18
out
2018

Pescadores de Raposa são enganados ao tentar sacar seguro defeso

Dep. reeleito Edson Araújo ladeado pela presidente da Colônia, Andrea Coutinho e demais aliados políticos, foram eles que asseguraram antes da eleição que o Seguro Defeso iria sair…

Durante toda esta semana inúmeros pescadores e pescadoras do município de Raposa, veiculados à Colônia Z-53, vêm sendo vítimas de um golpe praticado por uma organização criminosa.

Com Cartas de Agendamento emitida pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS em mãos, os pescadores têm se deslocado até uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) para receber o valor correspondente a R$ 4.770,00 (quatro mil setecentos e setenta reais), dinheiro esse relativo a soma de cinco salários mínimos do Seguro Desemprego ao Pescador Artesanal (seguro defeso).

Acontece que ao chegarem nas agências da CEF os beneficiários do “seguro” são informados que seus valores já foram sacados em outras cidades maranhenses como Codó, Grajaú, Pirapemas e Itapecuru-Mirim. Em outros casos, os atendentes da Caixa Econômica informam que o dinheiro foi sacado em outros estados, como Piauí e São Paulo.

A explicação é descabida, vez que o saque do seguro defeso é intransferível, e portanto, só pode ser retirado pelo titular do benefício.

Indignados com o calote, os pescadores procuram a Colônia – que realizou o cadastramento do “seguro” – mas a entidade não tem dado explicação convincente, os dirigentes da Z-53 pedem apenas que os prejudicados procurem a polícia para registrar queixa.

A situação que mais parece um estelionato, tem gerado revolta daqueles que esperavam por esse dinheiro e davam como certo o recebimento.

O caso ainda vai repercutir, e muito…

E MAIS

O “seguro-defeso”, ou seguro-desemprego do pescador artesanal (SDPA) é uma assistência financeira temporária concedida aos pescadores profissionais artesanais que, durante o período de defeso de determinada espécie, são obrigados a paralisar a sua atividade para preservação da espécie, e em retribuição recebem cinco salários mínimos do Governo Federal.

 

  • LEIA TAMBÉM:

– ESTELIONATO! Edson Araújo e Wolmer pedem votos em troca de seguro defeso que não irá sair

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo