Especialista em aplicar golpes dos mais variados possíveis contra o Instituto Social do Seguro Social (INSS) Jair Ferreira de Sousa, 49 anos, está sendo procurado pela Polícia Civil do Maranhão.
Contra ele pesam acusações que vão desde falsidade ideológica a estelionato. Jair foi preso três vezes nas cidades de Barra do Corda, Tuntum e Pastos Bons, acusado de ser autor intelectual de fraudes mediante captação de cartões de pessoas falecidas, utilização de laranjas (pessoas que recebem valores ínfimos para serem testas de ferro na prova de vida) e aposentadorias fraudulentas, montadas com documentos falsos.
Na tarde desta terça-feira (22), quando Jair tentava aplicar um novo golpe usando um senhor de 55 anos, identificado como João Batista da Conceição, na Agência do INSS de Barra do Corda, a polícia foi acionada e identificou que o senhor estava no balcão de atendimento usando documentos adulterados, tentando se passar por uma pessoa falecida em 2016, com o intuito de liberar o benefício do falecido. João confessou o crime e alegou que receberia R$ 300,00 reais.
Assim que percebeu a chegada da viatura da Polícia na agência, Jair conseguiu se evadir do local. Estima-se que essas fraudes gerem prejuízos gigantescos ao INSS, causando prejuízo a quem realmente tem direito a tais benefícios.
0 Comentários