21
fev
2015

Quando assumir, Talita Laci será a primeira prefeita do PCdoB no MA e a mais jovem do País

10715903_721600867920085_1447333505_n

Talita Laci(PCdoB) ao lado do governador Flávio Dino(PCdoB) e do Senador Roberto Rocha(PSB)

Thalyta Medeiros de Oliveira, 27 anos, filiada ao PCdoB – Partido Comunista do Brasil, segunda colocada na eleição do ano de 2012 no Município de Raposa, que compreende a região metropolitana da Ilha de São Luís, deve entrar para a história da política maranhense nas próximas semanas.

Talita Laci obteve 5.855 votos no último pleito municipal. O primeiro colocado recebeu apenas 185 votos a mais que a jovem, filha do ex-prefeito da cidade, José Laci de Oliveira. Na época, a comunista liderou toda a campanha eleitoral, liderança mostrada em todas as pesquisas eleitorais de intenções de votos registradas e divulgadas no período eleitoral.

Logo após a divulgação do resultado da eleição: Mostrou que de 14.710 eleitores, votaram 13.592, sendo que 136 foram votos brancos e 213 votos anulados. Então a coligação da candidata, “A Esperança Voltou”, impetrou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Processo n.º 697-31.2012),  acusando  o prefeito e vice do município de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico.

Talita transformou o município de Raposa num mar vermelho(cor do partido) durante os comícios na eleição de 2012.

Entre as provas existentes robustas e comprobatórias para cassação do prefeito Clodomir de Oliveira dos Santos(PRTB) e do vice Messias Lisboa Aguiar (PP), um vídeo gravado por um eleitor do bairro do Cumbique, mostrou uma candidata à vereadora – braço direito do então candidato – comprando votos um dia antes da eleição, com cédulas e santinhos dos candidatos.

No dia 14 de agosto de 2014, o Juiz da 93º Zona Eleitoral, Osmar Gomes dos Santos, não teve dúvida e fez Justiça ao decidir pela cassação do prefeito e do vice, determinado que a segunda colocada, Talita Laci(PCdoB), assumisse imediatamente a Prefeitura de Raposa.

blank

Ato político histórico da candidata na Avenida principal em Raposa, reuniu quase 10 mil pessoas.

Da cassação de primeira instância, ao julgamento do mérito pela corte do Tribunal Regional Eleitoral, houve longa e desgastante briga de decisões liminares. Até que na tarde do dia 09 de fevereiro, o TRE-MA decidiu, por quatro votos a um, manter a cassação do prefeito e vice-prefeito.

Agora mantida a cassação, quem retorna ao cargo é a segunda colocada Talita Laci(PCdoB), que está esperando somente a apreciação dos embargos para assumir definitivamente a Prefeitura de Raposa.

Feito histórico, uma vez que o partido do governador do estado, Flávio Dino(PCdoB), não possui nenhuma prefeita da legenda no Maranhão. Quando Talita Laci assumir a gestão municipal de Raposa, também ficará na história como a mulher comunista mais jovem do Brasil a alcançar o executivo municipal.

3 Comentários

  1. blank Marcos Corrêa disse:

    PCdoB no MA ja tem outros prefeitos

  2. blank Alcilea disse:

    Parabéns, Prefeita! Que sua Administração seja de SUCESSO!!!

    Parabéns, Domingos pelo Sucesso e Audiência do seu Blog!!!

    PS.: Todos outros Blogs que já visitei este é o único que tem Comentários Preenchidos, isso é que é Blog Democrático recebe comentários de todos os leitores. Onde cada um pode expressar sua opinião, seja pelos Assuntos Atuais relatados e vivenciados pelo Blogueiro. Parabéns Domingos!!!

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

blank

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo