09
out
2020

Pio XII: Após 60 anos de domínio político de duas famílias, Aurélio da Farmácia deve vencer eleições, aponta Escutec

Fundada em 1959, a pobre cidade de Pio XII, 293 km da capital, é governada há mais de seis décadas por duas família que se reversam no poder: Velosos e Batalhas. A cidade vive uma campanha inédita com a disputa de três grupos políticos.

De um lado, o atual Prefeito, Carlos do Biné (DEM) que tenta a reeleição. Carlos é o herdeiro político do ex – prefeito Mundiquinho Batalha, genro do falecido Coronel Pedro Gonçalves, fundador e primeiro prefeito da cidade. Do outro, Lucilene Veloso, que até então odiava a política, mas teve que substituir o marido, o enrolado ex – Prefeito Paulo Veloso que reponde inúmeros processos por improbidade administrativa e foi declarado ficha suja pela justiça. Paulo Veloso é filho do falecido ex prefeito Veloso que governou a cidade por quatro mandatos.

Nestas eleições de 2020, surge um novo nome para disputar a Prefeitura de Pio XII (MA), o jovem empresário do ramo farmacêutico, Aurélio da Farmácia. É a primeira vez que uma terceira via disputa contra duas famílias com chances reais de vitória nas eleições. É o que mostra a pesquisa do Instituto Escutec contratada pelo Jornal “O Estado do Maranhão” feita nos dias 29/09 a 01/10. O levantamento ouviu 400 eleitores e tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança da pesquisa (registrada na Justiça Eleitoral com o número MA 08409/2020) estimado é de 90%.

Espontânea

É a primeira vez que uma terceira via disputa contra duas famílias com chances reais de vitória nas eleições.

Na pesquisa espontânea, Aurélio da Farmácia (PL) aparece com 33% das intenções de votos. Ele é seguido pelo atual prefeito Carlos do Biné (DEM) que foi citado por 27% dos entrevistados e Lucilene Veloso (PP) que aparece com 18%. Nenhum dos candidatos foi a opção de 6% dos ouvidos e não sabe ou não respondeu, 16%.

Estimulada

Já no cenário estimulado, Aurélio da Farmácia obteve 35% das intenções de voto contra 28% do Carlos do Biné (DEM). Lucilene Veloso aparece neste cenário com 21%. Nenhum deles somaram 8% dos entrevistados e não sabe ou não respondeu, 8%.
Outro eventual cenário na disputa em Pio XII foi apresentado ao eleitor. Desta vez o confronto direto com dois candidatos. Neste segundo cenário, entre Aurélio da Farmácia e Lucilene Veloso, o candidato do PL venceria a progressista com 39% contra 29% dos votos.

Nenhum dos candidatos somou 22% e não sabe ou não respondeu, 10%. No confronto entre Aurélio da Farmácia e o atual Prefeito Carlos do Biné, o candidato do PL salta para 41% contra 36% do candidato do DEM. Nenhum dos candidatos somou 15% e não sabe ou não respondeu, 8%. No cenário onde a disputa seria entre Carlos do Biné e Lucilene Veloso, o atual prefeito soma 35% contra 29% da progressista. Nenhum dos candidatos somou 26% e não sabe ou não respondeu, 10%.

Cenário de rejeição

A pesquisa traz ainda o cenário de rejeição. Ao eleitor também foi perguntado sobre a rejeição dos candidatos que disputam a prefeitura de Pio XII (MA). Neste cenário, Carlos do Biné (DEM) tem a maior rejeição com o percentual de 36%. Em seguida aparece Aurélio da Farmácia com 26% e Lucilene Veloso com 24%. Nenhum dos candidatos somou 6% e não sabe ou não respondeu, 8%.

Piores problemas em Pio XII

A Escutec também perguntou aos entrevistados quais os principais problemas de Pio XII. As estradas vicinais foi o item mais citado com 37%, seguido da saúde pública 28% e a falta de emprego 13%.

Votos válidos

Quando é calculado apenas os votos válidos da amostra, o candidato Aurélio da Farmácia chega a 42% dos votos, seguido do prefeito Carlos do Biné com 33% em seguida, Lucilene Veloso com 25%. Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos (nenhum dos candidatos) e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

blank

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo