11
dez
2019

Márcio Jerry festeja reconhecimento do Bumba-Meu-Boi pela Unesco

Cada um dos sotaque e características próprias dos bois se manifestam em roupas, instrumentos, cadência da música e coreografias.

O deputado federal Márcio Jerry saudou, nesta quarta-feira (11), representantes e integrantes que dão vida ao Bumba-Meu-Boi do Maranhão, escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

“Viva o Bumba-Meu-Boi do Maranhão, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Viva Chiador, Coxinho; Viva Humberto; Viva Chagas, Zé Alberto; Viva Lobato; Viva, Viva, viva todos os cantadores de todos os batalhões. Viva o Maranhão”, declarou.

Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011, o Bumba Meu Boi do Maranhão já era considerado um Complexo Cultural por congregar símbolos e significados de histórias típicas das relações sociais e econômicas do estado. Para o parlamentar, a seleção veio dar força às tradições maranhenses. “Sem dúvida, um reconhecimento importante, que dá ainda mais ênfase à riqueza de nosso estado.

Com mais de cem grupos de Bumba-Meu-Boi, o Maranhão realiza, todos os anos, uma série de eventos que incluem apresentações musicais e coreográficas que marcam o fim das festividades juninas. Cada um dos sotaque e características próprias dos bois se manifestam em roupas, instrumentos, cadência da música e coreografias.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo