19
set
2023

Projeto que investirá R$ 70 milhões nos 24 municípios cortados pela Estrada de Ferro Carajás é lançado em Alto Alegre

Projeto que vai beneficiar 24 municípios maranhenses é lançado em Alto Alegre do Pindaré com a presença do ministro André Fufuca

Imagens do lançamento do projeto Ciclo Saúde Proteção Social em Alto Alegre do Pindaré...

Imagens do lançamento do projeto Ciclo Saúde Proteção Social em Alto Alegre do Pindaré…

O projeto Ciclo Saúde Proteção Social foi lançado oficialmente na manhã desta terça-feira (19), em Alto Alegre do Pindaré. A ação é uma parceria do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), Fundação Vale, Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e contou com a presença do ministro dos Esportes, André Fufuca. O evento foi comandado pelo presidente do CIM, Fufuca Dantas.

Serão investidos mais de R$ 70 milhões nos 24 municípios que são cortados pela Estrada de Ferro Carajás. O projeto concentrará seus esforços na Atenção Básica e Assistência Social dos municípios maranhenses associados ao consórcio, com uma duração prevista até 2026.

O objetivo principal é adquirir equipamentos, reformar e estruturar Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Unidades Básicas de Saúde. O termo de cooperação técnica foi assinado na presença dos prefeitos Vildimar Ricardo (Tufilândia); Felipe dos Pneus (Santa Inês); Cristiane Varão (Bom Jardim); Nato da Nordestina (Vitória do Mearim); Lúcio Flávio (Itinga do Maranhão), além de representantes dos municípios de Santa Luiza; Pindaré-Mirim; Açailândia e Buriticupu.

“Hoje, damos mais um passo significativo na consolidação da parceria entre o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), a Fundação Vale e o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), com o lançamento do projeto Ciclo Saúde Proteção Social no Maranhão. Trata-se de investimentos destinados a fortalecer a atenção básica em saúde e a assistência social nos 24 municípios onde a Vale atua e que fazem parte do CIM. Esses investimentos são fundamentais para garantir o bem-estar da população, prevenir doenças, promover a igualdade e reduzir desigualdades, melhorando a qualidade de vida e impulsionando o desenvolvimento econômico e social da nossa região. Por meio desse projeto, priorizamos quem está na ponta e que depende desses serviços”, afirmou Fufuca Dantas, presidente do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) e prefeito de Alto Alegre do Pindaré.

O Gerente da Fundação Vale, Marcos Finco falou da importância da parceria. “É uma iniciativa da Fundação Vale que olha com muito carinho para Atenção Básicas dos municípios, bem como para os CRAS, ofertando formação continuada dos profissionais desses equipamentos públicos, compra de insumos e maquinários, permitindo que as prefeituras sejam mais assertivas nos direcionamentos das políticas públicas para a população. O protagonismo é das prefeituras e estamos aqui para somar de mãos dadas com os prefeitos e fortalecer essas duas temáticas importantes, buscando o desenvolvimento social nos territórios”, pontuou.

O ministro dos Esportes, André Fufuca, prestigiou o evento e falou das parcerias para o desenvolvimento das cidades. “Essa é uma ação bem sucedido do CIM e da Vale, que merece ser replicada em outros consórcios. Essa parceria será aprofundado nas temáticas da saúde, seguridade social e esporte e sem sobra de dúvidas é uma forma de chegar o investimento direto a essas comunidades. Hoje a Vale é uma das maiores parceiras do CIM e do Ministério dos Esportes, por meio da Lei de Incentivo e, é pensando nisso, que estamos hoje presentes para ampliar essas parcerias e levar mais desenvolmento e oportunidades para quem mais precisa”, afirmou o ministro.

Também estiveram presentes no evento a Gerente de Relações Institucionais da Vale, Giselly Pinto; o gerente da Estrada de Ferro Carajás, Francisco Vicente; a diretora do Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), Kátia Edmundo; diretor do Consórcio Intermunicipal Multimodal (Cim), Max Andrade; assessor do presidente do CIM, Altermar Lima; Gerente De Relações Com Comunidades Da Vale, Andreia Andrade; Analista De Relações Institucionais Da Vale, Arlena Garcia; Supervisora De Via Permanente Da Vale, Carla Cavalcante; Inspetor De Super Estrutura Da Vale, Joaquim Oliveira; Analista De Relações Institucionais Da Vale, Joquebede Santos; Analista De Relações Com Comunidades Da Vale, Marcelli Piinheiro; Analista De Responsabilidade Social Da Fundação Vale, Willman Miranda; presidente da Câmara de Vereadores de Alto Alegre do Pindaré, Rivaldo Santos, além de vereadores, secretários e lideranças de toda a região.

– Sobre o programa Ciclo Saúde

O Ciclo Saúde, uma iniciativa da Fundação Vale, é um programa de cooperação técnica para fortalecer a Atenção Básica em municípios brasileiros. Ele é implementado em parceria direta com a Vale nos municípios e com parceiros técnicos, como o CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde e o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família. O Ciclo Saúde, com seus conteúdos programáticos e processos de formação das equipes, tem sido validado desde 2014 e é baseado em oficinas presenciais para promover educação contínua, acompanhamento à distância (motivação, recursos técnicos e apoio ao registro), encontros de intercâmbio de experiências e avaliação, apoio à gestão do município para fortalecer o planejamento, organização dos serviços, territorialização e políticas públicas, além de reforçar os componentes de mobilização comunitária com a frente de atuação dos Jovens Construtores em Saúde e o Ciclo Comunidade, voltado para líderes locais e conselheiros de saúde.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!