30
out
2015

Prefeitos dialogam com governador durante I Marcha Municipalista do Maranhão

Flávio Dino anunciou que Prefeituras não mais irão arcar com despesas relacionadas ao setor de Segurança Pública. Demais reivindicações serão avaliadas e atendidas pelo Governo dentro do possível.

DSC_0393 (2)Gestores públicos municipais dialogaram nesta sexta-feira (30) com o governador Flávio Dino, oportunidade na qual receberam a confirmação de que, a partir de janeiro de 2016, Prefeituras não mais irão arcar com despesas (pagamento de combustível de viaturas das Polícias Civil e Militar e custeio de alimentação dos policiais, por exemplo) relacionadas ao sistema de Segurança Pública.

O governador garantiu, ainda, que outras reivindicações — pagamento do restante dos convênios firmados ano passado; custeio dos hospitais de 20 leitos; aumento dos repasses aos municípios para custeio do transporte escolar dos alunos do Ensino Médio – serão avaliadas e atendidas dentro do possível, obedecendo a capacidade orçamentária do Estado que, segundo o próprio Dino, também enfrenta dificuldades financeiras.

“Assim como os municípios, o Estado do Maranhão também está sendo penalizado financeiramente com a perda de recursos. No entanto, temos um planejamento a ser seguido e iremos, sim, atender as reivindicações dentro do possível. Uma delas, já a partir de janeiro, será a questão do fim do suporte que as Prefeituras dão ao setor de Segurança Pública”, afirmou o governador.

A plenária envolvendo prefeitos e o governador ocorreu durante o segundo dia de programação da I Marcha Municipalista do Maranhão, evento promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e que reuniu mais de 200 gestores.

Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da entidade, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), e também contou com as participações de outros agentes da classe política e da sociedade.

Gil Cutrim mostrou ao governador a situação de dificuldade financeira vivida, hoje, pelas cidades maranhenses (somente nos últimos três meses, os municípios perderam mais de R$ 100 milhões de recursos do FPM) e ratificou o compromisso de trabalhar junto com toda classe política no sentido de modificar esta realidade.

Cutrim também apresentou a deputados estaduais e federais reivindicações municipalistas que, a partir de agora, serão trabalhadas na Assembleia Legislativa e em Brasília.

“A Marcha contou com a participação massiva dos prefeitos e prefeitas. Mostramos força e, principalmente, comprovamos que estamos unidos em favor dos municípios. Quero também agradecer o Flávio Dino, que se fez presente e dialogou conosco. Prova concreta de que o governador é municipalista e também está irmanado com os gestores em prol das cidades”, disse o presidente da FAMEM.

Reuniões periódicas – Na plenária, também ficou definido que, a partir de agora, num período de três em três meses, Flávio Dino irá se reunir com prefeitos e prefeitas, através de encontros que serão promovidos pela Federação, para discutir as demandas municipais O objetivo, de acordo com o governador, é estabelecer um canal permanente de diálogo.

Coordenador da Bancada Maranhense em Brasília, o deputado federal Pedro Fernandes classificou a Marcha como um evento pioneiro, grandioso e que já entrou para o calendário político do Maranhão.

“O presidente Gil, os demais integrantes da diretoria da FAMEM e todos os gestores públicos maranhenses estão de parabéns. A Marcha Municipalista refletiu que, hoje, a classe política está mais unida em favor das cidades”, disse.

Prefeitos e prefeitas também aprovaram a realização do evento e classificaram como positiva toda programação.

“Foi um momento histórico. Gestores unidos e mostrando que, através da discussão salutar com os demais agentes políticos, é possível encontrar soluções para os pleitos municipalistas”, avaliou o prefeito de Arari, Djlama Melo.

2 Comentários

  1. WILSON DOS NJOS DINIZ disse:

    PREZADO COMPANHEIRO DOMINGOS COSTA,VENHO MAIS UMA VEZ OCUPAR O ESPAÇO DO SEU BLOG,POIS SEI QUE VOCÊ É UMA PESSOA DE PERSONALIDADE SEM TER O RABO PRESO, POSTEI AGORA A POUCO UM COMENTÁRIO NO BLOG DO DANIEL MATOS NA MATÉRIA QUE DIZ ” DUTRA FAZ PALANQUE NA SINFRA E OS BLOGUEIROS DE PAÇO DO LUMIAR ESTÃO TODOS PRESO A PROPINAS DO JOSEMAU PARA PODEREM SE SUSTENTAREM. EIS O COMENTÁRIO. ” PREZADO BLOGUEIRO DANIEL MATOS, FICO CADA VEZ MAIS ENOJADO COM A PRÁTICA VERGONHOSA QUE VOCÊS bLOGUEIROS DE PAÇO DO LUMIAR USAM PARA DESQUALIFICAR OS MÉRITOS DAS PESSOAS, SERÁ QUE VOCÊS JÁ COLOCARAM A MÃO NA CONSCIÊNCIA (SE É QUE VOCÊS TEM) PARA ANALISAR QUE ATUAL ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO JOSEMAL NÃO TEM NENHUMA OBRA NO MUNICÍPIO FEITA COM RECURSOS PRÓPRIOS. DEIXEM DE SER CANALHAS E PUXA SACOS. DEIXEM DE RECEBER MIGALHAS DO JOSEMAL PARA DESQUALIFICAR AS PESSOAS E PAREM DE MENTIR PARA A POPULAÇÃO. TENHAM PELO MENOS DIGNIDADE.

  2. Arlan soares disse:

    Tira Jefferson portela e põe alguém que tenha pelo menos coragem pq Jefferson portela nao tem nem coragem nem competência

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade