Botelho disse:

    Lamentável a postura desse blog. No dia que souber a verdade, ou melhor se já sabe, carregará o penso da consciência por tentar atingir quem nunca, ou melhor, sequer se levantou contra ti. Abraços

  4. blank fernando disse:

    Pela 1ª vez vejo o atual secretário responder a uma acusação. Queria aproveitar o fato deste sair de seu “caixão” e fazeralguns questionamentos:
    1- Já indenizaram a família daquele preso morto , esquartejado e jogado no lixo do Presídio São Luis 2? POis somente para Uchôa ele deve ter fugido, mas fugir pra quê? se ele estava com alvará de soltura?
    2- O agente Moisés de Balsas,seu “afilhado”, já foi punido pela corregedoria por agir como juiz e soltar presos a bel prazer? Pois na sua atual gestão vi agentes sérios e honestos serem punidos por bemmmmm menos. Mas para vc é DOIS PESOS DUAS MEDIDAS NÉ?
    3- O que vc sente em saber que sua gestão foi considerada a pior de TODO O BRASIL NO ANO DE 2013, e quiçá do mundo? Será que vc não aprendeu nada quando foi agente penitenciário em pernambuco?
    4- E por último mas não menos importante, o que deverá acontecer no CDP para vc exonerar Josiane de lá? Até acredito q ela seria uma ótima assistente social, mas diretora? Há algo mais q profissional entre vcs?

  5. blank Indignado disse:

    Olá “Fernando” (se e que és fernando)!

    Apenas para deixar não vc, mas publico que ler esse blog sem resposta em torno de suas estranhas e injustas e talvez preconceituosas indagações, tomei a liberdade de respondê-las:
    A) não se pode indenizar o que estar inconcussa as investigações em torno de um corpo que até o presente a polícia técnica não confirmou vestígios concretos da existência morte em torno dos fatos, sobretudo qdo as investigações continuam abertas tanto no aspecto criminal como administrativo sobre a responsabilidade do então diretor e chefe de segurança da unidade na época do acontecido. Tudo se pode esperar das investigações. Portanto, procure se interar ou se sabes de alguma, não tenha medo, pois não responderás por omissão a menos que tenhas algo direto com o fato em si;
    B)Qto ao servidor Moises que e agente penitenciario e estar respondendo pelo expediente na unidade prisional de BAlsas, o fato estar sendo apurado rigorosamente pela corregedoria, só leres o DIario oficial que verás a POrtaria instaurada pela Corregedoria do Sistema Penitenciário, inclusive o grande timoneiro da nau penitenciaria maranhense falida, determinou imediata diligência do corregedor e ouvidor ao local para primeiros levantamentos. Além de que, recentemente o próprio Moises teve em seu desfavor aplicado uma sanção disciplinar por fato pretérito. Ou seja, a gestão do grande homem Uchoa não e condescendente com desvio de conduta de quem querer que seja. Portanto, não insinue fatos que não conheces. Se tens problemas com o colega MOises, tenha a honestidade de procurá-lo pelos meios institucionais para resolver suas frustacoes,sobretudo qdo mencionado servidor foi autor de inúmeras denúncias de corrupção, espancamentos e torturas cometidos por possíveis maus servidores penitenciários,talvez motivo de sua ira contra o colega;
    C) NOssa gestão e conhecida como a mais destemida da história do Sistema PEnitenciario do MAranhao, pois absolutamente ninguém teve a coragem de mexer com feridas de corrupção, descasos, apadrinhamentos, corporativismos aeticos, combate a torturas, maus tratos, facilitação de fugas, entradas de armas, drogas e celulares nos presídios, do que nosso trabalho, inclusive com amplo apoio das instituições sérias do estado do MAranhao e amplamente pela sociedade maranhense, tendo o Dr. Uchoa, no comando. O importante q as investigações estão em andamento em torno de todos os acontecimentos. Além de que, o pouco período q ele passou em Pernamucom, orgulhosamente a classe dos agentes penitenciariosno, inclusivepor ter sido diretor do maior presídio do norte/Nordeste, rendendo-lhe elogios da Assembleia LEgislativa do Estado de Pernamuco e amplos elogios em fichas funcionais, sobretudo como exemplo de profissional penitenciario copiado por vários estados da federação. Assim, leia, saia da zona da inveja, da frustração profissional e preconceito ligado ao complexo de inferioridade que carregas em tua vida. Conselho: estude!
    D) QTo a agente penitenciaria JOSEANE a frente do CDP, deve ser motivo de respeito por quatro motivos: por ser mulher, por ser honesta, por agente penitenciaria e por ser destemida ao mexer com as mazelas deixadas pelas gestões que a antecederam (os colegas ideraldo e Fonseca).Por isso, Dr. Uchoa acertou de cheio, só pecou pq deu ainda chances a pessoas que não mereciam,nem merece. Demorou trocar muito as direções dos presídios, acreditando na possibilidade de ressocilizar colegas já maus acostumados…mas a “luta continua”…

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

blank

 

RÁDIO TIMBIRA

Rádio Timbira Ao Vivo