24
out
2016

“O governador decidirá”, diz Julião Amin sobre possibilidade de assumir mandato de federal

Auxiliar de primeiro escalão do governo do Estado, o pedetista disse ao blog que espera uma conversa com Flávio Dino para decidir se continua  na secretaria de Trabalho ou assume o mandato de deputado federal.

juliao_amin

Não estar descartado o retorno de Julião ao plenário da Câmara Federal.

Estar previsto até a próxima quarta-feira, dia 26, ás 14h30 o reprocessamento na contagem dos votos da coligação “Todos pelo Maranhão 2” (PDT / PTC / PROS) relativo a eleição de 2014.

O ministro do TSE, Napoleão Nunes Maia Filho, ratificou a decisão do STF sobre o direito de Julião Amin (PDT) assumir o mandato de deputado federal. E encaminhou em critério de prioridade a decisão ao TRE-MA para contagem dos votos de Deoclides Macêdo (PDT), revalidando a coligação e determinando a nova diplomação para a posse como parlamentar.

Com o reprocessamento, na prática, o PDT atingirá o número de votos suficiente que garante duas vagas maranhenses na Câmara Federal. Dessa forma, fica assegurado o mandato de Amin e a primeira suplência ao também pedetista ex-prefeito de Porto Franco, Macêdo.

A previsão é que no máximo até quinze dias Julião tome posse.

Embora setores da imprensa local dão como certo a permanência de Amim como auxiliar de primeiro escalão do governo do Estado, o pedetista não confirmou a especulação, afirmou que tudo dependerá de uma conversa com o chefe do Leões.

“O mandato que foi concedido pelo povo é meu, mas faço parte de um grupo político e fui convidado pelo governador Flávio Dino para exercer o cargo de secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres), então ele é que vai decidi. Porque se ele disser ‘olha Julião eu te agradeço esses dois anos que você contribuiu conosco, mas gostaria que você tivesse o papel lá na Câmara Federal’, aí eu teria que cumprir essa missão”, alertou Amim.

Julião também explicou da expectativa de continuar à frente da Setres. “Se o governador pedir para eu continuar à frente da secretária, não tem problema nenhum, vou continuar”, afirmou.

E continuou: “Então estou nessa dependência da decisão do nosso governador. Sou um companheiro, um aliado. Ele [Flávio Dino] é o coordenador, o chefe político do Maranhão desse processo todo, então é natural que ele seja ouvido primeiro. A gente ficou de conversar mas ainda não teve tempo, ele viaja eu viajo e ainda não nos encontramos”, esclareceu.

Julião Amim e Flávio Dino

Julião Amim deixa a critério do governador Flávio Dino escolher seu futuro político…

Questionado sobre qual seria a preferência, se continua na pasta de Trabalho e Economia Solidária ou ir para o Congresso, Julião Amim desconversou: “Minha vontade está submetida a um interesse maior. Quem me conhece sabe que sempre adotei essa postura, essa prática: Meus interesses pessoais eu nunca coloquei acima dos interesses coletivos. Se fosse isso eu teria tomado outras decisões no passado, mas nunca tomei.”, disse.

Perguntado se caso fique no mandato de federal o suplente não ficaria chateado, Amim derramou elogios ao colega de partido. “É natural que o Deoclides [primeiro suplente] queira dar uma satisfação para o eleitorado dele e ficar no mandato, mesmo porque ele batalhou, buscou, correu para isso. Ele e eu fomos injustiçados. O Deoclides não é um ficha suja, é uma pessoa correta, a vontade dele como político é mostrar serviço para a região”. Elogiou.

Independente da decisão, o ex-presidente estadual do PDT explicou que precisará deixar a secretaria de Estado que ocupa para tomar posse. E antes de finalizar a conversa, deixou escapar que mesmo continuando na Setres montará uma equipe para ficar em seu gabinete em Brasília.  “O dia que eu tomar posse tenho que me afastar, essa é a formalidade. De qualquer forma terei que passar alguns dias lá em Brasília discutindo, verificando a equipe que irá trabalhar comigo.” finalizou.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

blank

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo