01
maio
2020

Governo destina leitos do HTO e Hospital Dr. Carlos Macieira para reforçar atendimento a casos de Covid-19

Estes hospitais recebem pacientes com diagnóstico de Covid-19 transferidos das Unidades de Pronto Atendimento

Com o número crescente de casos confirmados do novo coronavírus no Maranhão, o Governo do Estado segue trabalhando para ampliar a capacidade de atendimento da rede estadual de saúde. Na capital, o poder público estadual destinou o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) e a retaguarda do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) para receber pacientes com diagnóstico de Covid-19.

De acordo com o gestor da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, todos as medidas adotadas buscam evitar o colapso na rede pública de saúde. “Saímos de 252 leitos para 749 exclusivos na assistência aos pacientes com Covid-19, distribuídos por 20 cidades do Maranhão. Estamos ampliando ao máximo a nossa capacidade de atendimento, mas os maranhenses precisam seguir as medidas de prevenção para evitar o aumento descontrolado e simultâneo de pessoas doentes ”, disse.

Neste momento, a gestão estadual destina as seguintes unidades com leitos para casos de Covid-19, na capital: Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital de Cuidados Intensivos, Hospital Dr. Genésio Rêgo, Hospital da Vila Luizão, Maternidade de Alta Complexidade, Hospital de Traumatologia e Ortopedia, leitos de retaguarda do HCM localizados no Hospital Nina Rodrigues, além do Hospital Real. São 500 leitos, entre UTI e enfermaria, quantitativo que tende a aumentar nos próximos dias com a conclusão das várias obras em andamento.

Estes hospitais recebem pacientes com diagnóstico de Covid-19 transferidos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Araçagi, Cidade Operária, Vinhais ou Bacanga. A UPA do Parque Vitória, Hospital da Vila Luizão, Hospital de Câncer do Maranhão e Hospital Aquiles Lisboa seguem com o atendimento da demanda regular.

Mesmo diante de toda a logística já implementada, a gestão da saúde observa com preocupação o comportamento social durante a pandemia. “Ainda que a gente aperte as regras de conduta, com decretos e medidas provisórias, de pouco vai adiantar se não houver interesse por parte da população para obedecer e assim conseguirmos diminuir o contágio da doença”, declarou.

Outras ações

Para tentar conter o avanço da doença no estado, o Governo do Maranhão vem adotando também medidas preventivas. Nesta quinta-feira (30), a maior via comercial da cidade amanheceu interditada pela Polícia Militar. Na Rua Grande, mesmo com a maior parte das lojas fechadas, o movimento de pessoas ainda era constante.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (29), a Grande Ilha concentra mais de 85% de casos confirmados e maior percentual de leitos exclusivos ocupados no estado.

1 Comentário

  1. Martha Hirsch Aulete disse:

    E a Copa do Mundo, hein? Que não construiu hospitais mas prédios inúteis!

    “Muito engana-me, que eu compro”
    E o PT®? Qual o poder constante de sua propaganda ininterrupta?
    Eis:
    Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros. Estilo do brilhante e talentoso João o Milionário Santana. Nada espontâneo.
    Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Não tem nada a ver com um projeto de Nação.
    Eis aqui a superficialidade do PETISMO:
    0.“Coração Valente©”
    1.“Pátria Educadora™” [Buá; Buá; Buá].
    2.“Pronatec©”
    3.“A Copa das Copas®”
    4.“Fica Querida©”
    5.“Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
    6.“Foi Golpe®”
    7.“Fora Temer©”
    8.“Ocupa Tudo®”
    9.“Lula Livre®”
    10.“®eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
    11.“O Brasil Feliz de Novo®”
    12.“Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkkk]
    13.“Ele não®”.
    14.“Minha Casa, Minha Vida©”
    15.“Saúde não tem preço®”
    16.“Haddad agora é verde-amarelo®” [rsrsrs].
    17.“Rede cegonha©”
    18.“LUZ PARA TODOS™” (KKKKK).
    19. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém©”
    20.“Água para todos©” (é mesmo?)
    21.“Mais Médicos®”
    22.PT = “Controle social da mídia” [™] (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
    23.“Brasil Carinhoso©” [que momento açucarado].
    24.“Bolsa Família®”
    25.“SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.
    PT© é vigarista e aderente ao charlatanismo.
    Vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.
    É o tal de: “me engana que eu compro”.
    Produtos disfarçados, embalagens mascaradas e rótulos mentirosos. PT!
    Nós todos apreciamos consumir alguma coisa, com certa constância. Então isso seria bom… Mas não nesse caso.

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