29
dez
2013

Notícias do fim de ano, direto de Raposa…

Obrigado!

Ao longo de todo este ano de 2013, o Blog do Domingos Costa, mesmo sob muita dificuldade, conseguiu alcançar algo já mais visto na história recente do Município de Raposa: Liderar, sem sombra de dúvida, a comunicação direta com os raposenses. O blog esteve presente nos principais focos de notícias da Cidade, informamos durante todo o ano os fatos da Política e Curiosidades, mas, nada seria possível sem a participação e colaboração direta dos raposenses, que diariamente entram em contato com o Blog para perguntar, informar, tirar dúvidas e apimentar ainda mais o cotidiano do Município. A felicidade é ainda maior, pois, muitos que não tinham interesse pelos assuntos aqui expostos, agora, diariamente, seja pelo computador, tablets, celulares e/ou smartphones fazem questão de acompanhar as noticias não somente de Raposa, mas de São Luís, do interior do estado e de todo o mundo. Vale ressaltar, que nossos leitores ultrapassaram a barreira da Cidade, do Estado e do Brasil, para se ter uma ideia, o Blog do Domingos Costa é lido, diariamente, em mais de 20 países. Profundamente, obrigado a todos e feliz Ano Novo!

Melhores do ano? Não! Farsa e patacoada de fim de ano!!!

playGente, esse “povo” inventa cada uma! Imaginem vocês que na noite do dia 24/12, três gatos pingados, foram presenciar a entrega do prêmio dos melhores do ano na Choperia Sidney. O evento foi divulgado em cartazes, rádio, carro de som e tantos outros. O resultado foi um fiasco! Somando os presentes, incluído músicos, funcionários do estabelecimento e etc, ao todo, não deu cinquenta pessoas, isso porque estou sendo otimista. Pelo menos a metade dos poucos que estavam lá, foram curtir a banda “Farra de Plays”. Na ocasião foram entregues algumas plaquinhas de PVC aos “homenageados”. Agora adivinhem quais os critérios para escolha? Simples, bastava patrocinar o evento, tipo apoio financeiro. A figura dava R$ 100 ou 200 reais e a comissão de “notáveis”, que, diga-se de passagem, se resumiu a uma pessoa, escolhia o patrocinador como o destaque do ano. Pense num papelão! Coisa ridícula! Tudo não passou de uma armação, na tentativa de passar à sociedade uma imagem desmitificada dos verdadeiros destaques do Município. Alguém precisa avisar pra esse “povinho” que liderança não se impõe, não se forja, mas se adquire, se conquista! Assim que se constrói uma trajetória em cima de alicerces firmes, e não podres, que podem cair a qualquer momento! Fica a dica!

Desvio de função

1462107_491765984271907_867925341_nGente, cada dia descubro uma nova algazarra de funcionários despreparados para ocuparem cargos públicos. Dias atrás, denunciei a má gestão no Jardim de Infância Luis Flávio Brito, localizada no bairro do Garrancho. Desta vez, foi o veículo da Secretaria de Saúde, destinado aos trabalhos da Vigilância Sanitária servir de taxi para funcionários da pasta. Na tarde do último dia 17 de dezembro o veículo Uno Miller branco de placa NXE-3713, foi flagrado no estacionamento das Lojas Americanas na Rua Grande. Você sabia dessa Prefeito Clodomir?! Alô Secretário de Saúde Márcio Greik, cadê você?!

Valeu a experiência

4864b4aa9c3b1686aee74021e62f9d01_LOs cinco pescadores que naufragaram por volta das 8h da manhã da última quinta-feira 25/12, conseguiram sobreviver por uma providência divina! E graça às suas experiências. O “mestre” da embarcação, José Luis Ferreira dos Santos, o Luizinho, 46 anos, conseguiu mesmo em alto mar, manter a tranquilidade entre a tribulação e com um pedaço de compensado que saiu do comando da Biana, boias e botijões, improvisaram uma balsa – estilo jangada – foi dessa forma que conseguiram ficar flutuando em meio às grandes maresias, mesmo sem comer, nem beber, pois a água potável misturou com a água salgada do mar. Até que após o sufoco de cinco marés, chegaram próximo a costa e nadaram até a praia do Meio, localizada entre o limite do Município de São José de Ribamar com São Luís.

Incompetente?

1503998_528032193970562_584608144_nO corpo de Bombeiros do Maranhão e a Capitania dos Portos foram muito criticados por alguns setores da imprensa da Grande Ilha. Mesmo utilizando várias embarcações e dois helicópteros, não conseguiram localizar os pescadores náufragos num espaço não tão grande de buscas. Segundo experientes pescadores, faltou mais competência de ambos os órgãos que não estão preparados para lhe dar com desastres marítimos. E que fique bem claro: Não foi o Corpo de Bombeiros que encontrou os pescadores, e sim o contrário!Na foto ao lado as boias e botijões utilizados para improvisar a balsa, foram recolhidos por uma viatura na Praia do Meio após o regaste dos pescadores.

Solidariedade…

Ainda sobre o desastre que repercutiu grandemente no Município de Raposa, é bom lembrar que o Prefeito Clodomir de Oliveira(PRTB), encaminhou no final da tarde da quinta-feira 26/12, o envio de 10 barcos COPAMAS abastecidas com óleo diesel e rancho – alimentação – para auxiliar nas buscas. Só que, felizmente, nem precisou, pois horas depois, os pescadores náufragos conseguiram chegar à terra firme.

Presídio em Raposa? Só pode ser brincadeira!

blankRapaz, mudando de assunto, os burburinhos na Cidade já são grandes por conta da possível construção de um presídio de Segurança máxima dentro de Raposa. Informações ainda preliminares, portanto, não oficiais, reforçam que a construção do Presídio na Região Metropolitana da Grande Ilha, anunciado pelo Governo do Estado do Maranhão com previsão de conclusão em 90 dias, será no terreno que fica localizado na MA 203, estrada de Raposa, proximidade do CAVU, no bairro do Caúra. Caso seja confirmada a informação, a Unidade Prisional deverá ser a nova “moradia” dos presos de grande periculosidade do Estado. E dona Roseana Sarney pode esperar os manifestos dos raposenses em frente aos Leões.

Lixão? Como assim?

Além da infelicidade do possível presídio, pra completar, seria bom que os raposenses não se surpreendessem se em meados do ano que se aproxima, for implantado uma grande “Usina de Lixo” na Cidade. É que o CISAB – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, prevê que em um dos três Município de abrangência – Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar – será construído o depósito do lixo. Adivinhem para onde vem toda a sujeira? Adivinhem? Isso mesmo! Para nossa querida Raposa, é só esperar e conferir!

Ajudando o próximo

blankA jovem Bianca Lucena que durante todo o ano participou das grandes discussões políticas e sociais do Município, fechou o ano da mesma forma que começou, ajudando o próximo. Muito presente no bairro do Alto do Farrol, Lucena visitou amigos e famílias e levou um pouco de solidariedade a quem mais precisa. Disse quem em 2014, vai continuar desenvolvendo o trabalho que a consagrou como personalidade política na Cidade. “Aos raposenses, desejos votos de grandes realizações, e que o ano novo, seja repleto de saúde e paz” Foram os votos de Bianca.

As lendas mentirosas de Edson Duarte

Gente, o proprietário do aconchegante “Raposa Café”, Edson Duarte, arrumou um novo robin, o cara agora decidiu escrever, melhor, inventar lendas sobre o Município. É cada uma que só o “sete pilas” para criar tudo isso. A iniciativa ganhou grande admiração no facebook e começa fazer sucesso entre os internautas. O blog publicará a série de lendas no decorrer do primeiro semestre de 2014. Aguardem as pérolas.

Raposenses em Maranhãozinho

blankGente, êta povo para gostar de festa viu… Incrível a quantidade de moradores de Raposa que se deslocaram até o Município de Maranhãozinho, a aproximadamente 450  km de São Luís, para ver de perto a dupla Zezé de Camargo e Luciano no dia 21/12, durante o aniversario da Cidade que fica situada às margens da BR 316. Os raposenses eram tantos que se esbarravam em meio à multidão de mais de 15 mil pessoas presentes no show. Vale lembrar, que Maranhãozinho é a Cidade que o candidato a Deputado Estadual Josimar Cunha(PR) governou durante oito anos e, ainda por cima, elegeu seu sucessor, Cunha também é o candidato que será apoiado pelo Prefeito de Raposa. Sempre é bom lembrar os detalhes!

Ociléia encurralada 

o3Por falar em Josimar Cunha, o clima político entre a filha do ex-prefeito Paraíba, Ociléia Fernandes, vice-prefeita de Junco do Maranhão, e o pré-candidato a deputado não é dos melhores. Ociléia foi presenteado com a vaga de vice na chapa do então candidato a Prefeito Aldir Cunha – irmão de Josimar -, agora depois de eleitos, a filha do ex-prefeito de Raposa ganhou certo espaço na administração Municipal de Junco. Acontece que em Raposa, o clima é o pior possível entre a família Paraíba e o Prefeito Clodomir. O presidente da Câmara Eudes Barros – cunhado de Ociléia – acha melhor o grupo não apoiar Josimar Cunha diante da proximidade que tem com o gestor de Raposa. E sobra então para Ociléia, terá que definir seu posicionamento. Se não apoiar Josimar, perderá o espaço no governo municipal de Junco. Se apoiar, entrará em confronto direto com os interesses de Eudes Barros. E agora “raposinha”?

Agora amiguíssimos. Laci intermediou!

DSC01237Gente, para alegria dos que torciam pela amizade do titular do Blog com o agora, ex-forasteiro, Udes Filho, podem comemorar. Por intermédio do ex-prefeito de Raposa José Laci, Domingos Costa e Udes Filho após longa conversa e umas três geladas, selaram a paz. Agora reina a cordialidade entre o blogueiro e o filho do saudoso jornalista Udes Filho e proprietário do Jornal Quatro Poder. Na foto ao lado, aparecem ladeados pelo jornalista Matias Marinho, chefe de comunicação do secretário de Infraestrutura Luís Fernando, durante o evento de confraternização do Blog do Luis Cardoso.

Laurivan mantém a palavra 

IMG_0055Rapaz, o vereador Laurivan do Posto(PCdoB) é homem de palavra e faz questão de manter o que diz. Semanas atrás, o Blog tinha publicado que o parlamentar disse na Tribuna da Câmara que a destinação de 25% do FPM – Fundo de Participação do Município para o CISAB – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico era pouco. O vereador foi muito criticado pela declaração, pois para muitos, o município deveria priorizar outras áreas mais decadentes. Laurivan diz que mantém a palavra e justifica, afirmando que a Cidade tem que ficar limpa, sendo assim, o investimento vale a pena. Em conversa com o Blog, aproveitou a oportunidade para desejar feliz ano novo a todos os moradores da Cidade.

Ano mais violento da história

Raposa completará duas décadas em 2014, mas, nesse ano que finda esta semana, foi de longe o mais violento da história da Cidade. Os assassinatos com arma de fogo somaram dezenas; roubos de motos; carros; residências e a mão armadas chegaram a centenas. Brigas, mortes por arma branca, assaltos a pontos comerciais foram incontáveis. Até assassinato triplo aconteceu nesse ano de 2013. Francisco Cardoso que responde pela Delegacia de Raposa, admite a violência e disse que é preciso uma atuação conjunta para redução desses números. Porém, o que mais assusta os raposenses é a proliferação do tráfico de drogas que parece não ter fim. Uma lastima!!!

Cresceu a população carcerária raposense

pedrinhas-inferno1A consequência de toda essa violência foi o crescimento da população carcerária de Raposa. Isso mesmo, moradores de raposa que cometeram alguma infração e/ou foram condenados pela Justiça e cumprem pena em uma das casas de detenções do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, já ultrapassaram três centenas. Semanalmente, diversas familiares se deslocam até as penitenciarias para visitarem seus filhos apenados. Uma triste e infeliz realidade!

Rosengana!

centopeia (7)A matéria “Governo Roseana Sarney usa estrutura de “Hollywood” para tentar ludibriar o povo e promover Luis Fernando“, que o Blog publicou dia 19/12, repercutiu nos bastidores da Secretaria de Comunicação do Estado e na SINFRA – Secretaria de Infraestutura do Estado. Nas redes sociais, a opinião dos internautas não diverge do Blog. É inadmissível o governo do estado usar tamanha estrutura para fazer um filme fajuto das obras mentirosas para promover o pré-candidato Luis Fernando. Se você não leu, leia agora clicando (AQUI)

Pierre e Lidia ganharam a primeira!

IMG_5551-300x265Os vereadores peemedebistas Pierre de Oliveira e Lidia da Colônia passaram o natal e passarão o réveillon mais aliviados. Tudo por conta da Decisão em primeira instância da Juíza Eleitoral da 93º Zona Rafaella de Oliveira Saif Rodrigues que livrou os parlamentares da cassação requerida pela Coligação “A Esperança Voltou!”, a pedido dos primeiros suplentes Patrício(PV) e Arlete Pontes(PSDB). Mas os vereadores do partido da Governadora Roseana Sarney(PMDB), ganharam somente uma batalha, pois a guerra tem continuidade em segunda instância no TRE – Tribunal Regional Eleitoral, segundo Patrício e Arlete, na Corte Eleitoral a “história” é outra. Então vamos aguardar e conferir.

Em 2014 o bicho vai pegar

blankO líder da Oposição no Município de Raposa, ex-prefeito José Laci(PCdoB), disse que durante o primeiro ano da gestão do Prefeito Clodomir de Oliveira, observou de longe sem tecer muitas criticas ou movimentos políticos. Mas, que passado um ano, em 2014, sua participação enquanto opositor será totalmente diferente. “A responsabilidade de cobrar as promessas de campanha do atual gestor é de todo o Cidadão que reside e sofre com a falta de políticas públicas, pra mim que governei nossa Cidade por sete anos, o peso é maior, por isso podem esperar que em 2014 o bicho vai pegar” Disse José Laci.

Vale a pena ver de novo a ex-delegada de Raposa

nilmarA ex-delegada de Raposa, Nilmar da Gama, que durante muitos anos esteve à frente da Delegacia da Cidade, postou no mês de novembro uma foto curiosa em seu perfil do facebook. Exibindo uma arma metralhadora apontada para cima escreveu: “Eu nasci pra ser Polícia! Polícia é polícia e bandido é bandido. Te amo profissão!”

Árvore de Natal

20131204_222851Durante todo o período que antecedeu o natal, até os dias atuais, a Praça Central de Raposa que leva o nome do pioneiro Chico Noca, está decorada com as luzes do natal sob a representação de uma iluminada arvore. Para os aliados da família Paraíba que zombam da árvore, não custa lembrar que durante os oito anos da desastrosa administração do ex-prefeito Onacy Paraíba, o que se viu foi um pisca-pisca desses que vende na Rua Grande em São Luís exibido em plena praça.

Desordenados…

Rapaz, quando agente pensa que a quantidade de quebra molas existentes nas diversas ruas e avenidas do Município de Raposa vai diminuir, aparece um vereador e apresenta requerimento na Câmara pedindo construção de mais quebra-molas. Êta coisa desordenada!

Ele vem aí…

Pra colocar um pouco mais de “pimenta” nos bastidores políticos e aumentar a bolsa de valores de especulações, informo que o filho de José Laci, o jovem Leonardo Pequeno que está de volta a Cidade e, desta vez, pra ficar, começou ser incentivado por amigos a participar da próxima eleição municipal.

Remi Trinta tá chegando

Outro que está decidido participar da eleição municipal que só acontecerá daqui a quase três anos é o ex-deputado federal Rimi Trinta. O experiente político que recentemente declarou apoio a Flávio Dino está disposto a enfrentar esse novo desafio, inclusive já instalou residência e empreendimentos no Município. Só que Remi, apesar do poder financeiro, é bem mais inteligente que certo aventureiro.

Quem é Davi e Ari?

Gente, dois “personagens” quase não aparecem publicamente na política de Raposa, mas que trabalham nos bastidores, serão temas de futuras postagens aqui no Blog. Davi e Ari, são os nomes das feras, nesse momento, vou dispensar os sobrenomes e o teor das matérias, mas aguardem que vem bronca por aí…

Voltaram, mas temporariamente!

Gente, muitos ex-moradores de Raposa que foram para outros estados em busca de trabalho, estão de volta neste mês férias. Só que é por pouco tempo, logo terão que retornar aos seus postos de trabalho. Outros, pelo fato de não ter a mesma condição de visitar os parentes, decidiram deixar para outra ocasião a visita.

Comparativo da folha

Logo os primeiros meses do próximo ano, o Blog do Domingos Costa, trará uma planilha exclusiva com o comparativo dos salários de todos os Servidores Públicos Municipais com inclusão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Serão publicados os vencimentos antes e depois da aprovação do PCCS.

Novidade em 2014…

O desportista Bad Breu vem com uma novidade no ano que está chegando. Está liderando o processo de criação da primeira Liga Raposense de Beach Soccer (LRBS), a iniciativa de grande importância é fomentar, organizar e profissionalizar o esporte que mais cresceu nos últimos anos na Cidade.

Quem será?

Rapaz, desse jeito a Cidade não vai para frente. Vocês acreditam que certo funcionário da Prefeitura, desses considerados entre os mais babões, está desvaindo galões de tintas e massa corrida e vendendo a preço de banana? Pois é, o blog também está afim de saber quem é o cara! Abre o olho Clodomir! Presta atenção Rabelo!

Agora é R$ 3

Rapaz, basta o salário mínimo aumentar que tudo eleva de valor. Em Raposa não é diferente, a classe de mototaxistas que durante os últimos três anos manteve o frete no âmbito da Cidade ao valor de R$ 2 reais, já está alertando os usuários do transporte alternativo que a parti de 2013, portanto, já nessa semana, o valor eleva 50% e deve ser cobrado R$ 3 reais.

Gente, acabou. Até 2014 com novas notícias da política raposense…

1 Comentário

  1. blank elson barbosa disse:

    e quanto ao fiat uno da secretaria de saúde, já vi algumas vezes ele estacionado numa rua escura e quanto o condutor do veiculo bebia no bar fora do horario de serviço, e isso é rotineiro.

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

blank

 

RÁDIO TIMBIRA

Rádio Timbira Ao Vivo