jan
2020
Pescadores reclamam que há quatro meses feixe de luz do Farol do Araçagi está apagado

Localizado as margens da MA 203, estrada da Raposa o Farol do Araçagi é um instrumentos eficaz de monitoramento e navegabilidade e oferece a linha de posição mais precisa para os pescadores do município.
Construído em 16 de dezembro de 1957, com seus pujantes 40 metros de altura, o Farol do Araçagi em Raposa está apagado literalmente há pelo menos quatro meses e, sem funcionamento, tem desorientado muitos navegantes, sobretudo, pescadores do município que se sentem prejudicados.
A responsabilidade do Farol é da Capitania dos Portos, órgão subordinado a Marinha do Brasil. A secretaria Municipal de Pesca oficializou no dia 11 de dezembro o problema ao Capitão Márcio Ramalho Dutra e Melo, e espera que o feixe de luz que oferece aos navegantes o alcance aproximado de 33 milhas náuticas, ou 60 quilômetros, seja reativado.
A reclamação chegou ao conhecimento da secretária Lavina Lisboa por meio de pescadores que diante da luz do farol apagada enfrentam problemas para otimizar a entrada até o canal. O sinal luminoso, o chamado lampejo, ou disparo de luz, é avistado a cada três segundos, no entanto, há pelos menos 120 dias apagou e é ele que auxilia os pescadores em quais rotas devem percorrer.
0 Comentários