25
ago
2020

Governo do Maranhão apresenta resultados do estudo sorológico

O secretário da Saúde, Carlos Lula, apresentou os resultados, em coletiva à imprensa.

No último dia 27 de julho, o governo do Maranhão deu início às pesquisas dos testes sorológicos para mapear o novo coronavírus no estado em 69 municípios. O estudo se estendeu até 7 de agosto, e, na manhã desta terça feira, 25, o secretário da Saúde, Carlos Lula, apresentou os resultados, em coletiva à imprensa.

O estudo apontou 40,4% de soro prevalência (frequência de indivíduos numa população que apresentam um determinado elemento no soro sanguíneo, anticorpo contra agente patogênico) no Maranhão. Ou seja, essa porcentagem da população já teve contato com a Covid-19.

” Em modelo de estimativa, cerca de três milhões de maranhenses já tiveram a doença. Isso traz uma série de consequências, pois muitos vão falar que estamos nos aproximando da imunidade coletiva, e então eu queria fazer o alerta que não podemos nos descuidar, apesar desse número de prevalência”, declarou o secretário Carlos Lula.

A primeira etapa da pesquisa envolveu os quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís (Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luís), com 1.432.529 habitantes pesquisados.
Na segunda fase, 122 municípios participaram da pesquisa, com 1.516.205  pessoas analisadas. A terceira etapa da pesquisa englobou outras 85 cidades e contou com a participação de 3.193.525 habitantes. Seis municípios zeram parte da última etapa do estudo, que terá uma segunda fase de testagem nos
próximos 45 dias.

O principal objetivo do estudo sorológico é aferir o percentual das pessoas que
já apresentam anticorpos contra a Covid-19 no Maranhão, além de saber a porcentagem da população que não apresentou infecção após testar positivo (os assintomáticos). O estudo conta com parceria de pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!

Siga-me no Facebook

Contatos


Email: domingos.costa@hotmail.com
WhatsApp: (98) 98807-7894

Publicidade

TV TIMBIRA

RÁDIO TIMBIRA

 

Rádio Timbira Ao Vivo