11
dez
2017

Herança maldita: Flávio Dino teve que consertar série de erros de Roseana para concluir Italuís

Para fazer o conserto, é necessário esvaziar o sistema, o que provoca interrupção temporária no abastecimento de água nos 159 bairros atendidos pelo Sistema Italuís.

Iniciada ainda no ano 2000, na gestão da ex-governadora Roseana Sarney, a obra da nova adutora do Sistema Italuís é o símbolo das irregularidades que marcaram os 50 anos de regime oligárquico no Maranhão. Suspeitas de superfaturamento e corrupção paralisaram a ação por mais de 10 anos, após relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) atestar várias imprecisões.

Em 2015, após assumir o governo, Flávio Dino tinha um grande desafio pela frente: concluir a nova adutora do Italuís. Após anos de corrupção e irregularidades, seria um desafio herdar uma obra que estava cheia de erros tanto na parte estrutural, quanto no projeto. Até canos foram roubados no final da gestão passada, o que dificultou ainda mais para o novo governo.

A obra parece ter sido deixada justamente para não ser concluída, do tanto de irregularidades que foram encontradas. Uma delas foram as estacas raízes em tamanho 80% menores do que a dimensão correta. Outra foi o projeto/solução de içamento e lançamento da ponte errado.

A obra apresentou também a falta de previsão em projeto de extensão de 800m de tubulação na Ilha (estiva), além do projeto de interligação com adutora antiga dos dois lados (continente e Ilha) inadequado.

Para todos esses problemas, o governo do Estado teve que refazer projeto e submeter à aprovação do Ministério das Cidades. Todos esses problemas encontrados foram resolvidos em tempo recorde. Em menos de três anos – diferentemente dos 14 anos que Roseana não conseguiu concluir – Flávio Dino irá melhorar em 30% o abastecimento de água em São Luís.

Apesar da torcida contra dos sarneysistas, tão logo se resolva o problema de vazamento ocorrido no último sábado, São Luís terá – finalmente e após mais de uma década de espera – mais água para todos. Para isso foi preciso Flávio Dino consertar erros do passado, como ele tem feito com louvor.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

blank

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo