22
fev
2019

Principais cargos federais no Maranhão ainda sem definição; confira a relação

Líderes de partidos políticos locais, sobretudo, deputados federais travam uma verdadeira guerra nos bastidores em Brasília na intenção de indicar os principais cargos do governo Federal no Maranhão.

Jones Braga, é o atual comando da Codesvsf/MA e luta para continuar.

São ao menos duas dúzias de órgãos públicos com representação em Brasília e ramificações no Maranhão que possuem orçamentos milionários, confira:

Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Maranhão, desde julho de 2016 sob o controle do ex-prefeito de Nina Rodrigues, o emedebista João Francisco Jones Fortes Braga, indicado pelo MDB e que tem relações políticas com diversos deputados federais. Ele trabalha intensamente para permanecer na função no governo Bolsonaro. Mas, não será fácil, vez que muitos políticos se movimentam de olho no espaço.

Gerardo Fernandes possui pouca força para continuar no Denit/MA.

Dnit – Outro cargo “gigante” do governo Bolsonaro no Maranhão é a superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), desde maio de 2016 na direção do desgastado Gerardo de Freitas Fernandes – originalmente indicado pelo seu primo Deputado Federal Pedro Fernandes (PTB) – mas que hoje tem apoio do deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PR) para permanecer na função. O órgão é um dos mais disputados entre os aliados do atual governo.

blank

Indicação de Cleber Verde, Jorge Aragão enfrenta dificuldade para permanecer.

Incra – A superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Maranhão é alvo de disputa acirrada da classe política maranhense, todos querem fazer suas indicações para o órgão com muito poder político no Estado. A instituição é comandada por George de Melo Aragão, indicação do deputado federal Cléber Verde, presidente do PRB no Maranhão. Foi do Incra que o hoje deputado petista reeleito Zé Inácio conseguiu fazer suas bases políticas. A maior interessada no cargo é a ex-candidata ao governo do Maranhão, Maura Jorge (PSL).

blank

Sérgio Penha saída do comanda da Caixa/MA é certa.

Caixa – A Superintendência Regional da Caixa Econômica no Maranhão (CEF-MA) é outro órgão muito disputado. A direção atual é de Sérgio Penha que deve ser trocado assim que as mudanças iniciarem. A gigante é responsável por muitos recursos, sobretudo, de obras com o Estado e as prefeituras maranhenses. É também a Caixa a grande financiadora de grandes empreendimentos imobiliários entre outras inúmeras atribuições envolvendo verbas públicas. Foi deste órgão que o deputado federal Zé Carlos (PT) conseguiu “visibilidade” para se eleger.  Nos bastidores o senador Roberto Rocha (PSDB) trabalha fortemente para indicar o titular da CEF.

blank

Sem Sarney Filho, Genilde Campagnaro deve ser demita da Seap.

Seap – Com muitos poderes, a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Maranhão (Seap) é outro espaço do governo Bolsonaro muito cobiçado entre os políticos maranhenses. Indicada pelo então deputado federal Sarney Filho (PV) em agosto de 2015, Genilde Campagnaro, é a titular do cargo, entretanto, não deve permanecer.

Funasa – Bem menos importante, porém um espaço estratégico, a Superintendência Estadual da Funasa no Maranhão (Suest – MA) também é órgão de interesse de muitos políticos. A direção atual é do ex-diretor do Detran-MA, André Campos, indicado pelo então Senador João Alberto (MDB).

blank

Dias de Cayus Lucylos no INSS estão contados…

INSS – A Gerência Executiva do INSS em São Luís vem sendo disputada a foice por diversos deputados federais. A instituição é comandada pelo intransigente advogado Cayus Lucylos Matias da Paz Oliveira que assumiu em julho de 2018, indicado pelo ex-Ministro do Meio Ambiente do governo Temer, e ex-deputado federal Sarney Filho.

Temos ainda para indicação política a Superintendência do Banco do Nordeste no Maranhão; Superintendência do Banco do Brasil no Maranhão; Superintendência  do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Maranhão; Superintendência dos Correios no Maranhão e Delegacia Federal do MDA no Maranhão.

E MAIS…

Além desses, existem pelo menos mais uma dúzia de outros cargos da esfera Federal no Maranhão menos cobiçados, porém, com vantajosos salários, portanto, conseguem agregar – ou pendurar – muitos aliados partidários e/ou familiares de políticos.

É o caso da Superintendente Regional do Nordeste da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em São Luís; Unidade Regional da Administração das Hidrovias do Nordeste (Ahinor) em São Luís; Unidade Regional da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt), em São Luís; Unidade Regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em São Luís (MA) e outros…

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

blank

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo