15
set
2015

Pretensos candidatos a prefeitos dos município da Região Metropolitana de SL

Não há novidades políticas nesses três municípios. As suas prefeituras serão disputadas por políticos conhecidos, parte dos quais já encarou as urnas, o que dá aos eleitores bons elementos para avaliar as propostas e, a partir daí, escolher os seus candidatos.

elizianegama

Disputa em São Luís será polarizada entre Edivaldo e Eliziane.

– Com alterações, da coluna Repórter do Tempo

O cenário político da Ilha de Upaon Açu vai pegar fogo na guerra eleitoral do ano que vem. Se em São Luís estão em movimento pelo menos 14 aspirantes à cadeira principal do Palácio de la Ravardière, a começar pelo prefeito Edivaldo Jr. (PDT), que se prepara para brigar por mais um mandato, nos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa o desenho do cenário pré-eleitoral indica movimentação intensa. Nesses três municípios, que reúnem uma população de 310 mil pessoas e dentro dela 150 mil eleitores, preparam-se pelo menos cinco candidatos para cada Prefeitura, desenhando a expectativa de disputas muito acirradas.

Os que querem governar a comunidade ribamarense terão de brigar pela maioria dos seus 81 mil eleitores; os querem governar Paço do Lumiar brigarão pela maioria dos seus 53 mil eleitores, os aspirantes a prefeito de Raposa tentarão conquistar os 16 mil eleitores raposenses. Entre os três cenários há nomes que entram na corrida com larga vantagem, enquanto que há cenários de disputa muito equilibrada e também uma situação em que é difícil antevê o desfecho.

São José de Ribamar

Foto-1-Luis-Fernando-funcionários-da-Sinfra

Em Ribamar, o favorito é o ex-prefeito Luis Fernando Silva (PSDB), que enfrentará Júlio Filho(PMDB), e o advogado Arnaldo Colaço (PSB).

Em São José de Ribamar, que é a quinta maior cidade do Maranhão, estão na disputa, até aqui, o ex-prefeito Luis Fernando Silva (PSDB), o ex-prefeito Júlio Matos (PMDB) – inelegível deve lançar seu herdeiro Júlio Filho, e o advogado  Arnaldo Colaço (PSB). No meio político ninguém duvida de que Luis Fernando Silva voltará ao comando do município na esteira de uma votação maciça, apoiado inclusive pelo partido do governador Flávio Dino (PCdoB). Mas há também – são bem poucos – os que acreditam que o médico Júlio Matos pode ganhar força, embora não haja indícios de que ele venha a ter condições de reverter a tendência pró-Luis Fernando. Arnaldo Colaço, na opinião geral, entrará para cumprir um ritual, já que, para observadores que conhecem a política ribamarense, ele não tem condições de fazer alguma diferença na disputa.

Paço do Lumiar 

Prefeito Josemar e o Vice, Marconi Lopes durante encontro com a Governadora Roseana Sarney

Josemar, Dutra, Gilberto e Caetano: Mais de dois candidatos em Paço do Lumiar favorece o atual prefeito.

Em Paço do Lumiar, o prefeito Josemar Sobreiro tentará renovar o mandato numa guerra eleitoral em que três correntes medirão forças, o que torna o resultado rigorosamente imprevisível. A primeira é comandada pelo prefeito, que tem ao seu lado uma série de aliados. A segunda reunirá o ex-deputado federal Domingos Dutra (Solidariedade) que tem militância na área, principalmente na região do Maiobão, devendo contar com o apoio do PCdoB e, por via de consequência, como a simpatia do governador. E a terceira força será o poder de fogo da família Aroso, que poderá se unir em torno do ex-prefeito Gilberto Aroso (PMDB) ou de Caetano Jorge (PMDB), que tem como principal incentivador o vereador Tiago Aroso, filho da ex-prefeita Bia Venâncio. Em faixa própria, se movimentam ainda José Moraes, que está em busca de um partido, e o Pastor Mota, também à procura de um abrigo partidário. No meio político de Paço do Lumiar é forte a expectativa em relação à posição que tomará os irmãos Fred e Alderico Campos – vereador de oposição, que têm forte influência no município demostrado por diversas vezes nas urnas lumineneses.

Raposa

12029009_922174634529373_1491196385_n

A disputa eleitoral de 2016 em Raposa será entre Talita Laci e Ociléia Paraíba.

O atual prefeito Clodomir de Oliveira dos Santos (PRTB) já avisou que não será candidato, fato inédito na política raposense. A corrida eleitoral em Raposa reúne duas loiras pré-candidatas, os conhecedores das filigranas locais têm certeza que o embate se dará entre dois grupos que há anos vêm marcando fortemente a política daquele município. Um deles é liderado pelo ex-prefeito Paraíba, que deve lançar a filha dele, Ociléia Paraíba (PRB); o outro será liderado por Talita Laci (PCdoB), que foi segunda colocada em 2012, conta com o apoio do pai, José Laci, ex-prefeito e com o aval do Palácio dos Leões. A jovem esteve no comando da Prefeitura por decisão da Justiça Eleitoral durante dois meses e mostrou que tem potencial para governar o município.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

blank

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo