Moradores do povoado Canto, localizada Ilha do Curupu, também conhecida como Ilha do Sarney – no município de Raposa, entraram em contato com o blog para denunciar que o prefeito Clodomir de Oliveira(PMDB), mandou derrubar a única escola da comunidade, que funcionava como anexo da Unidade Escolar Manoel Batista.
De acordo com a denúncia, vai completar um mês que a “escolinha” de apenas duas turmas onde eram lecionadas aulas do ensino fundamental por somente dois professores, foi “demolida” com a promessa de que no dia seguinte começaria a construção de outra unidade de ensino, mas até agora ninguém da prefeitura apareceu no local.
“A conversa agora mudou, antes o prefeito tinha falado que seria construída uma escola melhor, agora ficamos sabendo que será feita um colégio menor, de somente uma sala, e contará agora só com um professor”, disse o morador que prefere manter a identidade em sigilo para não sofrer retaliação na Ilha.
Mais sobre a Ilha – A 20 quilômetros a nordeste de São Luís, a ilha de Curupu é conhecida como um dos símbolos do poderio econômico da família Sarney. Mas sua área total de 16 milhões de metros quadrados reflete também o contraste social pelo qual se tornou conhecido o Maranhão.
No lado sul da ilha, duas mansões servem de abrigo para o clã maranhense e seus convidados vips. Na face norte, um povoado conhecido como Canto, formado por 30 famílias de remanescentes do local, ainda vive como seus antepassados. Com a permissão do ex-presidente e senador José Sarney (PMDB-AP), a comunidade simples reside ali em casebres de madeira, cobertas de palha ou de telhas de amianto. Os moradores alegam que não têm permissão para construir casas de alvenaria.
0 Comentários