05
mar
2021

Miudinhas direto de Raposa…

– Câmara quer prejudicar o povo 

Vereadores que se dizem oposição atuam para prejudicar população...

Vereadores que se dizem oposição atuam para prejudicar o povo.

É incrível como parte da Câmara Municipal de Vereadores de Raposa está sedenta para massagear o ego de alguns parlamentares em detrimento do povo. Em 2020, por exemplo, a população foi prejudicada pela interrupção no fornecimento de água por conta do corte de energia nos poços, dado o alto débito com a Equatorial (Cemar). Logo que assumiu, o prefeito Eudes Barros reuniu com a empresa fornecedora de energia e renegociou o débito, porém, a Mesa Diretora da Câmara insiste em não aprovar a renegociação. O que os vereadores querem? Que o povo fique sem água?

– Salário de Vereadores 

Por falar em Câmara de Vereadores, a questão do aumento e não pagamento dos subsídios dos parlamentares ainda vai gerar muitos desdobramentos. Arrisco afirmar que irá parar na justiça. Entenda: A Câmara aprovou ainda em 2020 o aumento do salário dos 11 (onze)  vereadores que subiu de R$ 3.500,00 para mais de R$ 7 mil. Então, a prefeita Talita Laci antes de deixar o governo sancionou o projeto e, portanto, se tornou Lei Municipal. Ocorre que agora em 2021, passado três meses, nenhum vereador recebeu o aumento. Todas as outras Câmaras de vereadores espalhadas pelo Maranhão que aprovaram o aumento estão pagando a diferença, e na contramão, apenas no parlamento raposense a Lei não está sendo cumprida. Esse caso ainda vai render, e muito! Em outro post – exclusivo – o Blog do DC irá explicar o que levou a “nova” Mesa Diretora não pagar o aumento em Lei. Divulgaremos, também, o destino do dinheiro público que deveria pagar os vereadores. Até lá…

– Ambulância em tempo recorde 

Raposa ganhou ambulância novinha logo os primeiros na gestão Eudes.

Raposa ganhou ambulância nos primeiros dias na gestão Eudes.

Com apenas um mês e treze dias de gestão o prefeito Eudes Barros (PL) conseguiu entregar uma ambulância novinha à população. A compra do veículo é resultante da boa transição feita com a ex-prefeita Talita Laci. É que a conquista foi licitada ainda na gestão anterior e todo o processo foi deixado pronto junto com os recursos relativos a pandemia da covid-19. O povo agradece a sintonia!!!

– Se organizando 

Neste ano de 2021, a ex-prefeita Talita está dedicando-se a resolver questões pessoais acumuladas nos últimos anos, como por exemplo, estudar para a prova da OAB. Porém, a filha do ex-prefeito Laci mantém estreita relação com as lideranças locais.

– Experiência 

O ex-prefeito José Laci foi instigado por adversários a avaliar os dois primeiros meses de gestão Eudes Barros – de quem é aliado. Experiente que é, Laci, foi enfático: “É cruel querer analisar uma gestão por apenas dois meses dela instalada. Eudes precisa de no mínimo um ano para ser avaliado, antes disso é total incoerência o julgamento”, respondeu o ex-gestor.

– Sucessão estadual 

Sobre as articulações a nível estadual para a sucessão do governador Flávio Dino, ao Blog do DC, Laci disse que embora a eleição seja no próximo ano, em 2021 pouco irá se decidir: “O líder do grupo é o governador Flávio Dino, caberá a ele conduzir esse processo, qualquer decisão de terceiros que seja antes da palavra do governador, será algo precipitado”, disse.

– Código de barras 

Novo modelo de conta de água...

Novo modelo de conta de água…

Uma reivindicação antiga da população de Raposa foi atendida pela prefeitura. As contas do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto agora foram atualizadas para pagamento em código de barra. O novo modelo de conta de água começou a ser distribuído desde o dia 1º. Agora, a conta tem um design atualizado, trazendo a ferramenta que simplifica e agiliza a efetuação e quitação das contas, que antes eram pagas somente nos postos de atendimento da autarquia e agora pode ser feito em casa lotérica, bancos ou aplicativo de celular.

– Limpeza em alta 

Se tem um setor que em apenas dois meses da nova gestão cresceu significativamente foi a Limpeza. O motivo para a evolução se deu em razão do aumento dos trabalhadores no setor e também de equipamentos. Além desses dois fatores, novos cronogramas de trabalho foram criados. E embora a empresa responsável pela terceirização tenha colocado um novo coordenador na área, Patrício Filho, o sucesso do serviço se dá também pela manutenção – só que em outro cargo – do ex-diretor que atuou na gestão Talita, Dennis Souza – profundo conhecedor da coleta de lixo na cidade.

– Asfalto novo 

O prefeito Eudes Barros prepara um pacote de recapeamento em diversas ruas de Raposa para colocar em prática assim que as chuvas cessarem. Diversas ruas ganharão novas roupagens, a exemplo da Rua do Campo e Rua da Gloria na área central da cidade.

– Pressão por emprego 

Assim como todos os prefeitos maranhenses que assumiram os cargos em janeiro, Eudes Barros tem sofridos pressão de aliados que buscam emprego. Contudo, poucos conseguem entender que não existe postos de trabalho para as 6.741 pessoas que votaram no PL raposense. Um dos motivos é que seguindo o que prima a Lei, foram realizados três concursos públicos nas gestões anteriores. Portanto, os cargos que restam são os comissionados, aqueles de confiança do gestor que, aliás, são pouquíssimos.

– Pesando longe…

Pode parecer maluquice, mas há quem pense nas eleições municipais de 2024. O prefeito Eudes está apenas no terceiro mês da sua primeira gestão que pode até durar oito anos a depender da reeleição.

– Aumento de covid-19 

É espantoso o aumento de casos da covid-19 em todo o Maranhão. Na Raposa não é diferente, a cidade tem contabilizado diversas mortes por conta do vírus que assola todo o mundo. Pior que isso é o fato de parte da população agir como se nada estivesse acontecendo e sequer usa máscara.

– Problema antigo resolvido 

Há anos acúmulo de água prejudicada o local...

Há anos, acúmulo de água causava transtornos.

Parece que o eterno buraco na Avenida Principal em frente a Colônia de Pescadores enfim foi resolvido. A prefeitura interditou o local por uma semana e desviou o trânsito para ruas paralelas até corrigir a passagem molhada. A intervenção se fez necessária por conta dos prejuízos causados aos veículos que trafegavam pelo local e também para amenizar os efeitos de alagamento, visto que o local concentrava água parada, que gerou grandes transtornos à população.

– “Anjo da discórdia”

O vereador oposicionista Laurivan Uchôa (PDT) tem feito um jogo político esquisito. Como possui boa relação com todos os grupo políticos locais, ele “colhe aqui e planta ali” numa estratégia de jogar aliados do grupo Laci contra o prefeito Eudes e vice versa. E o pior disso é que ainda têm pessoas que acreditam nele. Já na Câmara de Vereadores, sabe-se lá como, Laurivan conseguiu fazer uma verdadeira “lavagem cerebral” nos vereadores Moreira (PSDB) e Zano (PSDB).

– Inocentes ou usados?

Já os vereadores Elenildo Rocha (Republicanos) e Magno da Colônia (PSD) são uma espécie de “imaturos” na política raposense e ainda não se deram conta que estão sendo usados como moeda de troca. Será quando vão entender que os mais “veteranos” estão – de forma conveniente – apenas os manipulando?! Se não abrir os olhos irão ficar “no meio do caminho” e aqueles que os usam ficarão sorrindo atoa.

– Eudes procura Jerry

Eudes leva o vice-prefeito Márcio Greyk e ajunto do Turismo, Edson Duarte para reunião com Jerry...

Eudes e comitiva em reunião com Jerry na Secid.

Eudes esteve no inicio da semana em reunião com secretário de Estado das Cidades do Maranhão (Secid), Márcio Jerry, para apresentar demandas do município, como a continuação de obras que estão paralisadas, a solicitação de ajuda para prevenir alagamentos na Vila Laci, além de expor a situação da MA-203. O encontro foi acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Márcio Greik e o secretário adjunto de Turismo, Edson Duarte. Diante do exposto pelo prefeito Eudes Barros, Márcio Jerry se comprometeu a avaliar cada solicitação e viabilizar apoio na medida do possível.

– Tomando pé da situação 

Administrativamente falando, há pouco mais de dois meses no cargo de prefeito, Eudes está numa fase de adaptação, tomando pé da situação e logo logo irá conseguir imprimir um ritmo de trabalho acelerado.

– Leonardo Laci

Elegível para as próximas eleições municipais, o ex-secretário municipal de Finanças, Leonardo Pequeno, filho do ex-prefeito Laci e, portanto, irmão da ex-prefeita Talita pensa apenas em contribuir para o progresso da gestão Eudes, e evita falar em disputas futuras envolvendo seu nome.

– E para finalizar…

Quando o Ministério Público irá pedir a relação de todos os funcionários da Câmara de Vereadores?

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade