08
abr
2014

Procura-se um candidato “bucha de canhão” para o clã-sarney

Lobão-Filho

PMDB procura nome para substituir Luís Fernando como candidato a governador

A desistência do ex-secretário de Infraestrutura, Luís Fernando (PMDB), da disputa da eleição de governador causou espanto em muitos correligionários políticos. Na Assembleia Legislativa do Maranhão, os deputados se mostraram surpresa com a renúncia e o próprio PMDB parece ainda não ter digerido por completa a situação, tanto que uma reunião que estava prevista para a tarde de ontem para anunciar o nome do novo candidato do grupo não ocorreu.

Lobão Filho (PMDB) que era dado como certo como o escolhido para disputar o governo, já não tem essa total garantia. Nomes como do senador João Alberto (PMDB) e do presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB) surgiram, apesar de serem menos cotados.

Repercussão

Enquanto se define os novos nomes para a disputa, as especulações tomam conta do cenário político. Arnaldo Melo afirmou que não esperava que ele desistisse agora. “A desistência do Luís Fernando me surpreendeu em partes. Eu achei que ele tentaria se articular mais algum tempo para tentar progredir mais nas pesquisas e na opinião pública”, disse.

Arnaldo Melo descartou que qualquer hipótese de falta de articulação política tenha motivado a desistência de Luís Fernando. “Não acredito que a desistência de Luís Fernando tenha sido pautada em algum tipo de falta de diálogo na Assembleia. Todos os deputados viajaram com ele pelo interior do estado. Eu mesmo que era colocado na mídia como tendo algum tipo de divergência com ele, o que não procede, estive com ele em todos os meus municípios.”, afirmou.

O presidente da Assembleia afirmou que no momento, os deputados da base governista estão se reunindo para definir uma decisão consensual. “Os deputados estão se reunindo. Ontem estiveram comigo e conversamos sobre os caminhos que vamos seguir porque ainda não temos uma definição. Não tratamos de apoio à minha pessoa, apenas abordamos sobre a desistência do Luís Fernando”, garantiu Melo.

Sobre a indicação do nome do senador Lobão Filho, Arnaldo Melo disse não ter opinião formada sobre a candidatura. “Não tenho nada a comentar sobre o Lobão Filho. É uma pessoa que eu tenho uma relação de amizade, apenas isso. Não tenho nada contra. É uma novidade”, ressaltou o presidente.

Quando questionado a respeito de articulações para eleição indireta, Arnaldo Melo foi categórico em reafirmar lealdade ao grupo político ao qual pertence. “Não faço conchavo, nunca fiz. O grupo que me elegeu a primeira vez presidente, condicionou que eu fosse da base do governo e o grupo que me reelegeu também, dentro do nosso grupo existe esta lealdade e o respeito, é por isso que nós temos hoje um plenário harmônico”, reafirmou.

O líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão, deputado Roberto Costa, também se mostrou surpreso com a decisão de Luís Fernando, mas afirmou que essa é uma questão pessoal. “Nos causou uma surpresa, foi uma decisão pessoal e decisão pessoal não cabe discutir. Ele fez uma avaliação desse novo momento político. Reafirmou o seu compromisso com o nosso grupo político e com o candidato escolhido pelo nosso grupo também”, disse.

Costa também afirmou que o grupo passou alguns dias analisando quem seria a melhor opção para substituir Luís Fernando na pré-candidatura ao governo do estado. “A nossa preocupação era a de encontrar alguém que pudesse ocupar esse espaço que estava sendo deixado. As conversas que ocorreram de sábado para domingo levaram ao nome do senador Lobão Filho. Ela está sendo feita pela força política que ele demonstrou no momento em que estava sendo escolhido”, afirmou o deputado.

O parlamentar Edilázio Júnior também demonstrou bastante surpresa com a desistência do ex-secretário de Infraestrutura. “No primeiro momento foi uma grande surpresa para todos nós que estávamos engajados na campanha de Luís Fernando. Mas de outra forma vem um nome de peso que vai ser oficializado”, comentou Edilázio.

O deputado afirmou que não existe divergência no grupo de deputados da base governista e que agora eles estão trabalhando em prol de um apoio coeso a uma candidatura única. “O nosso grupo é um grupo coeso. As conversas é que vem existindo é que se amadureça o quanto antes”, lembrou o parlamentar.

A Oposição

Entre os parlamentares oposicionistas, a desistência pareceu não causar tanto espanto quanto nos deputados da base governista. Durante discurso na tribuna da Assembleia, o deputado Marcelo Tavares afirmou que já esperava que o ex-secretário não fosse mais o pré-candidato do grupo do governo. “Sei por que Luis Fernando foi obrigado a renunciar. Todos vocês que aqui estão e que são governo, tem teto. Vocês não podem crescer na política do Maranhão. É assim com Arnaldo. Já foi assim com Milhomem, foi assim muitas vezes aqui com o deputado Manoel Ribeiro, por exemplo. Eu sabia que o Luís Fernando não era candidato, porque eles iam puxar alguém do bolso do colete”, ressaltou Tavares.

Marcelo Tavares comentou também a decisão de Roseana Sarney em permanecer à frente do Executivo estadual. “Eu quero dizer senhores deputados se for esta falta de confiança ou essa desconfiança, que motivou a governadora Roseana Sarney a permanecer, ela avaliou errado o cenário. Nós da oposição em nenhum momento pensamos em lançar a candidatura do ex-governador José Reinaldo”, disse o parlamentar.

O deputado Rubens Júnior afirmou que a tática eleitoral da oposição não muda em razão da mudança de cenário governista. “Na essência não muda muita coisa. Eles perderam muito tempo na pré-campanha. O Luís Fernando é um candidato que tinha características que nenhum outro candidato do grupo tinha. Nossa tática não mudou. Ela é de diálogo direto com o povo. O nosso adversário não é apenas um candidato, não é apenas Luís Fernando ou apenas o Edinho. O nosso adversário é um modelo político”, lembrou Rubens Júnior. (Com alteração de O Imparcial

1 Comentário

  1. filho disse:

    BOMBA! BITA DO BARÃO É CANDIDATO DO GRUPO SARNEY.KKKKKKK

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo