22
ago
2018

José Joaquim Figueiredo dos Anjos comemora a 65ª primavera…

Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos…

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, muda de idade hoje e tem duplo motivo para comemorar. Além do aniversário natalício, o magistrado coleciona uma série de feitos positivos em menos de um ano de gestão no Poder Judiciário estadual.

Desde as primeiras horas do dia, Joaquim Figueiredo, que é natural do município de São João Batista, na Baixada Maranhense, vem recebendo inúmeras felicitações de familiares, amigos, membros da magistratura e representantes dos poderes Executivo e Legislativo e de órgãos como o Ministério Público, Defensoria Pública, dentre outros, em âmbito municipal, estadual e federal.

Instituições de ensino acadêmico, onde o magistrado atuou por vários anos, também fizeram questão de parabenizar o aniversariante, destacando sua carreira brilhante como professor de Direito.

E MAIS…

Natural do Município de São João Batista, o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, em 1978. Iniciou sua vida funcional como advogado e procurador do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Maranhão (DER), em 1978. Atuou como procurador fiscal da Prefeitura de São Luís, no período de 1983 a 1986 – mesmo ano em que foi aprovado para concursos públicos de procurador do Estado e juiz de Direito. Ingressou na magistratura em maio de 1987.

Atuou em Riachão, Alcântara, Presidente Dutra, Itapecuru, Santa Inês e Bacabal. Chegou à 4ª entrância em 12 de fevereiro de 1992, exercendo o cargo de juiz auxiliar por cinco anos. Foi juiz corregedor na gestão do desembargador Antônio Fernando Bayma Araújo, e diretor do Fórum de São Luís nas gestões de Orville Almeida e Jorge Rachid. Palestrante reconhecido na área do Direito Penal, exerceu também o magistério durante 10 anos, como professor do Centro de Ensino Universitário do Maranhão (Ceuma) e da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam).

Como titular da 2ª Vara Criminal de São Luís, durante 11 anos anos e 9 meses, foi considerado um dos juízes de maior produtividade, de acordo com o perfil funcional da Corregedoria. Julgou casos importantes envolvendo o crime organizado no Maranhão. Em 19 de dezembro de 2006, ingressou no Tribunal de Justiça, pelo critério de merecimento, na primeira votação aberta para escolha de desembargadores da história do TJMA. 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo