set
2014
Uchôa manda afastar agente que filmou diretor entregando celular para detento
A ordem para afastar o agente penitenciário que filmou o diretor Salomão Mota recebendo um aparelho celular de um detento após o preso fazer uma ligação, partiu direto do Secretário de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap), Sebastião Uchôa.
Desde ontem, terça-feira 02/09, uma Circular Interna foi afixada no Presídio de Pedrinhas, proibindo a entrada do agente Luis Cardos Coelho Machado na unidade prisional.
“Com o Presente fica proibida a entrada do agente penitenciário, Luís Carlos Coelho Machado, em virtude desacato e ofensas diretas ao então diretor dessa Unidade” Diz o documento por determinação de Uchôa.
A SEJAP também informou que será aberta uma sindicância administrativa para apurar a denúncia. No entanto, ocorreu o contrário, até no momento somente o agente penitenciário sofreu punição.
O VÍDEO
Na filmagem de 40 segundos, o detento aparece sentado e falando ao celular. Depois de finalizar a ligação, ele anda em direção ao diretor da Penitenciária de Pedrinhas para entregar o aparelho. Essa atitude é feita na presença de outros internos, como também de vários funcionários. Veja as imagens abaixo.
Que vergonha senhor Secretário Uchôa, apoiando esse tipo de conduta de um diretor que deveria ser punido. Mas pune um funcionário por o ter denunciado. Que competência tem o senhor para juntamente com seu diretor para continuar no comando de um órgão que deveria ser sério. É por isso que o sistema de segurança no Maranhão é um desastre, não há pessoas sérias e capazes para administrar e fazer fazer valer a Lei. E sim, conivente dos próprios presos. Por isso os presos estão sempre no controle. Sempre no comndo, eles é que mandam com a permissão vocês, Secretário e diretores. Pois o que foi visto no video,parece ser uma coisa banal dentro da penitenciária, não na frente de funcionários e detentos essas coisas acontecem na maior normalidade….