11
mar
2025

MPMA recomenda exoneração de 11 servidores por nepotismo na gestão Prefeito Tony Brandão em Buritirana

Prefeito Tony Brandão teve medida cautelar revogação em um contrato de sua gestão…

Gestão do prefeito Tony Brandão virou alvo do MP-MA por nepotismo…

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) recomendou ao prefeito de Buritirana, Tonisley dos Santos Sousa, a exoneração de 11 servidores que ocupam cargos comissionados na administração municipal por práticas de nepotismo. A recomendação foi expedida pelo promotor de justiça João Cláudio Silva, após investigações que constataram a nomeação de parentes do gestor para funções estratégicas da prefeitura, em afronta à Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).

A apuração teve início a partir de uma denúncia recebida pela Promotoria de Justiça, resultando na instauração do Procedimento Administrativo nº 000465-002/2024. Segundo o MPMA, o próprio município, por meio do Ofício nº 007/2025-GJM, confirmou que 11 nomeações envolviam familiares do prefeito.

Dentre os cargos ocupados por parentes de Tonisley, estão funções de natureza técnico-administrativa, como Superintendente de Meio Ambiente, Diretor de Divisão e Chefe de Seção, cargos que se enquadram na vedação da súmula do STF. Além disso, o Ministério Público apontou que, mesmo os secretários e secretários-adjuntos nomeados, que poderiam ser considerados cargos políticos, não apresentaram comprovação de capacidade técnica para as funções, levantando suspeitas de desvio de finalidade.

– Nomes envolvidos

Entre os servidores que devem ser exonerados, estão: • Fábio Barbosa dos Santos (cunhado) – Secretário Adjunto de Agricultura; • Fernan Santos Costa (primo) – Secretário Municipal de Educação; • Jardeane Pereira dos Santos (tia) – Secretária Adjunta de Saúde; • Wallison Sá dos Santos (cunhado) – Secretário Municipal de Administração; • Wetylla Zaira (irmã) – Secretária Adjunta de Educação; • Weysla dos Santos Sousa (esposa do prefeito) – Secretária Municipal de Assistência Social; • Railson dos Santos Pereira (primo) – Superintendente de Meio Ambiente; • Bruna dos Santos Ribeiro (prima) – Diretora de Divisão da Secretaria de Assistência Social e Denilson dos Santos Pereira (primo) – Chefe de Seção de Infraestrutura

O MPMA determinou um prazo de 20 dias para que o prefeito exonere os servidores listados e 30 dias para apresentar um levantamento completo de outras possíveis irregularidades no quadro funcional da prefeitura. Caso haja mais nomeações irregulares, elas também deverão ser anuladas dentro desse período.

Além disso, a prefeitura deve enviar à Promotoria de Justiça cópias dos atos de exoneração e, caso não existam outros casos de nepotismo, uma declaração formal atestando a inexistência de novas irregularidades.

O não cumprimento da recomendação poderá resultar em ação civil pública por improbidade administrativa contra o gestor municipal, além de outras medidas judiciais cabíveis.
A recomendação foi encaminhada também à Câmara Municipal de Buritirana, ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, à Procuradoria-Geral de Justiça e à Ouvidoria do Ministério Público.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!