19
mar
2016

Prefeitura de São Luís recepciona turistas de cruzeiro marítimo vindo da França‏

O navio, de bandeira francesa, atracou no Porto do Itaqui, em São Luís, neste sábado, com cerca de 200 passageiros.

DSC_0084A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Subprefeitura do Centro Histórico, recepcionou, neste sábado (19.03), cerca de 200 turistas franceses, que desembarcaram no Porto Itaqui. A Companhia de Policiamento Turístico – CPTUR, também estava presente, sempre proporcionando toda a segurança para os turistas que visitam a capital.

Os turistas foram recebidos ao som do tambor de crioula e, ainda, puderam degustar o tradicional guaraná Jesus, na Central de Informações Turísticas da Setur (Praça Benedito Leite – Centro). Eles, ainda, fizeram um city tour pelo Centro Histórico de São Luís, conhecendo os principais pontos do local.

“Muito simpática a recepção. Pessoas alegres, dançantes. E a cultura da cidade é um espetáculo. O guaraná Jesus então, é uma delícia”, comentou a turista Yvete Beligny.

Jean Marie adorou e declarou que quer retornar em breve. “A beleza da cidade é peculiar e a hospitalidade dos moradores é um atrativo à parte. Tem muita coisa para visitar e apreciar. É uma cidade muito linda, riquíssima culturalmente e de uma população bastante acolhedora”, destacou o francês.

No passeio pelo Centro Histórico, os franceses também tiveram a oportunidade de apreciar sem moderação o artesanato maranhense. São chapéus, bolsas, bijuterias, tudo trabalhado à base da palha de buriti, palmeira típica da região. Além disso, têm miniaturas do bumba meu boi, azulejos pintados à mão e objetos decorativos e utilitários produzidos com fibra, cerâmica e madeira. Difícil foi voltar pra casa sem levar o fruto da criatividade dos artesãos do Estado.

“Estou encantada. A riqueza de detalhes encontrada em cada artesanato, mostra o bem fazer dos artesãos da terra. Eu já fiz minhas compras”, afirmou Clarice Lamartine.

Para a secretária de Turismo de São Luís, Socorro Araújo, a boa recepção desses turistas, assim como de outros que visitam a cidade, é de extrema importância para o turismo local. “Recepcioná-los bem é uma forma de trazê-los de volta. Com os cruzeiros, eles vêm para passar apenas algumas horas, mas com essa recepção calorosa, com certeza sentem vontade de retornar em uma próxima oportunidade. E é com essa hospitalidade e alegria que recebemos a todos que nos visitam”, disse ela.

A agência Maracá Viagens e Turismo, responsável pelo receptivo do navio, acompanhou os franceses durante toda a estadia deles em solo ludovicense. Depois de terem uma amostra da cultura maranhense e do patrimônio histórico-arquitetônico da capital, o grupo segue para Belém/PA, mas levando na bagagem a certeza de uma cidade que tem na sua história um pouco da origem de cada um deles, uma vez que São Luís é a única capital brasileira fundada por franceses.

Ao final da visita, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), ofereceu ao grupo uma apresentação especial do Bumba Meu Boi Brilho da Ilha, na Casa do Maranhão.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade