21
nov
2013

Seguro Defeso: Denúncias contra Colônia de Pescadores e muitas acusações em Raposa

Pescadores aguardando para serem atendidos pelos funcionários do MTE

Mais de mil pescadores realizaram o cadastro para receber o Seguro Defeso no último sábado 16/11 na Chácara Arlete Pontes em Raposa

A retirada do intermédio do cadastro do Seguro Defeso da competência da Colônia de Pescadores de Raposa criou uma série de boatos na Cidade e polemizou ainda mais o já politizado assunto.

Segundo informações, após denuncias documentais dos próprios pescadores que acusam dirigentes da Colônia de Pescadores de cobrar taxas abusivas – no valor de R$ 25 reais – ao colonizado como exigência para realizar o cadastro do Seguro Defeso em 2012, o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM-MA), investigou as denuncias e comprovou a irregularidade, então decidiu realizar a recepção dos dados dos pescadores sem a participação da Colônia raposense Z-53 no ano de 2013.

Em contato com o Presidente da entidade, Edberto Oliveira(ex-vice-presidente) que assumiu o comando da entidade após o tio, Pierre Oliveira, afastar-se para disputar a eleição de 2012, como candidato a Vereador – onde saiu vitorioso – ele deu outra versão para o afastamento da Colônia no caso do Seguro Defeso.

Edberto alega que o processo de cadastro do Seguro Defeso foi retirado da competência da entidade por questões políticas, após decisão de desfiliar a Colônia de Raposa da Federação das Colônias dos Pescadores do Estado do Maranhão (Fecopema).

Sobre as denúncias de cobranças de taxas, Edberto explicou ao Blog que eram opcionais, uma espécie de doação, o pescador pagava se quisesse e a quantidade que preferia, “Sempre deixamos claro que o pescador pagava se quisesse, era uma forma de contribuir para manutenção das atividades da Colônia que não tem outra fonte de renda, se não for pela contribuição do pescador, tudo está assinado em ata.” Disse.

Para o Presidente da Federação de Pescadores do Estado do Maranhão, Francisco Oliveira, o Chicão, a entidade estadual tem mais de 151 colônias filiadas, e em suas mãos não chegou documento de desfiliação da Colônia de Raposa. Disse ainda, que a entidade tem trabalhado em prol dos pescadores de todo o estado, e na Raposa, não é diferente, prova disso, que vem atuando junto aos órgãos afins para assegurar garantia dos benefícios dos pescadores, “Houve uma assembleia dos pescadores no último dia 09 na madeireira Allan em Raposa, aonde eles mesmos decidiram que queriam desvincular o cadastro do Seguro Defeso da Colônia de Pescadores, pois não admitiam pagar por um beneficio que o Governo Federal assegura de forma gratuita” Disse Chicão.

Presidente da Colônia de Raposa, Ediberto Oliveira

Presidente da Colônia de Raposa, Ediberto Oliveira

Outra acusação que pesa contra a Colônia de pescadores foi a distribuição de senha durante o cadastro do seguro defeso do ano passado. Sobre essas alegações, o presidente da entidade disse que a distribuição de senha era por uma questão de organização, segundo ele, a Colônia tem 19 mil em conta e não deve ninguém, tudo está em dias.

E aproveitou para acusar o servidor Ricardo José Gonçalves titular da SEPTER – Seção de Políticas de Trabalho, Emprego, Renda e Economia Solidária da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão (SRTE/MA), de fazer política com o cargo que exerce.

“Esse senhor, o Ricardo, me chamou e quis me obrigar apoiar o Deputado Edson Araújo na eleição de 2014, como eu disse que não iria apoiá-lo ele fez essa molecagem toda só pra mim atingir” Acusou Edberto.

Ricardo Gonçalves, em contato com o Blog, disse que nesse primeiro momento, prefere não comentar muito sobre o assunto, mais informou que irá acionar civil e criminalmente o Presidente da Colônia de Pescadores, pois, o caso passou a espera pessoal e virou um assunto institucional, segundo disse, Edberto não mexeu somente com uma pessoa, está colocando em cheque o trabalho de uma instituição.

“Tenho todos os documentos que comprovam irregularidades na Colônia de Pescadores de Raposa, e não sou eu que digo isso, são os pescadores, ele terá que responder tudo a Polícia Federal e aos órgão competentes, mais tudo na hora certa” Disse Ricardo.

De forma que o assunto não acabou, ainda vai rende muito…

5 Comentários

  1. blank PATRICIO PV RAPOSA disse:

    PENSEI QUE ESSE RAPAZ FOSSE MAIS HOMEM,POIS VIR A PUBLICO COM ESSA CARA LAVADA DIZER QUE A COBRANÇA FURTO ERA OPCIONAL,ME COMPRE UM BODE!SEJA HOMEM E CONFESSE O CRIME,VENHA A PUBLICO PEDIR DESCULPAS A ESSA CLASSE SOFRIDA QUE E A DE PESCADORES RAPAZ.HOMEM FAZ ASSIM,E NÃO QUERER FURTAR UMA CLASSE COMO ESTA.NÃO E ATOA QUE O PIERRE TE DEIXOU NO LUGAR DELE,E A CONTINUAÇÃO DA BANDIDAGEM DENTRO DESSA BOSTA CHAMADA COLÕNIA.ISSO AI FEDE RAPAZ,FEDE A COMPRA DE VOTOS,FEDE A MOEDA DE TROCA RAPAZ.VC COMO PRESIDENTE DESSA MERDA AI,TEM O PASSAPORTE PRA APRONTAR COM OS PESCADORES E COM O COFRE DESSA MERDA. VCS DESTRUIRAM ISSO AI,E ISSO ACONTECEU PORQUE NÃO TEM HOMENS COMPROMETIDOS NA CAMARA E NA PREFEITURA.SE VC E SEU TIO PIERRE COLOCARAM ATE O VEREADOR OLIVEIRA DA DUCEL PRA RECEBER O SEGURO DEFESO,SEM ELE NUNCA TER PISADO EM UMA CANOA!SEJA MACHO E ENTREGUE ESSE CARGO RAPAZ,POIS VC NÃO E DIGNO DELE.

  2. blank CYLAS disse:

    ESTE E O MAIOR LADRAO DA COLONIA A INDA QUE SE ELEGER DE NOVO DEVERIA TAR ERA PREZO

    • blank CARLOS disse:

      esses que estão falando do Edberto. um é ladrão e ladram e um traficante, quem é vc para falar de uma pessoa que esta trabalhando, vcs querem é pegar o dinheiro que tem lá, vc devem é lavar a poga de vcs com água sanitária para falar do EDBERTO.

      • blank Sila almeida disse:

        A colonia esta com o presidente Milton Jorge esta com o carro da colonia fazendo de carga para moveis agora ser um pescadores precisar do carro não. Ser servi Sor servi o filhos deli. E Eli disse ser algue denuncia. Eli casela o cartão. Da samaco e também casela a carteiras do povo mais. Hoje isso tem que acaba

  3. blank Yankaa disse:

    Como faço pra denunciar a colônia daqui também,mi ajudem precisamos fazer Justiça aqui tem tanta gente que não tem precisão que são comerciantes e recebem ,e os pescadores que precisão tao mas de 4 anos sem receber.

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

blank

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo