30
dez
2013

Juiz afirmou que os 63 presos não voltaram do induto de natal com medo de morrer

Dia 20 deste mês, o Blog publicou: “Salve-se quem puder! 300 presos foram liberados da Penitenciária de Pedrinhas com o “Induto de Natal”.

Pois bem, passado o período do beneficio concedido pela justiça, pelo menos 63 presos não voltaram da saída temporária, em São Luís. O prazo para a reapresentação dos detentos terminou no início da noite dessa sexta-feira (28).

Na Unidade de Ressocialização do Monte Castelo, dez ainda não se reapresentaram. Na unidade prisional do Olho D’água, de onde fugiram dois detentos na noite de quarta-feira, pulando o muro, sete tiveram o benefício da saída temporária. Três ainda não retornaram. Da penitenciária de Pedrinhas saíram 125 detentos. Desses, 50 permanecem longe do presídio.

Esta semana na Vara de Execuções Penais, a expectativa girava em torno da volta desses presos. Mesmo assim, muitos detentos ainda não retornaram. Segundo o juiz Roberto de Paula, titular da primeira Vara de Execuções Penais, o relatório final do indulto de natal será divulgado na terça-feira (31) da próxima semana. E os apenados que não retornarem vão ser responsabilizados. “A violência e situação dentro dos presídios pode ser uma das razões para a demora deste retorno às unidades. Os presos podem estar com medo de voltar”, afirmou o juiz.

A situação do sistema carcerário do Maranhão, chamou atenção de órgãos internacionais de defesa dos Direitos Humanos. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) fizeram vistoria em Pedrinhas, que resultou em um relatório detalhado confirmando a precariedade do sistema prisional.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo