20
nov
2013

Miudinhas políticas direto da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar…

Miudinhas Exclusivas

As notícias miudinhas da política de hoje, são exclusivamente, sobre os bastidores da sessão plenária da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar realizada ontem terça-feira, 19/11, onde 14 dos 15 vereadores aprovaram o Projeto de Lei  nº 037/ 2013 de autoria do Executivo que ratifica o protocolo de intenção e criou o Consocio Intermunicipal de Saneamento Básico – CISAB, matéria trouxe inúmeros questionamento a população…

O excluído.

DSCN9184O Vereador oposicionista Alderico Campos(DEM), que teve acesso ao anexo do Projeto CISAB somente durante a discussão já em plenário, reclamou da Tribuna da Câmara que foi excluído da reunião onde o Prefeito enviou a Procuradora Adjunta do Município Jackeline Aguiar da Silva para tirar a dúvida dos vereadores sobre o assunto. Ninguém o avisou do local e horário do encontro. Os “esclarecimentos” aconteceram na noite antecedente a votação na sede da Câmara. Segundo “as más” línguas, teve vereador que não saiu convencido do encontro, queria a todo custo a presença do Prefeito para convence-lo. Hum, sei, então tá..$$$

Melhor se tivesse ficado calado!

leonardo bruno1Pior que não ter convidado o Vereador de oposição para a reunião “secreta”, foi a justificativa do Presidente da Casa. “Alderico não foi convidado porque já tinha demonstrado por várias vezes seu voto, publicou seu voto dizendo que já estava convencido, daí não vislumbramos a necessidade de convidar o vereador de oposição porque já tinha adiantado seu voto, ele não tinha dúvida nenhuma” disparou Leonardo Bruno.  E quer dizer que para participar de reuniões sobre debates de Projetos na Câmara não é preciso está convencido do que é melhor para o povo? Que quer isso Presidente!?

Mandatos do CISAB.

Segundo o Projeto aprovado, a presidência do Consórcio será divida em dois biênios, o primeiro estará sob o controle do Prefeito de São José de Ribamar Gil Cutrim(PMDB), o segundo ficará sob a gerência do “pofeçor/policial” Josemar Sobreiro. Fico pensando… Como seria o “pofeçor/policial” na Presidência de um Consórcio Intermunicipal. Pura intelectualidade. Vixe maria!!!

“Se bota e se tira” 

MARINHO - PEDOFILOO Vereador Marinho do Paço(PP) subiu a Tribuna para justificar que iria votar a favor do Projeto – assim como o fez – alegou que o CISAB irá trazer empregos para o Município e aproveitou a oportunidade para deixar claro que estava votando para implementação de estudos e não na criação de taxa do lixo, “Esta casa tem o poder de aprovar e desaprovar, botar e tirar essa empresa” Disse o vereador. Só que alguém precisa informar o nobre Edil que a história não é bem assim…

“Maria vai com as outras”.

DSCN6400Rapaz, nunca vir tanta lambança e falta de coerência ao mesmo tempo, como nas palavras da vereadora Vanusa(PRB), depois de muito blá, blá, blá e contar parte de sua curta vida política, disse que iria votar a favor do Projeto, justificou seu voto afirmando que a maioria dos vereadores votariam pela aprovação, e ela, sempre vai acompanhar a maioria,  sem querer, a nobre vereadora disse em outras palavras que não passa de uma “maria vai com as outras”.

“Quem recebe bolsa família será isento”

Uma curiosidade marcou o término das palavras atrapalhadas da Vereadora Vanusa, que inclusive, diga-se de passagem, é 3º Secretária da Câmara de Vereadores. Leu uma justificativa sem pé nem cabeça, provavelmente escrita por outro sem noção assim como a parlamentar. De repente, a estulta disparou: “Eu conversei com o Prefeito Gil Cutrim e ele me disse que os moradores que recebem bolsa família ficarão isentos da taxa do lixo” Disse a Vereadora, para “surpresa” dos colegas de parlamento. Na galeria todos ficaram sem entender nada, pois, a discussão entre os governistas tentava deixar claro que não estavam votando na criação da taxa do lixo.

Wellington preocupado…

DSCN6429Entre todos os vereadores da base do Prefeito que votaram a favor do Projeto, o Vereador Wellington Souza(PSB), foi o único que falou dos problemas históricos de esgotamento, lixo e abastecimento de água, que segundo ele, está incluso no CISAB. Justificando seu voto, Souza disse que a Câmara vai pedir a reversão e se auto-excluir do Consórcio caso não seja assegurado os benefícios para a população de Paço. E lembrou: “Existe Lei Municipal que assegura, obrigatoriamente, todas as empresas que prestarem serviço no âmbito do Município manter uma escritório na Cidade para atender a população.” Disse o vereador Wellington Souza como uma exigência ao Cisab.

Vereador “independente”?

972144_372450459521348_99098992_nO Vereador Marcelo Poeta(PHS), que diz não fazer parte do Governo, nem da oposição, mostrou sua “independência” votando em um projeto de interesse do “Pofeçor/policial” Josemar Sobreiro. “Sou justo e voto no certo” disse o Vereador da Tribuna da Casa. Pois bem, o vereador disse ainda, que a Câmara de Paço estava de parabéns, pois, retirou o projeto de pauta para discutir mais sobre o assunto… Aproveitando, Poeta ainda disse que não haverá cobrança da taxa do lixo, e se o prefeito mandar o projeto, ele votará contra. Só será a favor no dia que a Cidade tiver “Ares Londrinos”.Vixe que Xique!

Não houve participação popular!

O vereador só esqueceu que a discussão em torno dos benefícios e malefícios do Projeto, teriam que ser discutidos, não somente com os edis, e sim, com a participação popular, de preferência numa ampla audiência pública, com setores da sociedade civil organizada, o que em momento algum aconteceu. O presidente da Casa, em entrevista ao Blog, disse que a audiência pública vai acontecer no momento adequado, agora não seria necessário, pois os vereadores representam perfeitamente o povo. Xiiiiiii……

Foram eles que votaram a favor

Abaixo, a foto dos 14 Vereadores que aprovaram destinação de até 25% dos FPM ao desconhecido Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico – CISAB, dando cheque em branco para o Prefeito e o primeiro passo para a criação da taxa do lixo. São Eles em ordem: Marcelo Poeta; Marinho; Leonardo Bruno; Itaparandi; Jorge Brito; André Costa; Jorge Maru; Silvia Inácio; Miau; Wellington Souza; Campelo; Charuto; Vanusa e Orlete.

André Costa, - Cópia - Cópia - Cópia

Lei específica para criar ou não…

Para a Procuradora adjunta de Paço do Lumiar, Jackeline Aguiar da Silva, entrevistada pelo Blog, não está descartada a criação da taxa do lixo, mas pra isso, é preciso Projeto de Lei específico, explicou: “Taxa é um tributo e precisa ser definido em lei especifica que estipule o fato gerador, a base de calculo e a alíquota, se vocês perceberem não há qualquer definição de alíquota, o consócio foi formado para definir estudos a respeito do saneamento e do tratamento de resíduos, a parti desses estudos é que se vai gerar uma alíquota e isso vai gerar uma Lei especifica que virá a Câmara para definir taxa ou não de resíduos sólidos.” Disse.

Tão confundido as coisas…

Gente, quem colocou na cabeça dos Vereadores de Paço do Lumiar que o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico – CISAB irá criar uma cooperativa de catadores de lixo? Cooperativa é iniciativa da sociedade civil organizada, não é competência de Consórcio! Outras indefinições que ainda pairam na cabeça dos Vereadores, de acordo com o demostrado na sessão, é o local onde será construída a Usina de Resíduos Sólidos. Segundo informes, até agosto do próximo ano tudo estará em pleno funcionamento, como diz o Protocolo de Intenções. Será?

Itaparandi quase a favor, mas é contra!

joseO vice-presidente da Câmara de Paço, Itaparandi(PTB) que tem uma incrível semelhança com o vice-presidente da Câmara de São Luís, Astro de Ogum(PMN), falou ao Blog dos benéficos do Projeto de Lei  nº 037/ 2013: “Só em não ter mais o lixo em céu aberto como o que está no Iguaíba em Paço do Lumiar, gerador de muitos problemas de saúde para a comunidade, já é um grande benefício. A qualidade de serviço e o trabalho técnico que será feito, levando um beneficio para a sociedade e a geração de renda é um lado que muitos não estão olhando. Os nossos lençóis freáticos já estão comprometidos. Se isto me trouxer qualidade de serviço bem equilibrada, eu não me oponho em pagar uma taxa de lixo, e mais, acredito que a sociedade luminense se tiver o serviço de qualidade, também  poderá pagar. Mais essa é outra história, é outro Projeto de Lei que vem pra esta casa, isso não está sendo votado hoje, o que está sendo votado aqui é a intenção do Projeto. Não vamos confundir uma coisa com outra!” Afirmou. Ao final da rápida entrevista, quando interrogado pelo Blog se era a favor da taxa do lixo, Itaparandi foi enfático: “Sou contra a Taxa do Lixo!” Aí eu encerrei a entrevista, pois, não entendi mais foi nada, ora é uma coisa, ora é outra.

Polêmica: Tá na Lei! Mas não tá! Como assim?

anexo II (1)A polêmica da sessão ficou por conta do anexo II, do Artigo 1º, que diz : “Fica instituído a Taxa de Resíduos Sólidos – TRSU”.  Para os Governistas, se esse artigo não estiver na Lei, futuramente quando o Prefeito quiser instituir a taxa não será possível, o artigo funciona como uma espécie de complemento fundamental da Lei. Já para o Vereador Alderico não há dúvida da criação da Taxa do Lixo. “Ora, se está na Lei e foi aprovado então foi criado, não tem o que discutir, quer dizer que está escrito mais não é?” Argumentou Campos.

Aprovou ou não?

A dúvida da população luminense é a seguinte: Os vereadores aprovaram ou não a taxa do Lixo? Até enquetes nas sedes sociais já foram criadas, indagando a população se é a favor ou contra a taxa do lixo. E você, concorda?

Paço em Foco

Os que ainda não acompanham as entrevistas do Blog na Câmara de Paço do Lumiar, está tudo no site Paço em Foco, veja:

Leonardo: “Gato de botas”

gato_de_botas_shrek_f_003Gente, aparência é algo mesmo incrível. Quem observou atentamente as palavras do Presidente da Câmara Leonardo Bruno(PPS), logo lembra do gato de botas do filme Shrek. É que o homem de fala aparentemente mansa, cara de coitadinho tenta mostra uma aparência que diverge totalmente da realidade. Tomem cuidado povo luminense!

Câmara atrasada!

Percebi que a Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar é uma das poucas – se não a única – onde a mesa dos Vereadores não possui microfone individual para os parlamentares. O vereador que precisa solicitar à parte ao colega de parlamento tem que esperar um microfone que fica rolando de mesa em mesa. Um desconforto geral. Que coisa hein!

Jovens só na aparência. Atitude que é bom nada!

marinhoRapaz, me decepcionei com os vereadores mais jovens da Câmara de Paço, Miau(PCdoB) e André Costa(PSL), pensei que os parlamentares iriam pelo menos subir na Tribuna para justificar seus votos, nem isso fizeram. Pelo visto, a juventude não falou alto, e os vereadores jovens prefiram afirmar de suas mesas: Aprovo! Uma lastima. Melhor, duas lastimas!!!

Revolta da população

Em muitos momentos durante a sessão, o Presidente da Casa teve que pedir silêncio para a Galeria que não se continha, aqui, alí, um gritava: “Esse Prefeito Josemar não tem compromisso com o povo”. Um dos mais eufóricos era o radialista Américo do Paço.

Charuto dorminhoco?

blogger-image-583728583Gente, que coisa esquisita! Sem qualquer preconceito, mas o Vereador Charuto(PSD) com um chapéu tipo vaqueiro e um óculos escuro, em plena sessão plenário, é um tanto quanto, digamos, diferente. Segundo fontes luminenses, direto da Galeria da Casa, é uma forma do vereador dormir durante as sessões sem que ninguém perceba. Será? Eu mesmo não acredito não!

Poxa, acabou. Até a próxima gente…

 

3 Comentários

  1. blank Wilson Diniz disse:

    Prezado Companheiro Domingos Costa algumas pessoas andam comentando que os 25% do FPM de Paço do Lumiar repassado ao Consórcio Odrebrecht, volta para o Prefeito josemala para o mesmo dividir com os vereadores que votaram no projeto.

  2. blank Wilson Diniz disse:

    Domingos Costa, já fui eleitor e aliado do Ex. Deputado Domingos Dutra, hoje não sou mais, mas dizer que o Ex. Deputado nunca deu um prego numa barra de sabão como disse o imbecil do Edgar Ribeiro, vou mostrar alguns fatos: Posto do INSS no Maiobão – emenda parlamentar, Reforma da Feira do Maiobão – emenda parlamentar todas de Dutra, criação da Comarca de Paço do Lumiar – projeto de Dutra, ora Edgar gostaria de saber se é você ou Rilton quanto vocês estão recebendo da profeço Josemala para estarem se matando pra ver que puxa mais saco do prefeito joselixo.

  3. blank WILSON DOS NJOS DINIZ disse:

    Companheiro Domingos Costa gostaria de esclarecer que na audiência realizada nesta sexta feira, 09/10/2015 na camara municipal de Paço do Lumiar o Inexpressivo Vereador MIAU somente atacou o Ex-Deputado Dutra e disse que o Prefeito Josemar estava preocupado com as Tarifas da conta de água, gostaria de saber deste Vereador Maria vai com as outras, porque que a ODEBRECHT ELABOROU a planilha de valores da conta d’água encaminhada ao prefeito e aprovada pela camara municipal. Vereador Capacho, sai do PCdoB e vai cair nos braços do teu padrasto o Prefeito JOSEMAU.

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

blank

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo