13
ago
2014

Maré alta atinge construção do Viva e casas no Município de Raposa

20140813_084817

Maré invadiu Avenida e Casas do Bairro do Garrancho em Raposa

A maré alta registrada desde a última segunda-feira 11/08, vazou e atingiu mais de cinco casas que ficam localizadas no bairro do Garrancho em Raposa, município que integra a Ilha de São Luís.

De acordo com os moradores, a água do mar invadiu as casas e as famílias perderam móveis e outros pertences. Ainda não se sabe a altura exata registrada.

O fenômeno chamado maré de sizígia é comum entre os meses de março e outubro.

As marés alta e baixa estão ligadas à força de gravitacional da Lua e da Terra.  A Lua atrai os corpos em sua direção – todos os corpos, mas como as águas dos oceanos fluem mais livremente, a mudança é mais visível. Quando a Lua e a Terra estão alinhadas, a Lua exerce atração, no ponto mais próximo, sobre a água do mar.

Em um determinado momento, quando se estiver “embaixo” da Lua, haverá maré alta. Cerca de seis horas mais tarde, a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa. Dali a mais seis horas e doze minutos, o mesmo ponto estará a 180° da Lua, e terá maré alta novamente. Como a Terra segue girando, a rotação faz com que um mesmo ponto passe pela maré alta e pela baixa, em ciclos de 12 horas e 25 minutos, aproximadamente.

Também a força gravitacional do Sol interfere nas marés, apesar de menos intensamente. Quando a Lua está cheia ou nova, essa força está na mesma direção da atração lunar – isso torna as marés mais altas. Do mesmo jeito, nas fases minguante e crescente, parte da força gravitacional da Lua é anulada; assim, as marés baixas são menos baixas.

A construção de revitalização do Viva Raposa também foi atingida pelas altas marés, que invadiram o canteiro de obra e causou grandes prejuízos.

3d971ce55dcf0a78ad4ee858aea9a27f_M

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo