03
abr
2020

SÃO LUÍS: Diversas mudanças nas filiações de vereadores; confira as movimentações faltando 24h para o fim do prazo

Faltam apenas 24 horas para terminar o prazo de filiação partidária àqueles que desejam disputar as eleições deste ano, quem não estiver filiado até amanhã, dia 04, não poderá participar do pleito eleitoral de outubro. O Blog do Domingos Costa em minuciosa apuração, publicou ao longo da semana duas matérias que apontavam para o destino partidário de todos os 31 vereadores da capital maranhense (links abaixo), no entanto, diante da repercussão dos posts houve descontentamento dos filiados e intensa movimentação de bastidores, o que acarretou em mudanças, conforme segue abaixo:

Afonso Manoel

Estava no Patriota, não foi aceito no PCdoB e, agora, tá sem rumo.

No caso do vereador Afonso Manoel, a filiação dele tinha sido acertada com o deputado federal Rubens Júnior junto ao PCdoB, entretanto, como o partido já possui cinco vereadores filiados [Astro de Ogum, Marcelo Poeta, Fátima Araújo, Concita Pinto e Paulo Victor] houve resistência por parte de pré-candidatos mais antigos na sigla presidida na capital pelo vice-prefeito Júlio Pinheiro.

De forma que Afonso não conseguiu filiar na legenda do governador Flávio Dino, ele tentou também o PP, do deputado federal André Fufuca, mas por lá os pré-candidatos têm um regra inquebrável: não aceitam vereador de mandato na sigla. Agora, Afonso Manoel negocia com o partido DC, e deve confirmar sua filiação – nesse ou outro partido – apenas amanhã, já nas últimas horas para o fim do prazo.

Umbelino Júnior

Acertou com PRTB, mas houve “motim”, só que ele diz que não sairá PRTB.

Situação parecida a do companheiro de plenário se encontra o vereador Umbelino Júnior, o filho do prefeito de Turiaçu negociou “a pé de orelha” com o presidente estadual do PRTB, Jairzinho Filho para ingressar na sigla. Tudo estava acertado até que o Blog do DC trouxe a público a filiação do parlamentar.

Com a descoberta, um verdadeiro “motim” começou entre os pré-candidatos perretebistas, inclusive, com ameaça de desfiliação em massa de 20 nomes caso fosse confirmado a filiação de Umbelino ao partido. O vereador, então, procurou o DEM, mas a filiação não progrediu. De forma que o parlamentar até agora não conseguiu achar um destino partidário. E, detalhe, ele jura de pé junto que sua filiação será, de fato, no PRTB! Vamos aguardar!!!!

Ricardo Diniz e Josué Pinheiro

blank

Diniz não quis ir para o Pros, Josué não foi aceito no PTB e acertou com o DEM…

Já o vereador Ricardo Diniz que estava certo filiar no PROS decidiu não ficar por lá, diante do fraco quadro de pré-candidatos que corre risco de não alcançar o cociente eleitoral. O vereador, agora, negocia com o Democratas, mas pode ingressar em outra agremiação partidária até amanhã à noite.

A propósito, DEM filiou nos últimos dias o vereador Josué Pinheiro – recusado no PTB. No atual cenário, o partido do deputado federal Juscelino Filho agora tem três parlamentares, vez que já estavam filiados Marquinhos e Edson Gaguinho.

Silvino Abreu

Silvino estava certo com o PMB, mas quer ir para o DEM...

Silvino estava certo com o PMB, mas quer ir para o DEM…

O vereador Silvino Abreu que estava no PMB – Partido da Mulher Brasileira, pelos motivos que Ricardo Diniz deixou o PROS, também decidiu não concretizar a filiação. 

O parlamentar é outro que também negocia com o DEM, contudo, a legenda só tem espaço para mais um vereador, caso contrário, ficará muito “pesado” eleitoralmente.

A questão agora é: quem irá conseguir filiação no DEM, Ricardo Diniz ou Silvino Abreu?

Estevão Aragão

Estava no PSDB, negociou no DEM e, agora, tá sem rumo...

Estava no PSDB, negociou no DEM e, agora, tá sem rumo…

Outro sem rumo e que negociou sem sucesso com o DEM foi o Estevão Aragão, único parlamentar de mandato no PSDB, o filho do ex-deputado estadual Nonato Aragão procura uma sigla para filiar e só lhe resta 24h.

Ele saiu do PSDB quando percebeu que o seu partido estava esvaziado diante da condução do presidente municipal, Roberto Rocha Júnior – que prefere os videogames em vez da política. Aragão sabe que o partido não elege vereador em São Luís.

No mais, o quadro de filiação dos 31 vereadores de São Luís segue como consta nos links abaixo…


LEIA TAMBÉM:

– ELEIÇÕES: Veja os 12 partidos que irão disputar vaga na Câmara sem vereadores de mandato

– ELEIÇÕES: Veja o destino partidário de cada um dos 31 vereadores de São Luís

2 Comentários

  1. blank Tiago disse:

    Isso mostra que a Câmara de Slz terá uma boa renovação. Com nomes que estao de verdades ligados às comunidades

  2. blank Jacir disse:

    Se os presidentes de partidos não estão abrindo espaço pra esses vereadores, imagine o povão!!!

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo