24
set

Miudinhas direto de Raposa…






Os candidatos da prefeita Talita Laci…

– Candidatos do Laci

Faltando duas semanas para a eleição, no município de Raposa o cenário político está desenhado. O grupo do ex-prefeito José Laci é, indiscutivelmente o maior e, naturalmente, mais forte. Os candidatos apoiados pela prefeita Talita nesta eleição, são: Andreia Rezende (deputada estadual); Márcio Jerry (deputado federal); Eliziane e Weverton para o Senado, e é claro, Flávio Dino para governador.

 Candidatos do Eudes

O ex-presidente da Câmara Eudes Barros, acompanha Josimar de Maranhãozinho e Detinha, federal e estadual respectivamente. Para Senador, não se sabe ao certo os nomes que o genro do ex-prefeito Paraíba apoia. E para governo, apesar do seu próprio grupo não acompanhá-lo, Barros diz que vota em Flávio Dino a pedido do presidente estadual do PR.

– Candidatos de Ociléia

Já a filha do ex-prefeito Paraíba, Ociléia Fernandes acompanha Carlinhos Florêncio para deputado estadual, e este curiosamente é do PCdoB, e vota em Victor Mendes para deputado federal. Para o governo, a ex-candidata a prefeita morre de amores por Roseana, e nos seus candidatos ao Senado: Lobão e Sarney Filho.

– Outros candidatos

Diversos outros lideres políticos locais apoiam candidatos próprios, como é o caso da presidente da Colônia de Pescadores Andreia Gonçalves, com Edson Araújo e Volmer Araújo. E o ex-vereador Moreira, que acompanha Jota Pinto e o Júnior Marreca Filho. O também ex-vereador Doutor segue com Edilazio (federal) e Marcos Caldas (estadual). Já o empresário João Bragança, acompanha Sergio Frota para deputado estadual. E o ex-prefeito Clodomir vota com Detinha e João Marcelo, estadual e federal, nessa ordem.

– Páginas Fakes

O ex-prefeito José Laci pedirá na justiça a retirada de pelo menos três páginas fakes do ar. São páginas que proliferam dia e noite mentiram contra a gestão municipal, as chamadas “fakes news”. A retirada desse tipo de página do ar é uma tendência nacional levando em consideração a política de uso da empresa Facebook.

– Bloco na rua

Foto de drone mostra o tamanho da decepção do ato de Roseana na Raposa…

Até agora os três principais grupos políticos da cidade colocaram o bloco na rua. Talita abriu a porteira logo no primeiro dia de campanha, 16 de agosto. Ela realizou um ato no Centro em caminhada com o governador e seus aliados até o Porto do Braga (LEMBRE), o evento reuniu milhares.

– Bloco na rua I

Em segundo, foi Eudes Barros, realizou na semana passada (19 de setembro) uma carreata da Pirâmide até a Praça Central, seguida de um  comício. O movimento de Eudes foi tímido, porém, demarcou seu território. A última a realizar atividade de campanha foi Ociléia Carneiro, ela trouxe Roseana para o município, mas acabou decepcionando. Esperava-se pelo menos mil pessoas no evento, mas conseguiu reunir algo em torno de 500 participantes como mostra a imagem aérea ao lado.

– Para presidente

A eleição de presidente da República é livre em Raposa. Nenhum grupo político pede voto abertamente para qualquer que seja o candidato. A tendência natural será Haddad em primeiro, Bolsonaro em segundo e Ciro em terceiro. Esta é a análise particular do titular do blog.

– Desmanche

O grupo político do ex-prefeito Paraíba é tão frágil que a presidente da Colônia apenas com promessa de Seguro Defeso tem feito estrago. Andreia tomou diversas lideranças ligadas a ex-candidata Ociléia, que vê seu grupo desmanchar. Por conta da cooptação de lideranças, Ociléia não quer ouvir falar em Andreia.

– Não participou

Andreia, que por sinal não fez questão de participar do ato da ex-governadora Roseana na Raposa, não foi vista na concentração, tampouco no percurso e, sequer, no comício no Porto do Braga. Pelo visto a zanga entre as mulheres é recíproca.

– Quer ser prefeita

Por falar em Colônia de Pescadores, a presidente da entidade parece ter batido a cabeça. É que ela anda pregando que será candidata a prefeita de Raposa. Como dizem os mais experientes, “não sabe que o buraco é mais embaixo”.

– Invejosos?

Sem criatividade, o grupo Paraíba decidiu fazer o comício no qual participou Roseana Sarney – que por sinal foi decepcionante – no porto do Braga, local escolhido no mês passado pela prefeita Talita Laci para receber o governador Flávio Dino. Êta povo invejoso! Quem estava perto da ex-governadora ouviu o momento que ela elogiou o trabalho feito pelo Estado e Município nas ruas do bairro, antes repleta de buracos e crateras. “Ficou bonito, pelo menos isso eles fizeram”, teria dito.

– Creche do Porto do Braga

A prefeitura irá emitir uma nota de esclarecimento para explicar os reais motivos da paralisação da creche do Porto do Braga. De certo que o atraso na obra se deve a interrupção do processo licitatório com a empresa que estava executando. Os serviços devem iniciar ainda esse ano, conforme cronograma da Secretaria de Infraestrutura.

– Araçagy 

Após anos perdendo a eleição no Araçagy, o grupo Laci deve reverter o quadro. Com a vereadora Rosa e mais recentemente a ex-vereadora Lavina no “grupo 65” somado ao que já tinha e, incluindo outras lideranças locais que agregaram, a tendência é uma mudança na cenário político da comunidade, obviamente, favorável ao grupo da situação.

– Vice de Ociléia e Eudes com Talita

Professor Afonso foi vice de Eudes; Já o empresário Osmar do feirão foi candidato a vice na chapa de Ociléia

Para se ter noção do quanto o grupo Talita mais ganhou do que perdeu após o resultado da eleição municipal passada, além da adesão de cinco vereadores que eram de outros grupos e mais de 30 lideranças de diversos bairros, o grupo Laci também fechou compromisso com os dois ex-candidatos a vice-prefeitos nas chapas adversárias. São eles: Osmar do Feirão – que era companheiro de Chapa de Ociléia – e Afonso, vice de Eudes.

– Troca-troca 

É absolutamente normal uma pessoa, lideranças ou famílias mudarem seus posicionamentos na política de Raposa. Na verdade, esse comportamento é natural e histórico na cidade. Perder quem esteve por anos e ganhar outros que foram contrários pelo mesmo tempo faz parte do sistema político local e de todos os grupos. O que importa, ao final, é saber quem perdeu e ganhou mais. E comprovar se as adesões e/ou perdas resultaram em votos nas urnas.

– Laci em campo

A nova especialidade do ex-prefeito José Laci é tomar votos. Explico: O experiente político, verdade seja dita, o mais vitorioso da história da Raposa, percorre casa em casa na busca de famílias que não o acompanharam na eleição passada. “Quero manter o que tenho e também pegar os votos de fora, porque tirar um voto deles é o mesmo que ganhar dois aqui”, tem dito Laci a aliados.

– Político de bastidor 

O filho mais velho de Laci, Leonardo Pequeno é o responsável por tratar com aliados que estão ou estavam descontentes com o grupo Laci. Cabe a Leo a articulação direta com essas pessoas. E tem dado muito, mais muito certo! Habilidoso, Leo sabe fazer o jogo político de bastidor como poucos.

– Asfaltamento

A Avenida Carajás, na qual está situada a maior escola de Ensino Médio do município, será asfaltada ainda esse ano, do começo ao fim. De acordo com o secretário Fabrício Oliveira, o Diovo, tudo será feito com recursos próprios. Outras três ruas de grande circulação serão recuperadas. Avenida Principal do Jardim das Oliveiras, a rua Newton Belo – que passa pelos Eucaliptos – e a terceira é a Rua 15 de novembro, que inicia na Mansão do Bispo.

– Investimentos 

Maior empresa de eventos do Maranhão, a “4 Mãos” começou as tratativas com setores da prefeitura para realizar seus eventos no município de Raposa. Promessas de grandes shows e investimentos para a cidade.

– Aniversário da cidade

Por falar em festa, no próximo dia 10 de novembro a cidade de Raposa deve parar! Nesta data será realizado uma grande festa em comemoração aos 25 anos de emancipação política das terras raposenses. A divulgação do evento já começa a partir da próxima semana.

– Clodomir reapareceu 

Clodomir segura bandeira e a esposa faz sinal de vitória…

Considerado o pior prefeito de toda a história da Raposa, Clodomir reapareceu na política local. Ele foi presença generosa e garantida no alto do trio principal do ato organizado pela ex-candidata Ociléia para Roseana, Sarney Filho e Lobão. Ao lado da esposa, ex-secretária de Finanças, Maria Ivonete, e da ex-secretária de Administração da gestão Paraíba, Inês Carneiro, Clodomir segurava uma imensa bandeira de Roseana.

– Desfalque 

A prefeita Talita Laci está ausente há dias das ruas. A gestora vem despachando os assuntos administrativos municipais em casa. De “resguardo” após o nascimento da pequena Marina Laci Rezende, filha dela com o prefeito de Barão de Grajaú, Gleydson Rezende, a chefe do executivo municipal é um desfalque do grupo Laci nestas eleições. A ausência da prefeita na campanha estadual é sentida, no entanto, ela deixou tudo organizado e bem articulado com o pai e o irmão.

– Corpo a corpo

A prefeita Talita é muito forte em campo, sobretudo, no corpo a corpo, isto é, quando a campanha ganha as ruas. Muito querida, ela conquista o eleitorado com seu carisma e simplicidade. Faltando 15 dias para a eleições é provável que a gestora ainda consiga fazer os últimos cinco dias de campanha, que são os mais decisivos.

