07
fev
2024

Laci vai à SEDUC em busca de soluções junto a Felipe Camarão para ampliação de matrículas no Ensino Médio em Raposa

Ex-prefeito Laci, diretora Luciana Bruzaca, secretário Felipe Camarão, diretora Elizeth Pereira e subsecretário Anderson Lindoso.

O ex-prefeito de Raposa, José Laci, esteve na tarde desta terça-feira (06) na sede da secretaria de Estado da Educação (SEDUC), na capital, em audiência com o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), titular da pasta.

Entre os assuntos abordados na reunião, o ex-prefeito raposense levou a demanda da alta procura de vagas para matrículas na rede Estadual do Ensino Médio no município.

“Diversos pais e mães estão procurando as duas escolas de ensino médio do Estado em Raposa para matricular seus filhos e estão sendo informados que as turmas estão superlotadas, então, quando esse assunto chegou ao nosso conhecimento viemos até o Felipe Camarão intermediar uma solução para esse problema”, explicou Laci ao Blog do Domingos Costa.

No encontro também participaram o subsecretário da SEDUC Anderson Lindoso e as diretoras Elizeth Pereira Gonçalves, do Centro de Ensino José França de Sousa (bairro da Vila Maresia) e Luciana Bruzaca do Nascimento, do Centro de Ensino Joaquim Arôso (bairro do Centro).

O secretário Felipe Camarão de imediato acionou o setor de engenharia da SEDUC para iniciar o projeto de ampliação das duas escolas. E como solução emergencial para garantir a matrículas dos alunos moradores do município de Raposa, autorizou a criação de mais um anexo com quatro turmas em um espaço a ser disponibilizado pelo Estado.

“Nenhum aluno pode ficar fora da sala da aula por falta de vagas no Ensino Médio, a determinação do governador Carlos Brandão é para que nossa equipe busque os caminhos para ofertar as matrículas necessárias aos alunos de Raposa e é exatamente o que iremos encaminhar”, explicou Camarão.

Ficou acertado que nos próximos dias será anunciado o endereço onde funcionará o anexo da escola de Ensino Médio em Raposa até que as ampliações das escolas sejam concluídas.

– Escola em tempo integral de ensino médio 

Ainda durante a reunião, o secretário Felipe Camarão lembrou que o município de Raposa foi um dos completados com um Centro Educa Mais, que são escolas de ensino médio que oferecem educação em tempo integral, seguindo o modelo “Escola da Escolha”, desenvolvido, inicialmente, em Pernambuco, a partir do Ginásio Pernambucano, e expandido para os demais estados com o apoio do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação.

O diferencial dos Centros Educa Mais é que a implantação se dá a partir de um Modelo Pedagógico e de um Modelo de Gestão, também conhecido como TGE, centralizados no Projeto de Vida dos estudantes, a partir de três eixos: Formação Acadêmica de Qualidade, Formação para a Vida e Formação para as Competências do Século XXI.

No Maranhão, o modelo foi implantado em 2017 como parte do Programa Escola Digna. O modelo segue avançando com as escolas em Tempo Integral: em 2023, a rede estadual era composta por 57 Centros Educa Mais, escolas de tempo integral propedêuticas focadas no ensino médio regular e presentes em 22 cidades do Maranhão. Em 2024, a rede estadual de ensino contará com 83 novos Centro Educa Mais, elevando o total para 136 unidades escolares – entre elas, 2 escolas quilombolas.

Em Raposa, o Centro Educa Mais está implantado na escola José França de Souza, na Avenida Cajarás no bairro da Vila Maresia.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!