28
out
2020

Hospital de Traumatologia e Ortopedia ultrapassa 10 mil cirurgias em três anos

O HTO funciona por meio de regulação, ou seja, os pacientes precisam ter encaminhamento de outras unidades de saúde.

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) ultrapassou a marca de 10 mil cirurgias ortopédicas realizadas desde o início do seu funcionamento, em outubro de 2017. A unidade, que se consolidou como referência estadual no atendimento de casos de média e alta complexidade, realiza mais de 350 cirurgias por mês, transformando vidas a cada procedimento. Até a última sexta-feira (23), a unidade já havia realizado 10.024 procedimentos cirúrgicos em pacientes encaminhados de todos os cantos do Maranhão.

A criação do HTO é fruto da preocupação da gestão do governador Flávio Dino em oferecer o melhor a população e ampliar o acesso aos serviços públicos de saúde. A decisão assertiva de implantar o HTO permitiu a transformação de mais de 10 mil vidas. Muitas pessoas chegam com dores e limitações nos seus movimentos e depois podem voltar a realizar suas atividades. Possibilitar esse bem-estar às pessoas é o objetivo do nosso trabalho na saúde”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O HTO funciona por meio de regulação, ou seja, os pacientes precisam ter encaminhamento de outras unidades de saúde. É o que acontece com os pacientes oriundos do Socorrão II.

Estrutura

Com 44 leitos, sendo 10 deles de UTI e três centros cirúrgicos, a unidade tem demanda de um hospital de grande porte como destaca o coordenador da Ortopedia, Dr. Damião Guedes. “A unidade conta com cerca de 27 subespecialistas, que incluem diversas especialidades, cirurgia de mão, quadril, joelho, bacia, pé, enfim, todas as áreas da ortopedia. Somos especializados em ortopedia, trauma, cirurgias eletivas e damos a retaguarda para o serviço de urgência, realizado pelo Socorrão II”, explica o Dr. Damião Guedes.

Antes do funcionamento do HTO, os atendimentos ortopédicos da rede pública estadual eram realizados em uma ala no Hospital de Câncer (antigo Hospital Geral). Com a entrega da unidade, o número de cirurgias ortopédicas em São Luís aumentou 13 vezes em comparação ao ano de 2014, ano em que os procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital do Câncer do Maranhão (antigo Hospital Geral) e chegavam a 30 cirurgias mensais. Esta capacidade já havia sido aumentada para 80, em 2015, já na gestão do governador Flávio Dino.

O HTO conseguiu a excelência de ser o hospital mais bem avaliado do estado dentre os públicos e privados com 97% de aprovação. Nossa filosofia é focar o hospital dentro da necessidade do paciente, no bem-estar dele e na resolução do problema o mais rápido possível. A nível de SUS, em termos de atendimento, qualidade de serviço médico e fornecimento de material, o HTO não deve para nenhuma outra unidade de qualquer outro estado do país”, ressalta o médico ortopedista da unidade, Dr. Newton Gripp.

1 Comentário

  1. Luciano Rego. disse:

    Será Verdade.

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

blank

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo