15
out
2013

Prefeito Edivaldo Jr. destaca valorização dos professores

Com a rede formada por 5.683 professores, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Educação, comemora os ganhos adquiridos pela categoria durante a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Os benefícios, conquistados através do constante diálogo com os profissionais, demonstram o reconhecimento da profissão, fundamental para a formação de cidadãos conscientes.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior destacou a valorização da categoria realizada pela atual gestão. “A gestão de qualidade passa necessariamente pela valorização da educação e consequentemente dos professores. Nossa prioridade tem sido melhorar as condições de trabalho, trazer escolas, creches, reajustar os salários, firmar parcerias, criar espaços para o diálogo e construir um novo conceito em educação”, afirmou Edivaldo.

Para o secretário Allan Kardec Dualibe (Educação), o professor é essencial no processo de aprendizado. “Incentivando o aluno a questionar, desenvolver o raciocínio e buscar respostas, os professores promovem o crescimento dos educandos, levando-os a descobrir e aperfeiçoar suas potencialidades enquanto cidadãos e futuros profissionais”, disse.

Entre os benefícios proporcionados para a categoria está o reajuste salarial de 9,5% aprovado pelos profissionais, além de outros adquiridos por meio do Estatuto do Magistério como a progressão vertical e horizontal, adicional por titulação referente aos anos de 2010, 2011 e 2012. A Prefeitura também assegurou o direito a 1/3 de hora atividade e a garantia do pagamento de benefícios aguardados desde 2008.

A professora Helena Duarte, da UEB Saraiva Filho, enfatiza a relevância da conscientização quanto à importância de tal classe profissional. “A garantia dos direitos dos professores é sinônimo de valorização do trabalho desse profissional. Ações como essas são consideradas uma avanço para a categoria e estimulam o professor a se dedicar ainda mais ao trabalho”, ressalta.

Além desses ganhos, outras ações fazem parte da política de valorização dos professores como as constantes formações promovidas pela Semed. Por meio dessas capacitações, a Secretaria tem o objetivo de promover o conhecimento para que os profissionais possam melhor desenvolver suas atividades.

15 DE OUTUBRO

No país, o Dia dos Professores originou-se em 1827 quando, no dia 15 de outubro, o imperador, D. Pedro I, institucionalizou, por meio de um decreto, o Ensino Elementar no Brasil. O decreto também incluía informações sobre o salário dos professores, matérias básicas a serem ministradas e como esses profissionais deveriam ser contratados. Em 1947, 120 anos após o decreto, ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor e a data foi oficializada nacionalmente pelo Decreto Federal de 14 de outubro de 1963.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

 

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo