18
set
2018

Há mais de uma década família Sarney contrata o Ibope para maquiar a realidade

Nesta quarta-feira, 19, a TV Mirante vai divulgar uma nova pesquisa Ibope sobre o cenário eleitoral no Maranhão. Antes mesmo de ser publicado, o levantamento já estimula desconfiança. O motivo é simples: há mais de uma década a emissora da família Sarney contrata pesquisas do instituto, que acumula histórico de erros em eleições.

Só para se ter uma ideia, no Maranhão o Ibope errou feio nas eleições de 2006, 2010, 2012 e 2014. Há quatro anos, por exemplo, o Ibope apontava que a diferença entre Flávio Dino e Edinho Lobão (então candidato do grupo Sarney ao governo) era pequena e que haveria segundo turno. Dino venceu em primeiro turno com 63,52% dos votos.

Nem é preciso ir tão longe. Nas eleições desse ano, a única pesquisa que suscita possibilidade de segundo turno entre Dino e Roseana Sarney foi justamente a do Ibope.

Com o longo retrospecto de desacertos, fica cada vez mais cristalizada a tese de que o grupo Sarney utiliza as pesquisas Ibope para manipular dados, maquiar a realidade e induzir o eleitor.

2 Comentários

  1. júnior disse:

    Bem informado como você parece ser, achei que você sabia que a Mirante é afiliada da Globo e que o Ibope sempre é contratado para fazer essas pesquisas para a Globo.

  2. julio disse:

    Ta com medo do resultado né?

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!