– Fragilidade

O grupo Ociléia está tão reduzido que precisou de eleitores de Eudes, Clodomir e Andreia para alcançar 500 pessoas na passeata que ela organizou para a ex-governadora Roseana, Lobão e Sarney Filho. Inicialmente, falou-se em multidão, mas bastou olharem as fotos de drone para mudarem de ideia.

– Empenho 

Impressiona o empenho do ex-vereador Márcio Greyck na campanha dos candidatos da família Laci. Indicado pela prefeita Talita para coordenar junto com mais um grupo de aliados os trabalhos políticos nesse período eleitoral, o ex-parlamentar não tem medido esforços para arregaçar as mangas e cair em campo.

– Limpeza pública

Um dos setores que mais evoluíram na gestão municipal atual foi a limpeza pública. Além dos serviços com veículo coletor, que aliás, nunca tinha existido em Raposa, o setor implantou seis cestas de lixos gigantes em pontos estratégicos, que ajudam muito na hora do recolhimento e não deixam o lixo amontoado onde antes a situação era precária. Isso sem falar no cronograma de recolhimento feito pelo diretor do departamento, Denis Souza.

– Beka Rodrigues

Setores da oposição bem que tentaram jogar o presidente da Câmara, Beka Rodrigues (PCdoB), contra a prefeita Talita Laci criando situação notadamente inexistente. Logo o parlamentar veio a público e deixou claro que não abre mão de estar com Laci e votar nos candidatos do grupo.

– Alan zangado 

Quem está chateado é o vice-prefeito Alan da Madeireira. O motivo ainda é desconhecido, mas de certo que o vice – amante de futebol e boliviano – decidiu apoiar o presidente do Sampaio Correia, deputado estadual Sérgio Frota. Ao tomar conhecimento da situação, o líder político José Laci disse que não existe crise com Alan, apenas uma situação desconfortável que logo será resolvida. “O Alan é meu amigo e, disso, eu não abro mão, da amizade dele”, comentou Laci sobre o vice.

– Eleição calma

Apesar do clima quente de bastidor, nem parece que Raposa está há duas semanas da eleição. Com pouca movimentação de rua, e até agora apenas três atos políticos organizados pelos grupos políticos, a cidade é uma calmaria só quando se trata de eleição.

– Só um comitê

Por falar em eleição, apenas o grupo Laci montou comitê, fica na Avenida Principal, antiga Mansão do Bispo. Nenhum outro grupo político organizou algo do tipo. A análise é simples e prática: Em eleições anteriores, mesmo na oposição Laci não hesitou erguer seu comitê e levar o povo para dentro, já os ex-mandatários parecem que desaprenderam a fazer política sem o poder, por medo ou porque não querem gastar.

– Ociléia lisa?

A ex-candidata Ociléia Fernandes não quer gastar nestas eleições. Aliados que vivem se reclamando pelos cantos dizem que a  filha do ex-prefeito Paraíba alega falta de dinheiro. “Ela não tá dando nada para ninguém, quer tudo de graça, acha que o povo é besta para votar nos candidatos dela e nada ganhar. Eles passaram foi oito anos no poder, esse desdobro não cola, eles têm dinheiro sim não querem é gastar”, (sic) disse um eleitor revoltado ao blog.

– Iluminação em led

A iluminação em led implantada pela primeira vez na história ao longo de toda a extensão da estrada da Raposa (MA 203), do Alpha Ville até a escola Santo Antônio, irá se estender pela Avenida Principal até a parte interna do Viva Raposa. O serviço tem digitais da prefeita Talita.

– Humilhação 

Ocileía falou, mas a palavra não foi franqueada ao ex-prefeito Clodomir…

Foi pura sacanagem o que fizeram com o ex-prefeito Clodomir. Impediram o ex-gestor de falar durante o mini-comício de Roseana no Porto do Braga, realizado neste domingo (23). Embora tenham deixado o ex-gestor subir no palco, não permitiram ele se aproximar do microfone e sequer ficar na linha de frente. Não se sabe se a ordem veio da própria coordenação de campanha de Roseana ou da ex-candidata Ociléia.

– Reforma da Unidade Mista

Muito acelerada a reforma da Unidade Mista Dra. Nemércia Dias Pinheiro, o local passa por serviços estruturantes e ganhará novos equipamentos, inclusive, para o corpo de funcionários, que irão prestar serviço com o devido fardamento.

– Reforma da Praça Central

O secretário municipal de Infraestrutura, Fabrício Diovo, anunciou a reforma da Praça Central Chico Noca. O local ganhará uma nova “roupagem”, iluminação de led e arborização novinha. Os serviços devem começar assim que a licitação for concluída.

– Cidadã raposense 

Há quase uma década no comando da Comarca de Raposa, a juíza Rafaella de Oliveira Saif receberá nesta terça-feira, dia 25, o título de cidadã raposense. A honraria mais que merecida é de autoria do vereador Laurivan do Posto.

One Response so far.

  1. Henrique disse:

    Eu acho q nós sempre ganhamos a eleição aqui no Aracagy sem eles, mas vc diz q não, então tá!