06
fev
2015

Parceria entre Detran-MA e Hemomar reforça estoque de sangue para o Carnaval

Foto 1 - Ademir Soares Detran - estoque de sangue para o Carnaval

Voluntário doa sangue em campanha conjunta do Detran e Hemomar

Às vésperas do Carnaval, o Hemomar conseguiu reforçar o estoque de sangue para atender a demanda do período. Dezenas de pessoas puderam doar sangue na sede do Detran-MA, na capital, em uma campanha inédita promovida em conjunto, pelas duas instituições estaduais. A unidade móvel do hemocentro atendeu durante dois dias no estacionamento do Detran e conseguiu coletar 49 bolsas, quantidade considerada razoável para essa primeira experiência.

Para a coordenadora de coleta externa do Hemomar, Valma Costa, a realização de uma parceria como essa é fundamental. “Em feriados longos, como o Carnaval, aumenta muito a demanda por sangue nos hospitais de urgência e emergência”, alerta a coordenadora.

O Hemomar atende hoje toda a Região Metropolitana de São Luís e cerca de 20 municípios próximos, daí a necessidade constante de realizar campanhas para atrair mais doadores. Em janeiro, o estoque de bolsas no hemocentro maranhense caiu pela metade em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os funcionários do Detran-MA também foram convidados a ser voluntários. “O Detran e o Hemomar têm em comum a missão de salvar vidas, por isso estamos juntos nessa luta”, destacou o diretor do Detran-MA.

Segundo o levantamento do Hemomar, a campanha atraiu também os usuários em atendimento na sede do Detran-MA.  A universitária Gisele Cardoso, que veio ao órgão solicitar a 1ª Habilitação, foi uma dessas pessoas. “Sempre quis doar sangue, mas nunca tive tempo de ir até o Hemomar. Hoje, ao chegar, soube da campanha e aproveitei a oportunidade para realizar minha primeira doação”, afirmou.

Quem contribuiu com o objetivo de salvar vidas, recebeu atestado médico de um dia e teve prioridade no atendimento após a doação de sangue. “Gostei demais da ideia do Detran, principalmente, por pensarem no bem-estar do usuário, que após a doação tem atendimento prioritário, o que estimula a participação na campanha”, ressaltou Antônio José Silva, autônomo.

De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Edílson Cardoso, a parceria institucional entre o órgão e o Hemomar vai se estender durante todo o ano. “Vamos repetir esse tipo de ação em outras datas comemorativas, com o intuito de aumentar as doações de sangue e ajudar a salvar milhares de vidas nos hospitais”, acentuou.

Coleta no Carnaval

Após o período no Detran-MA, o serviço de coleta externa do Hemomar será levado a outros pontos da capital para facilitar o acesso dos doadores que não podem se deslocar até o Hemocentro.

A unidade móvel de coleta externa estará, no sábado (7), na Igreja Batista Alvorecer (São Bernardo). E no período de 11 a 12, na base da Aeronáutica, no Tirirical.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo